Quero criar meu site! Com o que devo me preocupar?
Por que devo ter um site? A resposta é simples. Quem tem um serviço a oferecer tem que estar onde o cliente está. A internet! Quando o cliente pesquisa por algum produto ou serviço no Google, ele deve aparecer na primeira página do Google. Você precisa aparecer como a resposta que o cliente procura. O Marketing Digital hoje é o que tem movido as estratégias de comunicação do mundo.
Quando pensamos no desenvolvimento do site da nossa empresa, precisamos nos preocupar em identificar a demanda do nosso cliente. O que o cliente está procurando? A resposta para esta pergunta, precisa estar no SITE. Os buscadores, mais precisamente o Google, tem que identificar no site a resposta e enviar o resultado para o cliente. Por isso, devo pensar: “Quero criar meu site! Com o que devo me preocupar?”
Site no computador, no celular e no tablet!
Sua empresa ou produto tem que estar disponível para que o cliente o encontre a qualquer momento. Estar disponível hoje é a garantia de ser lembrado sempre que for necessário. O cliente está no computador, no celular e no tablet. O portal precisa estar apresentável em qualquer destes dispositivos de comunicação. Esta característica se chama RESPONSIVIDADE, que significa a capacidade do SITE se adaptar, ou seja, se ajustar a cada tamanho de tela em que será acessado. Não deve parecer um site improvisado, com falha de adaptação, que exija esforço para entender o que está sendo exibido. O cliente, se não perceber algo interessante, vai embora!
O que o site exibe, mas que é descartável para o cliente:
- História da empresa – pode até ter, mas não precisa estar no primeiro nível, é uma informação de apoio e não de atração;
- Conteúdo que não demonstra conhecimento do cliente – sem expressar o que está sendo proposto, com aproximação de onde dói no cliente;
- Forma de contato em imagem e não em link – facilitar a forma de contato é fundamental além de possibilitar a aproximação com o cliente. Se ele acessou e não converteu, é por que achou algo mais interessante e foi embora da página.
O site significa Segurança da Informação para o seu negócio. O site defende sua marca, seu produto e deve ser a resposta para o consumo do cliente!
A segurança da informação tem que se preocupar com incidentes ou falhas e também, como está sendo percebida a marca pelo cliente;
Quanto melhor a forma de expor seu produto, e isso implica também ser claro durante o atendimento, menor o risco de ter problemas de comunicação com o seu cliente final.
Se ao acessar seu site, o cliente não encontra o que deseja, significa que você não é a resposta que ele procura para os problemas. Ou ainda pior: a resposta que ele procura pode estar em seu site, mas escondida ou mal distribuída e assim, não é vista e nem atrai a atenção.
O que aflige o cliente?
Saber o que aflige o cliente é conhecer e saber como ele se comporta para reclamar e buscar uma solução. Este tem que ser o primeiro ponto de contato, assim vai perceber que você entende o que ele diz, que sabe o que ele procura. Antes de mostrar o que pode fazer, saiba como o cliente quer que apresente esta solução para ele.
Se conhece o cliente, use o vocabulário que ele está acostumado, faça a aproximação sem assustá-lo. Faça uma abordagem direta para o contexto dele utilizando exemplos dentro da área de conhecimento dele. O primeiro passo disso é simples: adapte seu vocabulário. Use expressões que ele também utiliza no cotidiano empresarial.
Para qual PERGUNTA o meu SITE deve ser resposta?
Quando se conhece para quem se quer vender, é possível prever as dificuldades que estes clientes possuem. É o que chamamos de “dor”.
Se eventualmente a solução tiver concorrentes fortes, trabalhar com “Cauda Longa” seja uma resposta para uma pergunta mais específica e assim quebre a opção do concorrente que gasta mais dinheiro para se estabelecer em uma resposta mais generalizada.
*Cauda Longa é por exemplo, falar de Microsoft. Utilizando cauda longa seria falar de Microsoft na cidade; Microsoft para servidores; Microsoft para servidores de aplicação TotVs; Cauda longa é ter um complemento a expressão muito conhecida que vai personalizar um pouco mais e dar exclusividade a frase inteira.
Em resumo, o que o site deve ter como elementos primordiais?
1. Qual o propósito? O que se pretende mostrar ao cliente para estabelecer uma aproximação?
2. Facilite a comunicação
- Seja RESPONSIVO, seja o melhor em cada uma das telas disponíveis para o cliente. Adapte seu site;
- Apresente formas diferentes de comunicação com a sua equipe;
- Busque conhecer os melhores meios de contato com o seu cliente. Aquele que ele prefere: e-mail, telefone, whatsapp e etc;
- Link fácil de comunicação. Garanta que ao clicar no site, o telefone vai completar a ligação. Teste o número e veja se é um link de discagem. Lembre-se que a maioria está acessando pelo celular e pode querer falar;
- Crie opções de dicas úteis e funcionais, isto vai demonstrar capacidade de resolver, mesmo antes de ser contratado;
3. Avalie estar ON LINE para atender os clientes que navegam no site
- Chat no Site (Saiba mais!)
- Portal de Atendimento Programado – Via Ticket para o Cliente (Saiba mais sobre Portal)
- Avalie outras funcionalidades que podem ser incluídas no site (5 APP que trazem valor na comunicação!)
4. Crie conteúdo e promova o conhecimento através do site
- Faça um Blog ou site de Notícias
- Preocupe-se com Otimização para que o seu conteúdo seja percebido pelo Google e outros buscadores
Quero criar meu site
Gostou? Deixe seu comentário!