Reflita primeiro quanto existe na verdade de investir em tecnologia e eficiência de resultados. Se isto vale para a produção em geral. Máquinas mais modernas melhoram o resultados das peças prontas. A indústria vem reforçando a linha de produção com mais e mais tecnologia de ponta. A Produtividade e investimento em TI estão ligados!?
Se a produção acontece com investimentos em tecnologia, por que TI não está também na linha de frente do planejamento?
Lendo um texto CIO.COM.BR que retrata especificamente esta condição: “Como melhorar a produtividade com auxílio da infraestrutura de TI?”. Se a máxima da gestão é monitorar medidas de eficiência, como fazer se a TI não está alinhada a estratégia da empresa.
A TI precisa estar ligada a gestão, planejamento e sendo motor para os resultados. Precisa estar na contrapartida dos investimento, diante dos desafios da internet e do relacionamento um a um com os clientes e colaboradores.
Desafios a serem perseguidos:
- Ter claro a competência da TI;
- Ter equipe preparada para alinhar com o planejamento, trazendo para si, a responsabilidade de gerar resultados;
- Alinhar conhecimento de onde tudo acontece, para onde tudo precisa estar pronto, na frente do cliente;
- Capacitar a gestão para, mesmo sem conhecer tudo, permitir o crescimento do setor de Tecnologia da Informação e Segurança da Informação;
- Saber que os resultados de vendas dependem da boa comunicação (TI) entre a equipe de Vendas, Marketing e o cliente;
- Saber que os resultados de compras dependem da boa comunicação (TI) entre Comercial, Produção e Fornecedores;
- A boa comunicação está ligada a uma boa infraestrutura de TI (Sistemas e Ambiente amigáveis para os usuários, clientes e fornecedores);
Neste mesmo post CIO.COM.BR, Alessandro Nunes (Diretor de Serviços da Teclógica) posiciona que os investimentos precisam acontecer em qualquer tipo ou tamanho de empresa. A falta de comunicação gera usuários trabalhando na pressão e assim equipes estressadas. Os sistemas de colaboração precisam ser fácies, menos burocráticos, precisam ser inteligentes, ter gatilhos, alertas, criar facilidade para quem está na ponta e não tem como ficar preenchendo formulários e prevendo se vai ter mercadoria. O sistema deveria inclusive, evitar gasto de energia com um cliente que já esteja abastecido ou que não seja um bom pagador e não vai ter o crédito habilitado.
Produtividade e investimento em TI estão ligados!
Investimento, gera facilidade, gera colaboração, gera usuários satisfeitos em fazer o que é preciso! Se o departamento que cuida de INFORMAÇÃO está alinhado com a estratégia da empresa e está em condições de prover suas demandas, tudo está certo!
Quais são os desafios para isto acontecer?
Ter investimento, Colher resultados e Ter a capacidade de fazer isto acontecer. O grande desafio é conseguir uma equipe de TI preparada para receber a responsabilidade. A tecnologia é muito acelerada e os processos pouco documentados. A Equipe de TI então precisa entender tanto da tecnologia, como dos processos e também da comunicação que as decisões acontecem.
Uma vez que a questão da infraestrutura esteja alinhada, resta a ponta frágil, que é o usuário. Atender o usuário, fazer com que ele entenda da sua própria função e também da expectativa que gera de resultado.
No final, o texto da CIO.COM.BR, Alessandro retrata a condição do ROI, taxa de retorno sobre o investimento: “Assim, as aplicações são essenciais para o bom funcionamento de uma equipe de TI. As ações são responsáveis por melhorar consideravelmente o retorno sobre os investimentos (ROI), o que resulta na eficiência da equipe e produtividade do usuário final, além de contribuir para um negócio mais sustentável, o que auxiliará na redução de despesas.”