A Tecnologia da Informação garante o funcionamento estrutural do negócio. Se o servidor cai, deixa de funcionar, a empresa para. As vendas não acontecem e a logística não fatura. O banco e nem os clientes recebem a faturas e muito menos as liquidações.
Por que um servidor para de funcionar:
- falha no hardware:
- falha no equipamento;
- falha na energia elétrica;
- falha no aplicativo:
- erro de código, depois de uma atualização;
- vírus;
- falha elétrica corrompendo a base de dados:
- falha do usuário:
- erro de configuração de aplicativo em modificações sugeridas;
- erro de edição de arquivos e armazenamento com erro;
- deleção incorreta de arquivos de sistema ou de base de dados.
- falha no serviço de infraestrutura:
- perda da conexão no link interno ou da internet;
- falha no serviço de Anti Vírus com bloqueio de um arquivo de sistema em mau comportamento;
- falha no serviço de Cloud Computer.
Quanto custa sua empresa ficar parada?
Se o servidor para, se uma aplicação para, se um serviço de conexão para, a empresa para também. Dependendo do tamanho da interrupção, pode haver comprometimento parcial ou total da produção. A avaliação de prejuízo está relacionada as perdas financeiras para recompor e também, ao prejuízo de não atendimento dos clientes.
O que pode ser feito para minimizar estes problemas? Veja aqui:
- Monitorar o contexto da Tecnologia da Informação.
- Portfólio INDICCA de serviços
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- No blog também este conteúdo publicado;
- Portfólio INDICCA de serviços
- Ter ações de contingência e planos publicados para intervir em tempo, evitando a descontinuidade total ou parcial. Leia sobre Segurança
- Documentação de funcionamento do backup;
- Instruções publicadas de como fazer o restore;
- Documentação de funcionamento da rede (Servidores e Serviços);
- Instruções publicadas de como fazer a recuperação dos servidores e/ou serviços;
A documentação e o monitoramento são partes importantes neste processo. Garantir que qualquer um dos técnicos, envolvidos ou não no processo, possa intervir e recuperar, é diferencial no processo de salva guarda da empresa. É diferencial no custo eventual da falha, minimizando este valor, com uma resposta rápida de recuperação.
O monitoramento é a parte que merece destaque no processo, visando acompanhar as alterações de STATUS de serviço. Antes mesmo de entrar em estado crítico, podemos ter atitudes que evitem a interrupção do sistema. Sem interrupção, o custo é manutenção e não recuperação. Não haverá perda de confiança. Não haverá necessidade de retrabalho.
No Blog, temos outros textos sobre este assunto e muito mais informação que pode ser de seu interesse.
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