Site HTTPS é Site Seguro. Os Sites sem certificado digital em breve serão MARCADOS pelos navegadores como Sites Inseguros. O Google notificou o mercado que os sites que não tiverem Certificado Digital, ou seja, que não estiverem sendo publicados como HTTPS:\\ serão marcados ou classificados como Sites Inseguros.
Então, faça duas boas perguntas:
- quem monitora o seu site?
- quem acessa e busca informações no seu site?
Uma resposta é para identificar quem pode resolver está questão!
A outra é para avaliar quem vai ser influenciado pelo seu conteúdo, diante da notificação de Site Seguro ou de Site NÃO Seguro!
Estas duas perguntas podem ser a resposta para o que fazer.
Se o SEU SITE não é relevante para o seu negócio, nada a fazer.
Se a internet não é relevante para o seu negócio, nada a fazer.
Se a internet e seu site estão na estratégia de negócios de publicidade e educação do seu mercado, é necessário tomar algumas atitudes, a primeira delas é se inteirar como aplicar o Certificado para que o SITE https:\\ esteja seguro e percebido pelo Google como tal.
O Certificado Digital é o mesmo que um reconhecimento de firma. No caso do Reconhecimento de firma é atestado que a sua assinatura é sua. Assim sendo existe uma validação cartorial. O reconhecimento de firma acontece por um selo físico. No caso do Certificado Digital é uma assinatura que valida a cada interação. O Site HTTPS tem uma referência ON LINE deste reconhecimento. Em síntese é o reconhecimento que não é um clone.
Sim, o site é uma porta de comunicação com o cliente. O site leva informações para os usuários de porquê precisam do seu negócio, quando precisam e como devem contratar.
Quer um exemplo de um site relevante? Avalie como pode ser interessante, em uma festa, pesquisar Disque Cerveja. Se o site encontrado for um site classificado como INSEGURO qual a sua chance de deixar os seus dados e fazer o pedido?
Site HTTPS, Site com certificado digital é site seguro!
Site sem certificado digital, o Google vai notificar como Inseguro para navegação.
Site HTTPS com certificado digital é um site seguro!
Para colocar o seu site seguro, tome as seguintes providências:
- Faça contato com o provedor do site e peça para colocar o site como https:\\;
- Existem certificados FREE e PAGOS, escolha o que lhe atende e faça o certificado digital;
- Ajuste o site para que responda como https, e assim responder com o certificado digital.
Mas é importante avaliar também como está a conexão desta ferramenta de relacionamento com o cliente.
- Já acessou o Google Analytics para ver como está a audiência do site?
- Já avaliou como o SITE pode ser um canal de comunicação e relacionamento com o cliente?
- Já pensou que o SITE, através deste canal, pode ser um multiplicador do conhecimento e assim trazer mais autoridade da sua empresa no seu mercado?
O site é uma oportunidade de falar com o usuário, que eventualmente nem é seu cliente. Uma comunicação que vai acontecer quando este usuário estiver procurando algo, no tempo que ele está disponível para ver o que escreveu para ele. Quando ele está procurando é o tempo dele querer saber. O tempo dele para buscar uma solução para uma DOR que o aflige.
O site é isto: um portal de comunicação ativo, vivo e precisa ser atraente. Ser atraente e seguro.
Como um SITE pode ser contruído para ser seguro:
Ter uma plataforma atualizada para questões de segurança. Um exemplo disto é o WordPress que suporta como plataforma muitos sites e sofre atualizações e melhorias de forma constante;
Ter cuidado com as informações e conteúdos. Tudo está escrito para o usuário de forma pública. O que escrever é algo que vai influenciar e, esteja certo que está dentro das regras e valores do seu negócio;
Que tipo de produto ou serviço oferece?
Como entrega o produto ou serviço?
Como é o processo de garantia?
Qual a área geográfica de atuação?
Estar com o protocolo HTTPS, então, ter um Certificado Digital. Esta questão entra em ALTA RELEVÂNCIA, uma vez que o Google vai notificar o usuário como restrição de acesso ao seu site.
O seu site está atrativo para o usuário, sobretudo para os buscadores da INTERNET?
O seu conteúdo visa mostrar para o seu cliente, ou para o seu POTENCIAL CLIENTE, o que está propondo ou como sua atividade pode fazer diferença no dia a dia dele. Como pode ser um valor necessário para ser contratado e assim gerar algo relevante no resultado do negócio dele.
O seu conteúdo também sensibiliza os buscadores. Buscadores como o Google, que responde a internet onde, como e o que existe de relevante sobre a pergunta do usuário. Sim, os buscadores são os primeiros vendedores. Vendedores de ideias.
Se depois de todo esforço para atrair o usuário ao site, a notificação de insegurança o fizer ir embora, o trabalho foi todo perdido. O pior é a percepção do usuário que fica ruim para o seu negócio. De fato, ele vai perder um pouco da confiança na sua autoridade.
O que é HTTPS?
Este conteúdo foi retirado do post do Google (Veja +)
O protocolo seguro de transferência de hipertexto (HTTPS, na sigla em inglês) é um protocolo de comunicação da Internet que protege a integridade e a confidencialidade dos dados entre o computador do usuário e o site. Os usuários esperam segurança e privacidade quando usam um site. Recomendamos que você adote o HTTPS para proteger a conexão dos usuários ao seu site, independentemente do conteúdo dele.
Os dados enviados com HTTPS estão protegidos pelo protocolo Transport Layer Security (TLS), que fornece três camadas principais de proteção:
- Criptografia. Os dados enviados e recebidos são criptografados para protegê-los de intrusos. Isso significa que, enquanto o usuário navega em um site, ninguém pode “ouvir” as conversas, acompanhar as atividades em várias páginas e nem roubar as informações dele.
- Integridade dos dados. Não é possível modificar nem corromper os dados durante a transferência (intencionalmente ou não) sem que isso seja detectado.
- Autenticação. Prova que os usuários estão se comunicando com o site certo. Protege contra ataques man-in-the-middle e aumenta a confiança do usuário, o que beneficia os negócios.
Usar certificados de segurança confiáveis e que atendam a todas as variações de chamada do site
Você precisa ter um certificado de segurança como parte da ativação do HTTPS no site. O certificado é emitido por uma autoridade de certificação (CA, na sigla em inglês), que realiza um processo para verificar se o endereço da Web pertence realmente à sua organização. Isso protege os clientes de ataques man-in-the-middle. Ao configurar seu certificado, use uma chave de 2048 bits para garantir um alto nível de segurança. Se você já tiver um certificado com uma chave mais fraca (1024 bits), faça o upgrade para 2048 bits. Ao escolher o certificado do site, tenha em mente o seguinte:
- Procure um certificado de uma CA confiável que ofereça suporte técnico.
- Decida qual tipo de certificado é necessário:
- Certificado único para origem segura única (por exemplo,
www.example.com
). - Certificado de vários domínios para múltiplas origens seguras já conhecidas (por exemplo,
www.example.com, cdn.example.com, example.co.uk
). - Certificado de caracteres curinga para uma origem segura com vários subdomínios dinâmicos (por exemplo,
a.example.com, b.example.com
).
- Certificado único para origem segura única (por exemplo,
Com toda certeza ter um site seguro, sobre tudo que seja notificado como seguro, precisa ter compliance. Conformidade com o certificado atendendo todas as variações de endereço do domínio. E de fato atender a compliance de que o HTTPS:// esteja customizado. Assim, o esforço de trazer o usuário para acessar seu conteúdo, não será perdido pela notificação do buscador de Site Inseguro.