Segurança da Informação é um protocolo com regras, ações, atitudes e monitoramento. Este conjunto de intenções e execuções, com gerenciamento, podem reduzir os riscos e evitar interrupções do contexto de produção do negócio.
Os problemas são sempre listados e identificados. Estamos sobre o efeito e isto provoca estresse e prejuízos. Se o ambiente para, se os dados se perdem, se estamos em condição de retrabalho ou perda de tempo, estamos listando e registrando os problemas.
Planejar e prevenir são ações mais complexas, e que nem sempre estão presentes nos negócios ou no dia a dia. A burocracia atrapalha ainda mais a falta de tempo das equipes de TI e de seus gestores, onde tarefas que não possuem a prioridade ideal, comprometem o protocolo de segurança. No protocolo de Segurança da Informação gerenciar, monitorar podem estar otimizados em ferramentas automatizadas.
Uma ferramenta automatizada que pode tornar este processo eficiente é a Gestão de Ativos. Monitora ativos e serviços de rede de forma ON LINE em TEMPO REAL. O processo publica em DASHBOARD as informações em um portal WEB.
Uma atitude que pode trazer um time de especialistas em TI é a contratação direta em processo de Outsourcing. A terceirização pode justificar eficiência gerenciada e mensurada para os serviços de TI.
Segurança da Informação
Segurança da Informação é um pilar da gestão e assim é preciso avaliar:
- Indicadores de funcionalidade e eficiência:
- Gestão dos indicadores, mapa de risco e gestão à vista;
- Políticas de convivência e uso:
- Uso dos equipamentos da empresa;
- Uso das funcionalidades de produção;
- Uso dos recursos digitais disponíveis na empresa ou em ambiente Cloud;
- Regras de sigilo:
- sobre as informações da empresa;
- sobre as senhas de acesso e suas políticas de renovação;
- sobre os direitos de uso das licenças de software;
- sobre as políticas.
Segurança da Informação é atitude, monitoramento e gestão com prevenção.
As regras, políticas e gestão, precisam ter administração facilitada. Administração que recebe notificação de alteração do status, de quebra de um protocolo de segurança, ou de uma funcionalidade.
As respostas precisam ser em tempo real, ou seja, no momento da ocorrência. O atraso compromete a confiabilidade e a eficiência do processo de segurança da Informação. Se houver perda da confiabilidade, haverá também perda da função de Segurança e comprometimento dos cumprimentos das políticas.
Segurança da Informação é treinar os usuários com exemplos.
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Em ambiente de segurança:
- as licenças de software contam com o suporte do fornecedor. Onde comprar o Office 365? na Indicca.
- o backup é automático e fora da empresa. Cloud Backup.
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