Quem está seguro? A resposta pode ser simples para quem tem atitude de segurança, mas na prática, esta resposta pode não ser tão simples de implementar. O simples está no conhecimento, na prevenção, na preocupação com segurança na rede.
Demanda conhecimento do contexto e das ferramentas. Normalmente o usuário sabe usar, mas não tem entendimento do tamanho do risco. Demanda preocupação e prevenção. Sem o conhecimento e negligenciando o tamanho do problema, corre-se o risco na inocência.
Pode estar no tamanho da exposição. Estamos na REDE PÚBLICA expostos para uma quantidade enorme de usuários e robôs. Os robôs pesquisam nossas preferências, tendências de compra e uso. Estes dados viram informações e filtros do que vão nos apresentar no futuro. Quanto mais próximo do que queremos ver, melhor a condição de conversão do cliente. Mas nem todas as informações estão sendo utilizadas para conversão de clientes.
Segurança da rede é entendimento de quem nos observa, assim, nossa atitude pode ser de prevenção.
É preciso prever que podemos ser ROUBADOS em informações, em créditos e/ou oportunidades. As condições de vulnerabilidades estão na medidas que expomos dados, situações e contextos pessoais ou corporativos, sem imaginar que, do outro lado, tem pessoas que não conhecemos.
Segurança da rede pode ser melhor entendida imaginando uma situação real de exposição em via publica. O que fazemos na rede social poderia ser feito na rua? A forma que emitimos opinião e colocamos nossa imagem, seria permitido fazer na rua? A internet é uma rua virtual, mas com usuários presentes e reais. Colhendo informações e impressões da nossa imagem. Pela imagem aparece um cidadão na figura de policial para prender o usuário, mas isto na prática não existe. Na prática a situação é muito parecida com o movimento na rua, acontece o roubo e pronto.
Segurança da rede está em fazer backup dos dados. Se deseja saber mais sobre Backup na Nuvem acesse o link. Está em postar fotos como se estivesse desfilando na rua. O que não pode ser visto na rua, não deve ser visto na rede pública da internet. Está em não publicar informações confidenciais, pensando que está falando com amigos. Está em ter senha complexa, uma senha que não possa ser descoberta por um robô. Na dúvida sobre sua senha leia As piores senhas ou Quanto tempo leva para descobrir a sua senha.
Segurança da rede é ter uma atitude de preocupação e não abrir e instalar todos os aplicativos sugeridos, sobre tudo enviados por desconhecidos. O <Poder do Enter> pode ser uma ferramenta de vulnerabilidade para curiosos.
A Equipe Indicca está disponível, se precisar de esclarecer outras duvidas e/ou sugerir novos temas para o blog, faça um contato pelo nosso site.
Segurança na rede – Entenda a importância.
No Blog, temos outros textos sobre este assunto e muito mais informação que pode ser de seu interesse.
Gostou? Quer receber mais informações sobre o conteúdo do Blog? Faça sua assinatura e acompanhe o conteúdo da Indicca!