Qual é o seu problema? Você tem problemas com e-mail? Suas mensagens estão sendo encaminhadas ou recebidas sem nenhum problema?
Com a quantidade de SPAM e ferramentas de Anti Spam, os problemas de uso de e-mails multiplicam falhas. As falhas podem ser de inclusão em “Black List” ou até filtros de roteadores que, com regras específicas, podem gerar falsos positivos.
O que são Black List? São instrumentos de proteção do serviço de mensagem (e-mail). A proteção consiste em monitorar o tráfego e incluir na lista de BLOQUEIO, endereços que se apresentem com comportamento estranho, ou que estejam provocando SPAM na rede.
Atitudes de proteção que o usuário deve tomar:
- Manter a atualização de segurança do Sistema Operacional do computador, em conformidade com o fabricante; Esta atualização é gratuita e disponibilizada a cada registro de identificação de uma vulnerabilidade; Normalmente o fabricante notifica através de robôs a disponibilidade; Recomendamos que seja feito, pelo menos uma vez no mês;
- Manter o Anti Vírus sempre atualizado com relação as vacinas;
- Ter atitude preventiva de Segurança da Informação, pois o “Enter” pode ser um comprometedor, leia mais no texto O poder do enter ;
- Monitorar os eventos e logs relativos as falhas, intervir sempre que ocorrer um erro de envio, mesmo que seja um atraso de entrega. Saiba mais sobre Monitoramento.
Considerando a condição de Segurança da Informação para empresas, Problemas com email: não chega, ou não sai ou lentidão, podem estar relacionados a serviços compartilhados.
O uso de domínio PROVEDOR com serviços gratuitos, que por serem populares, acabam sendo mais vulneráveis as condições de segurança, e mesmo que o usuário não tenha problemas, pode ser afetado por uma regra mais abrangente, que esteja relacionada para algum usuário que use o mesmo domínio. Exemplo GMAIL, OI.COM, HOTMAIL, YAHOO e tantos outros que sem custo, são utilizados indiscriminadamente por vários usuários.
Um planejamento corporativo então pode ser:
- Ter um domínio próprio para a sua organização;
- Estabelecer um filtro de Anti Spam para evitar ataques ou infecção por e-mails maliciosos;
- Informar e promover treinamentos aos usuários da sua organização, visando minimizar falhas de segurança;
- Monitorar com precisão os eventos e logs para avaliar entrega, recebimento e transações de mensagens;
- Monitorar e intervir a cada registro de falha
Eventualmente, a equipe interna, ou o próprio usuário, não tem conhecimento e experiência ou tempo disponível para analisar, estudar soluções e intervir para corrigir eventuais falhas.
Neste caso a terceirização pode auxiliar, ter um apoio técnico que resolva em tempo, pode criar a confiança necessária ao processo de colaboração via mensagens de e-mail. O processo de terceirização técnica também é chamado de Outsourcing. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto .
Problemas com email: não chega, ou não sai ou lentidão?
Se desejar ler algo mais sobre este tema:
Dicca da Indicca – Noticias (E-Mail Eficiente)
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