DRE – Transformação Contábil
11/09/2019
LGPD compliance por obrigação ou segurança?
17/09/2019

Conheça as vantagens de uma rede privada virtual (VPN)

Rede privada virtual, mais conhecida como VPN, você já ouviu falar? Ademais, sabe quais os benefícios que esse tipo de conexão oferece? Entretanto, se você não faz ideia do que VPN significa, ou até já ouviu falar no termo, mas não sabe como essa rede funciona, não se preocupe. Neste texto, iremos esclarecer o funcionamento da rede privada virtual e explicar por que utilizá-la pode ser útil tanto em casa quanto no ambiente corporativo.

VPN é uma rede de comunicação privada, que conecta computador, ou qualquer outro dispositivo, a um servidor. Normalmente operado por uma empresa especializada na área. Outrossim, o servidor, na computação, tem como função fornecer serviços dos mais variados aos dispositivos clientes. Quando falamos em servidor, podemos nos referir tanto a softwares quanto a hardwares, ou seja, a máquinas físicas. Na internet, para acessar um endereço da web, enviamos requisições ao servidor responsável por armazenar os dados do site. O servidor, por sua vez, responde os requerimentos do computador cliente e libera o acesso à página e aos recursos que ela oferece.

Rede de Computadores

Assim, a rede mundial de computadores é repleta de servidores, e cada um pode armazenar certas informações do cliente quando há conexão. Essa comunicação entre cliente e servidor pode, ser interceptada por hackers e pessoas mal-intencionadas. Nesses casos, também são capazes de obter acesso a tais informações. Mas qual é o papel da rede VPN nessa história?

https://ofertas.indicca.com.br/solicite-seu-contato

A rede privada virtual (VPN)

Primeiramente, a rede de comunicação privada, através do servidor VPN, cria uma conexão criptografada e serve como uma espécie de ponte, um túnel, entre o cliente e os demais servidores da internet. A criptografia torna mais difícil que a comunicação entre o dispositivo e o servidor que abriga conteúdos online seja decodificada, fornecendo mais segurança à navegação. Decerto, mesmo que alguém tenha acesso às informações elas estarão codificadas e será, praticamente, impossível entendê-las.

Além disso, a rede VPN oculta o endereço de IP do dispositivo de acesso e oferece, ao invés disso, um outro endereço de IP, o do provedor VPN. Aliás, isso garante uma camada extra de proteção ao acessar a internet. Vamos explicar: IP significa “protocolo da internet” e é uma espécie de identidade para o aparelho que se conecta à world wide web. É através do endereço de IP que é possível identificar o dispositivo em meio aos dados online. Essa identificação é importante para que o tráfego de dados seja fluido e ocorra conforme o esperado. No entanto, a partir do endereço de IP é possível rastrear o dispositivo e localizá-lo, inclusive, geograficamente, o que é perigoso caso hackers tenham acesso a essa informação. Por isso, ao ocultar o endereço de IP e oferecer o endereço do provedor, a rede VPN consegue oferecer ainda mais proteção à navegação do usuário, proteção essa que vai além da criptografia da conexão.

Para que usar a rede VPN (Rede Privada Virtual)

Em síntese, além de oferecer uma conexão à internet mais segura a partir da criptografia e do ocultamento do endereço de IP, existem alguns casos em que a rede privada virtual pode ser útil. Não apenas profissionais que trabalham no sistema home office até aqueles que gostam de assistir filmes e jogar no tempo livre, todos podem se beneficiar com alguns recursos da rede VPN.

Empresas

Logo que, é possível acessar a rede de computadores de uma empresa através do sistema VPN. Dessa forma, profissionais que trabalham em casa, que viajam a negócios ou que, por diversos motivos, precisam ter acesso remoto à rede corporativa podem contar com a rede privada virtual para solucionar o problema.

Conteúdos de outros países

Por certo, há conteúdos que estão disponíveis apenas para alguns países. Contudo, se você viajou para fora do Brasil, por exemplo, e precisa acessar uma página ou recurso que não está disponível para a sua localidade, é possível utilizar a rede VPN para solucionar o problema. Ademais, como a rede privada virtual é capaz de fornecer outro endereço de IP que não o do dispositivo. Esse endereço de IP pode simular um endereço correspondente ao país que possui acesso liberado ao conteúdo. Entretanto, você precisa estar certo de que isso não viola nenhuma lei relacionada a crimes digitais, seja qual for o país em que esteja ou a página que queira acessar. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem constantes discussões sobre os limites e permissões relacionados à rede mundial de computadores.

Redes públicas (Rede Privada Virtual)

Conquanto, ao acessar redes públicas, como redes de shoppings, aeroportos, lan-houses e rodoviárias, o ideal é utilizar o serviço VPN. Como são redes abertas, os usuários estão mais sujeitos a ataques de hackers e cibercriminosos. Dessa forma, é preciso tomar algumas medidas de segurança adicionais, e a criptografia e o ocultamento de IP podem ajudar nesses casos.

Downloads

Primordialmente, para efetuar downloads com mais segurança, é indicado utilizar a rede VPN. Principalmente se são utilizados programas como o Torrent, onde os usuários são emparelhados e semeiam arquivos entre si. Ademais, esse tipo de conexão pode tornar o dispositivo mais vulnerável. Dessa forma, a rede privada virtual pode ser mais um modo de garantir segurança ao usuário. Nesse contexto, vale lembrar que os programas peer to peer (P2P) são frequentemente meios de distribuição de pirataria. Fique atento a isso e faça downloads apenas de produtos legais.

Acesso a sites suspeitos (Rede Privada Virtual)

Se você deseja entrar em um site, mas não sabe se é um domínio confiável e, ainda assim, precisa ou quer acessá-lo, a rede VPN é uma opção para adicionar camadas de segurança à navegação. Entretanto, mesmo com a rede privada virtual, é necessário tomar outros cuidados ao acessar esses sites. Possuir um bom antivírus instalado no dispositivo e mantê-lo sempre atualizado é uma dica que vale em todos os casos. E, além disso, nunca se deve efetuar compras e inserir dados pessoais em sites cuja confiabilidade é duvidosa.

Caso queira utilizar a rede VPN em sua casa ou empresa, entre em contato com uma empresa especializada em TI, como a Indicca. A orientação de profissionais é essencial para que todos os serviços sejam implementados de forma correta. De modo a garantir a satisfação do cliente e evitar qualquer tipo de complicações e dores de cabeça. Conheça nossos serviços e entre em contato conosco!

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você