Desse modo este ativo de rede é a melhor explicação para o funcionamento de uma contingência. De fato normalmente, não nos atentamos aos alertas. De mesmo modo na falta de energia, percebe-se o Nobreak apitando, ele falha e desliga tudo sem proteger o computador. Por consequência é a prevenção. Em outras palavras é a atitude de avaliar os alertas para garantir que o projeto de proteção, seja eficiente.
O que mais APITA e gera ALERTA na prevenção de falhas?
De fato, o ambiente de TI tem muitas demandas e serviços. Justifica-se criar sensores e alertas para uma agenda preventiva. Quando falamos de CIPA e prevenção, temos o AVCB. A prevenção de incêndios é um alerta obrigatório. Sensores de fumaça e temperatura precisam estar ajustados para provocar alertas aos usuários. O AVCB também promove treinamentos. Os responsáveis da brigada devem ir ao combate. Por outro lado, o treinamento dos usuários que vão fugir precisa acontecer, evitando que o pânico crie mais confusão.
Temos alertas para: redução crítica de espaço no disco do servidor; saturação da banda de rede e da internet; ataques digitais; falha no serviço de banco de dados; tentativas de acesso com login e/ou senha errados.
Esses alertas estão ligados a serviços em diversas camadas de segurança da informação. O antivírus é um serviço robusto e inteligente na versão corporativa empresarial. O firewall, ou parede de fogo, garante a fronteira digital, monitorando o tráfego de dados e gerando alertas sobre recursos da rede interna e da internet.
Assim, os alertas são a base da estratégia de segurança da informação e boas práticas para tornar a empresa mais robusta e menos sujeita a falhas. Se ocorrerem, que o efeito seja o menor possível.

Nobreak precisa de monitoramento

https://ofertas.indicca.com.br/gestao-de-risco-entendo-mais-do-interesse
Quer conversar sobre agende um horário através deste Agende uma conversa com um especialista!
Por que um Nobreak apita, ou gera alertas?
- Falta de fornecimento de energia;
- Falha de tensão na energia de entrada, que deveria ser 127 ou 220 e sofre mais de 10% de variação no decorrer do dia;
- Defeito ou falha no próprio equipamento, o funcionamento não está perfeito; Então justifica o alerta e manutenção proventiva.
- Que pode ser uma falha de autonomia. Uma falha na bateria, justifica testar e avaliar sua substituição.
Assim o Nobreak tem como sua principal função, estar de pronto para qualquer vulnerabilidade no fornecimento de energia. Nesse sentido existe no próprio equipamento, vários controles e alertas. De fato uma vez disparado, é função da equipe técnica assistir e corrigir.

Nobreak apitando! Alerta de atitude
A autonomia do Nobreak, ou seja, o tempo de garantia de fornecimento de energia, mesmo que a companhia tenha interrompido o fornecimento, é a função principal do equipamento. A autonomia deve garantir que mesmo sem energia, o usuário possa se trabalhar. Mas a garantia mais importante, é que se o equipamento, diante dos parâmetros configurados, identificar que precisa ser desligado, o faça de forma natural, protegendo o trabalho realizado e salvando todos os arquivos. O parâmetro de salva deve garantir que haverá tempo para desligar o servidor ou a estação protegida. O tempo de desligamento de um computador ou servidor, depende da quantidade de serviços abertos e até da tecnologia que esteja embarcada nos equipamentos.
Quer conversar sobre agende um horário através deste Agende uma conversa com um especialista!

Nobreak apitando! Alerta de atitude
O Nobreak é uma atitude de contingência. De fato se está apitando significa que está detectando uma falha. Então a atitude, então, não é mais de apenas qualificar e resolver a demanda do Nobreak, mas de toda a infraestrutura de rede.
O que estamos querendo dizer é que se o Nobreak precisa de habilitar a contingência, ser acionado e notificar, a energia está falhando. Assim, quando, a energia falha, pode ser necessário validar os ativos de conexão da rede. Ou seja os ativos são elétricos. Importante também é validar as questões relacionadas a Backup e Restore. Se uma falha acontece, talvez seja necessário, criar um procedimento de qualificação da Segurança da Informação.
A oportunidade de um GATILHO, de se promover um teste da Segurança da Informação:
- Controle de Acesso (Físico e Lógico)
- De fato controle da Fronteira (Uso, Direitos, Limitações ou Restrições)
- Ou Controle de Versões
- Também Controle de Licenças
- Políticas de usuários para os diversos setores da empresa
- Políticas e Cultura de Segurança
A condição de um ALERTA pode ser um GATILHO para se avaliar, refletir sobre questões e processos de Cultura da Segurança na empresa. Se achar isto interessante e desejar aprofundar nesta questão temos o Certificado 12i – Uma Questionário Multidisciplinar que poderá qualificar a Segurança da Informação da empresa.

Nobreak tem um conceito da CONTINGÊNCIA!
De fato a ideia de CONTINGÊNCIA e Planejamento Preventivo estão no processo de implementação do NOBREAK na infraestrutura de TI.
Backup ou Cópia de Segurança também significa CONTIGÊNCIA
Se existe dados, existe a necessidade de cópia de segurança. Então fazer o backup é uma agenda estratégica de proteção e contingência. Entretanto mais importante é testar o backup, ou seja, promova teste de RESTAURAÇÃO do dados.
Este conteúdo é interessante e está presente no blog da INDICCA ponto COM
Quer conversar sobre agende um horário através deste Agende uma conversa com um especialista!