Médico e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) vem dar ainda mais relevância para as REGRAS do CRM. De fato, o Conselho já regula as responsabilidades e procedimentos para tratamento de dados dos pacientes.
Médico e a LGPD
Seja no consultório ou em atendimento em clínica ou hospital é prudente tratar como Dados Sensíveis. Então, mais do que as regras e políticas impostas pelo CRM, agora também a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) precisa estar na estratégia da Segurança dos Dados.
Pauta Empresarial conectando a LGPD com o setor de Saúde
Assistindo o Canal Digital da ACIUBÁ compartilhado pelo LINKEDIN denominado como Pauta Empresarial. Neste canal digital o Dr. Cristiano Vieira recebeu a Dra. Thaise Talma , especialista jurídica neste tema Planejamento e Segurança Preventiva para os dados tratados pelos profissionais da saúde. Desta forma, apresentando reflexões sobre eventuais pontos vulneráveis no processo do atendimento:
- Prontuário Médico é um registro da consulta e pode ser questionado pelo paciente. Ele é o proprietário, ou Titular dos Dados e pode requisitar para uso em outros processos.
- Enquanto no atendimento e na sala do médico os dados estão sobre a guarda do Médico ou do Profissional da Saúde(Inclusive quando estes dados se tornam arquivo morto); Nesta condição, considerando que o consultório não tem este espaço, onde são armazenados esta biblioteca de pessoas e com tantos dados sensíveis? Mais do que necessário saber “Onde?” mas também a segurança e gestão de acesso;
- Sobre este ponto de vista, digitalizar pode ser uma boa solução; Então digitalizado haverá de existir um TI Responsável e com a mesma preocupação de adequação as políticas do CRM e agora também da LGPD.
Assim, este conteúdo da Associação Comercial e Industrial de Ubá, que trata de um tema muito conectado a Segurança da Informação, justificou trazer para o Blog da INDICCA. Então segue a Pauta Empresarial com a gestão de conteúdo do Dr. Cristiano Vieira.
Considerando a LGPD e Hospital (conectando o registro do conteúdo da Pauta da Empresarial)
Uma ferramenta que apoia a gestão da Segurança da Informação
Considerando o tema da DIGITALIZAÇÃO dos dados temos uma reflexão: assinatura Microsoft Office 365. Este serviço de produtividade, conectividade, compartilhamento e colaboração tem algumas funcionalidades que merecem a atenção sobre o ponto de vista da Segurança da Informação.
- Acesso fechado a todos os dados através de uma Credencial Microsoft
- Personalizada a cada usuário
- Chave de acesso pode ser forçada a ter Política de Senha Forte e Complexa
- Sincronização que pode garantir tempo de resposta imediato no caso de pane de um computador
- A base de dados está 100% em nuvem, então diante de uma falha, basta acessar, em outro computador, a nuvem no endereço Office.com e habilitar a sua credencial.
- Esta funcionalidade garante acesso em qualquer lugar que tenha conexão de internet.
- Anotações com facilidade de consulta
- Um caderno ON LINE que permite digitar, documentar e consultar com facilidade
- Conexão DIGITAL e ON LINE com a equipe através do recurso Teams
- Pode ser feito via chat ou on line, gravando ou não, um recurso que dá segurança das conversas que estão sobre a plataforma Microsoft.
Temas relacionados no Blog da INDICCA.COM
Quer saber mais, quer conversar com um técnico sobre a Segurança da Informação
Nos links seguem alternativas de fazer uma agenda e registrar seu interesse. Então não tem custo e estarei a disposição para esclarecer suas dúvidas e se for caso aconselhar sobre o que fazer.
Quer saber um pouco mais avalie a AGENDA Bookings da INDICCA.COM
Um outro modelo mais específico Calendly INDICCA.COM
Quer agendar uma conversa sobre um contrato DPO para o seu negócio – >> Acesse este LINK <<