Faça backup na nuvem e garanta mais segurança para seus negócios
Faça backup na nuvem e garanta mais segurança para seus negócios
20/11/2018
O futuro da computação em nuvem e os benefícios para seu negócio
O futuro da computação em nuvem e os benefícios para seu negócio
04/12/2018

Backup na nuvem pode mudar seu negócio

Backup na nuvem pode mudar seu negócio. As tecnologias de computação em nuvem são extremamente facilitadoras. Nesse sentido oferecem um nível elevado de segurança em diversos aspectos. Se você ainda não conheceu ou conhece mas não utiliza a nuvem, sinto lhe informar mas seus processos estão se tornando ultrapassados.

Backup na nuvem pode mudar seu negócio, evitar retrabalho e garantir acesso dos dados mesmo diante de uma falha crítica.

Neste artigo traremos uma série de argumentos que vão te convencer a aderir à computação em nuvem de uma vez por todas. Você já ouviu falar em nuvem de armazenamento? E em backup na nuvem? Você sabia que tem diferença entre um serviço e outro? Pois é, nós vamos te explicar tudinho.

Nobreak-Fale-Com-Especialista-Indicca

Armazenamento x backup na nuvem

 

O armazenamento na nuvem tem como objetivo principal, guardar arquivos em servidores remotos. Ou seja para que estes possam ser acessados, editados e/ou compartilhados em qualquer lugar. Em suma a partir de qualquer dispositivo. Funciona como dispositivos de armazenamento físicos (usb, hd externo), mas com o diferencial de ser totalmente online.

a partir de qualquer dispositivo

O backup na nuvem é um aplicativo que realiza backups (cópias de segurança) de forma automática. Você pode fazer backup de arquivos, aplicativos, máquinas virtuais e/ou servidores. Por meio do backup na nuvem todos os seus dados estarão seguros seu negócio estará livre de contratempos relacionados à perdas de documentos.

 

Principais diferenças entre esses dois serviços em nuvem

 

O backup na nuvem é executado automaticamente de acordo com as preferências do usuário. No entanto o ideal é que ele seja feito várias vezes ao dia. O aplicativo que realiza o backup coleta, compacta, criptografa, e transfere os dados para um servidor remoto. Nesse sentido o servidor da empresa que oferece o serviço de Backup na Nuvem.

 

Diferentemente do backup, o armazenamento na nuvem não é realizado de maneira automática. Você precisa inserir seus documentos manualmente ou colocá-los em pastas compartilhadas para que eles sejam sincronizados. Além disso o armazenamento na nuvem permite que você guarde apenas documentos e pastas. Aplicativos e servidores não são aceitos por esse tipo de serviço.

 

O serviço de backup na nuvem fornece relatórios periódicos sobre a situação dos dados armazenados. Essa é uma forma de monitoramento e garantia quanto a segurança dos seus documentos. O armazenamento na nuvem não conta com este recurso, logo você não recebe relatórios de verificação que atestam que seus documentos foram realmente salvos.

 

O backup na nuvem pode ser comparado a um seguro contra acidentes. A partir do momento em que seus dados são salvos de maneira secundária em servidores remotos, eles estão seguros. Desta forma prontos para substituir os dados primários em caso de acidentes como: dano às máquinas, sequestro de dados e qualquer outro tipo de eventualidade.

prontos para substituir os dados primários em caso de acidentes

O armazenamento na nuvem pode ser comparado com dispositivos físicos de armazenamento como pen drives, hds externos, cds e outros. Mas na prática ele é muito mais eficaz, prático e barato. A nuvem dispensa gastos com equipamentos físicos: você poupa espaço para manter esses equipamentos guardados e não gasta com manutenção. Além disso, a nuvem pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo móvel com acesso à internet.

 

Seus arquivos armazenados na nuvem são compartilhados e editados muito mais facilmente. As diferenças entre os dois tipos de serviço em nuvem torna cada um deles bom o suficiente para diferentes necessidades. O armazenamento em nuvem é indicado para quem deseja praticidade de compartilhamento e armazenamento. Desta forma o backup é indicado para quem lida com uma série de documentos importantes e precisa mantê-los em segurança.

Backup na nuvem para quem?

Você deve estar se perguntando em quê exatamente um serviço como o de backup na nuvem pode ser útil ao seu negócio. Para sanar suas dúvidas daremos aqui exemplos práticos de situações em que este serviço é extremamente útil. Em suma informações que ajuda a passar confiança e credibilidade para o cliente.

 

Vamos usar como ilustração o consultório de um dentista. Aposto que jamais passou pela sua cabeça que esse cenário poderia ser usado como exemplo de utilização do backup na nuvem não é mesmo!? Pois bem, vamos ao que interessa. Um consultório dentário atende diversos pacientes por mês. Imagine quantos não são atendidos em um ano. Inúmeras fichas são preenchidas com os dados desses pacientes.

Esses dados são importantes. Desta forma têm que estar sempre armazenados em locais de fácil acesso para dar continuidade a tratamentos iniciados. Ou mesmo para manter contato com um paciente que não precisa de retornos imediatos ao consultório. Ter uma base de dados com informações sobre os pacientes é indispensável para estratégias de marketing de relacionamento.

O relacionamento entre empresa e cliente é importante para a fidelização dos mesmos. Se o consultório não tem o hábito de realizar o backup dos dados. Muito menos backup em nuvem. Em resumo ele está sujeito à uma série de danos que podem levar à perda desses arquivos. Imagine que isso aconteça e um cliente retorne depois de um tempo para dar prosseguimento a um tratamento que parou por algum motivo.

consultório não tem o hábito de realizar o backup

Se você não tem os dados daquele cliente, terá que reavaliar a situação dele. Esse processo além de tomar um tempo que poderia ser gasto com outros clientes. Por analogia ainda tira a credibilidade do profissional. Em virtude de que ele aparentemente não é responsável com o histórico de atendimento. Em resumo precisa refazer todo o procedimento básico cada vez que é procurado por um paciente.

Nobreak-Fale-Com-Especialista-Indicca

A falta de credibilidade tem como consequência o afastamento dos pacientes. Quando sentem que o atendimento não é confiável, esses pacientes procuram consultórios onde eles não precisam repetir etapas básicas a cada nova consulta. Isso transmite uma maior sensação de segurança. Por isso é importante um bom sistema de backup na nuvem.

 

Se seus arquivos estão copiados em um servidor remoto. Sobretudo que é cuidado por uma empresa especializada em backups. Com certeza eles certamente estarão mais seguros. Assim sendo se o computador utilizado no escritório sofrer algum dano. Por certo se você apagar algum arquivo por engano ou se ocorrer um ataque ransomware, por exemplo. Em suma o backup na nuvem garante todos os seus arquivos intactos e livre dos danos.

 

Se você trabalha em alguma área parecida com a que citamos aqui no nosso exemplo, experimente o backup na nuvem. Consulte empresas especializadas e conheça os planos de backups disponíveis. Escolha o que melhor atenda às suas necessidades e não corra riscos desnecessários quanto à integridade e confiabilidade da sua empresa.

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você