Como criar o seu site! Dicas preciosas de como fazer. Já falamos por aqui sobre o passo a passo necessário para a criação de um site. Explicamos a diferença entre ter um site ou um blog e passamos pelas etapas de registro de domínio, hospedagem, CMS e escolha do template. Neste artigo vamos retomar o assunto criação de site, dando algumas dicas preciosas e pontuais sobre o assunto.
A importância de possuir um site para seu negócio
Antes de começar: você sabe porque é tão interessante ter um site próprio para o seu negócio? Vivemos em um mundo onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo conectadas. Você mesmo, por exemplo, está conectado neste exato momento e navegando em um site. Seus concorrentes provavelmente já possuem um site próprio. Não fique para trás.
Como criar o seu site! Dicas preciosas de como fazer.
Sabendo que as pessoas estão conectadas à internet, implica em saber que um site dará maior visibilidade ao seu negócio, seja ele qual for. No site você expõe todos seus serviços/produtos sem os muitos gastos de manutenção de um espaço físico por exemplo. O site permite que você crie um canal de relacionamento com seu público. Isso é possível por meio da implantação de um chat em tempo real.
Você pode também criar um formulário em seu site que permita a resolução de coisas menos urgentes. Assim seu cliente pode tirar dúvidas específicas, fazer sugestões e deixar os dados para que você entre em contato em outras ocasiões. Lembre-se se utilizar esses dados a seu favor, mas com cuidado para não se tornar o comerciante chato que manda mil e-mails por dia.
Outra maneira de aproximação é por meio da criação de um blog dentro do seu site. O blog permite a postagem de textos informativos como este que você está lendo agora. Imagina que bacana se seu cliente digita o nome da sua marca no google e logo de cara encontra seu site! Sem sombra de dúvidas isso vai agregar bastante valor ao seu negócio. Mas é necessário lembrar que para isso acontecer, é necessário um bom trabalho de SEO (mais a frente daremos dicas de como conseguir um bom ranqueamento para seu site).
Além de todas essas vantagens, um site certamente vai ajudar a atrair novos clientes e consequentemente aumentar suas vendas. Investir em marketing digital pode ser bem mais barato do que investir no marketing tradicional (tv, rádio e jornais impressos).
Dicas para a criação de um bom site
Comece se esforçando ao máximo para ter um site bem leve e rápido. Ninguém tem paciência de entrar em site pesado que demora “horas” carregando a página. Arrisco dizer que você mesmo desiste e fecha a página. Existem muitas maneiras de manter seu site bem levinho e uma delas é reduzindo os excessos de mídia. Além de pesar, as mídias podem deixar o cliente confuso durante a navegação.
Tenha um site com design limpo e organizado. O excesso de informações pode acabar atrapalhando a navegação e o cliente, perdido, pode desistir de navegar pelo site. Opte sempre por utilizar fontes simples e que facilitem a leitura. Tenha um menu que agrupe os conteúdos disponíveis por ordem de relevância para o seu cliente. Submenus também podem ser úteis para organizar e diminuir as listas.
Muito cuidado na hora de escolher as cores que serão usadas. Tente traduzir os objetivos do seu negócio por meio das cores presentes no site. Se você já possui uma identidade visual essa tarefa será fácil. Caso não possua a identidade ainda, opte por buscar ajuda profissional. Na dúvida escolha sempre cores mais claras e que conversem entre si.
Importante lembrar que a navegação hoje em dia não acontece apenas por meio do computador. Tablets e celulares são muito utilizados para acessar os mais variados tipos de site. Por isso é importante que o layout escolhido seja responsivo. O que é um layout responsivo? Um layout de site que se adapte aos diferentes formatos de tela sem distorcer o conteúdo.
Beneficie-se com o HTML5. Sua estrutura é bem reconhecida pelos sites de busca. Isso ocorre porque ele é um tipo mais semântico. Os atributos e novos elementos do HTML5 trouxeram facilidades que valem a pena o uso em seu site.
Preocupe-se com o conteúdo postado em seu site
O conteúdo postado em seu site é tão, ou mais, importante que todas as dicas dadas até aqui. Você pode ter o site mais rápido, bem programado, com o melhor layout e organização já vistos na internet. De nada vai adiantar todo o esforço se seu conteúdo não for relevante.
Aqui a expressão “quantidade não é qualidade” se encaixa perfeitamente. Principalmente se você estiver iniciando a criação de conteúdo em seu site, opte sempre por publicar textos bem escritos do que por publicar muitos textos. Crie uma periodicidade e dedique-se à produção de conteúdo de qualidade.
Na hora de pensar na criação de conteúdo é importante também lembrar de trabalhar o SEO. SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Motores de Busca. É isso que fará com que seu site seja encontrado em sites de busca como o Google.
Como utilizar o SEO a meu favor e manter meu site bem ranqueado?
Bom, para ranquear seu site utilizando a ferramenta SEO, comece dando atenção para a utilização de palavras chave. Por exemplo pense o tema que será escrito. Em seguida selecione palavras que tenha relevância com o assunto. Desta forma palavras que poderiam ser buscadas no Google pelo seu público alvo. Assim é importante também que seu conteúdo tenha algo a oferecer para o cliente.
O Google sempre vai verificar se o conteúdo do seu site tem valor ou não. De tal forma que ele será ranqueado a partir dessa verificação. Por isso, muito cuidado na hora de desenvolver um texto. Bem como outra técnica de ranqueamento do Google é a verificação dos links existentes nos textos e das páginas linkadas. Dessa forma é importante que você apresente, também, com outros conteúdos ao usuário. De fato estes conteúdos podem ser do seu próprio site. Assim o Google vai entender que seu negócio tem grande relevância.
verificação dos links existentes nos textos
Utilize URLs curtas e objetivas para ser notado com mais agilidade. Em seguida lembre-se de inserir sua palavra chave na URL. Desta forma assim você ganha mais credibilidade ainda. Em resumo a palavra chave além de aparecer no corpo do seu texto deve vir também no título e nos intertítulos. Em contra partida é importante que você não altere URLs de textos antigos. Fazendo isso, o Google vai pensar que você criou um novo conteúdo e vai excluir o histórico de tráfego. Cuide dos novos títulos. Desta forma deixe o histórico e não se preocupe com o titulos que já fazem parte da sua bibliotéca.
Belas imagens valorizam seu site
Não é só o conteúdo escrito que importa, as imagens também devem ser tratadas com carinho. Assim isso não quer dizer que você deve encher tudo de photoshop. Antes de tudo deve se atentar para a qualidade das imagens utilizadas. Sobre tudo deve realçá-las para passar uma imagem boa ao seu cliente. Sempre que puder evitar imagens muito pesadas, faça. Mas quando forem extremamente necessárias, opte por ferramentas de compressão. Da mesma forma que pensa no título do POST, avalie o nome da imagem. Desta forma considerando SEO o título da imagem é um relevante conteúdo.
imagens também devem ser tratadas com carinho
Crie seu site e alavanque seu negócio
Com tantas dicas você não tem desculpas para não ter um site próprio ainda. Ajude seu cliente a te encontrar e manter contato com você!
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