A computação em nuvem (Backup e Armazenamento na Nuvem) é, sem sombra de dúvidas, uma grande facilitadora do universo digital e conectado. A nuvem possibilita a utilização de uma infinidade de programas sem a necessidade de instalação, permite a criação de documentos de forma totalmente online e o compartilhamento de arquivos com pessoas em qualquer parte do mundo.
Além disso a nuvem também oferece duas possibilidades valiosas para uso pessoal e empresarial: armazenamento e backup. Muita gente confunde esses dois termos pois, de fato, suas definições são parecidas. A diferença sutil, mas de grande importância, entre o armazenamento e o backup em nuvem é o ato de multiplicar o arquivo em duas cópias idênticas ou mais.
Dessa forma podemos dizer que um deles é mais voltado para poupar memória do seu computador físico, já que a nuvem comporta um volume grande de dados. Já o outro é voltado para a segurança dos seus arquivos, realizando cópias para garantir que, caso o original seja comprometido, você consiga retomar o trabalho sem grandes prejuízos.
Você sabe qual dos dois é melhor para sua empresa? Será que você tem que escolher apenas um ou pode combinar os dois? Vamos descobrir juntos.
As diferenças entre backup e armazenamento na nuvem
Vamos destrinchar essas duas possibilidades preciosas oferecidas pela computação em nuvem a fim de descobrir todas as suas vantagens. Será que na hora de utilizar você vai ter que escolher entre o backup e o armazenamento na nuvem, ou será que dá para combinar os dois serviços? Continue a leitura e vamos descobrir juntos.
Armazenamento na nuvem
O nome “armazenamento” já é autoexplicativo. Esse serviço em nuvem é utilizado como forma de armazenar seus arquivos em servidores remotos e protegê-los contra possíveis problemas no computador, HD ou servidor local. O armazenamento na nuvem pode ser utilizado tanto a nível pessoal quanto empresarial.
O Google Drive e o Dropbox são amplamente utilizados e são bons exemplos desse tipo de serviço. Como os arquivos ficam localizados nos servidores das empresas prestadoras desse serviço, eles estarão em perfeito estado caso a sua máquina tenha qualquer tipo de problema, ou seja comprometida por um ataque ransomware.
A grande facilidade do armazenamento na nuvem é a possibilidade de acesso aos arquivos a qualquer momento e a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Você consegue acessar seus documentos de trabalho mesmo que esteja em casa, por exemplo, ou em uma reunião com o cliente em algum local neutro.
Mais vantagem do armazenamento na nuvem
Outra vantagem do armazenamento na nuvem é a liberação de espaço de memória na sua máquina e de espaço físico na sua empresa. O espaço físico é liberado pela ausência de necessidade da utilização de HDs externos para organizar seus arquivos, por exemplo.
Vale ressaltar que o armazenamento na nuvem não ocorre de forma automática. O processo deve ser todo realizado manualmente. Todo arquivo criado fora da nuvem deve ser colocado nela por você. Esse serviço também não disponibiliza relatórios para acompanhamento dos dados salvos.
Apesar desses dois contrapontos, a nuvem também é capaz de oferecer segurança aos seus arquivos. Isso porque, além de os servidores utilizados serem monitorados por especialistas 24h por dia, eles criam cópias dos seus arquivos em diferentes servidores para garantir a disponibilidade em caso de falhas.
Lembrando que os arquivos continuam estando disponíveis para você em versão única. Se você apagar um arquivo armazenado dentro da nuvem, por exemplo, todas as cópias que a empresa prestadora de serviço fez são excluídas. Se você realizar alguma modificação também não será possível acessar a versão anterior.
Backup na nuvem
A palavra backup pode ser traduzida como “cópia de segurança” e o backup na nuvem consiste exatamente nisso. Cópias dos seus documentos armazenadas na nuvem e com segurança redobrada. Podemos dizer que esse plus na segurança é a principal diferença entre o backup e o armazenamento na nuvem.
Além dessa podemos citar outras diferenças benéficas como a possibilidade de realizar a sincronização dos arquivos de forma 100% automática. Essa função além de poupar tempo de serviço, aumenta ainda mais a segurança dos seus arquivos. O backup é capaz de realizar cópias de segurança dos seus arquivos e também dos dados dos aplicativos que você utiliza.
O backup na nuvem é feito dentro de uma periodicidade definida por você, de acordo com as necessidades individuais do seu negócio: diariamente, semanalmente, mensalmente ou anualmente. A partir daí você consegue acessar todo o histórico de alterações que o arquivo sofreu dentro desse determinado período de tempo.
Suponhamos que você apague alguma informação de um relatório sem querer. Você pode acessar o histórico do documento através do backup e restaurar a versão anterior para recuperar a informação. O backup na nuvem ainda possibilita o acesso a relatórios de disponibilidade de arquivos, gerando ainda mais confiança para a empresa.
Backup e armazenamento na nuvem são complementares?
Com base nas informações é possível perceber que o armazenamento na nuvem é um grande aliado da mobilidade e da facilidade de compartilhamento de arquivos online. Isso além de possibilitar uma economia de memória da máquina, o que melhora o desempenho da mesma, e de economizar com a compra e armazenamento de HD’s e outros dispositivos.
Enquanto isso o backup é totalmente voltado para a segurança dos documentos. A realização das cópias de segurança são a melhor maneira de garantir que todos os documentos da empresa, tanto pessoais quanto de terceiros, estarão seguros. Os dois serviços funcionam de forma complementar.
Se você já utiliza o armazenamento na nuvem, por exemplo, pode entrar em contato com a empresa prestadora e solicitar um upgrade para um plano com backup. Ambas as modalidades possuem planos personalizáveis em capacidade de armazenamento e outros recursos extras. Você pode expandir ou contrair a capacidade total de memória a qualquer momento.
Quer saber mais, quer conversar com um técnico sobre a Segurança da Informação
Nos links seguem alternativas de fazer uma agenda e registrar seu interesse. Então não tem custo e estarei a disposição para esclarecer suas dúvidas e se for caso aconselhar sobre o que fazer.
Quer saber um pouco mais avalie a AGENDA Bookings da INDICCA.COM
Um outro modelo mais específico Calendly INDICCA.COM
Quer agendar uma conversa sobre um contrato DPO para o seu negócio – >> Acesse este LINK <<