O e-mail não chega na caixa de entrada do usuário de destino. O e-mail não foi respondido. A mensagem foi lida e não gerou a ação necessária. A comunicação embora esteja gerando uma saturação de dados, não se torna INFORMAÇÃO e muito menos atitude de resposta.
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O e-mail é assim um formato de comunicação. A comunicação baseada em transporte do protocolo IP que flui pela internet entre o endereço IP do Destino e o Destinatário.
O que pode barrar ou interromper este processo. Em outras palavras tornar o seu e-mail NÃO EFICIENTE.
- Ações de SPAM
- Anexos auto executáveis (EXE; DOC; outros formatos)
- Copiar a mensagem para um número muito grande de destinatários
Assim o e-mail eficiente vai ficar comprometido em função:
- Blacklist
- Regras de compliance do provedor de destino
Então pensando em algumas ações que podem melhorar a entregabilidade das mensagens:
- Ter um domínio próprio, se não utilizar serviços pagos para provedores;
- Treinar os usuários para evitar condutas que podem servir de atitudes de bloqueio
- Não encaminhar mensagem com anexos enormes;
- Não encaminhar mensagem para lista de e-mails;
- Não utilizar ANEXOS auto executáveis;
- Ao compartilhar uma informação estar certo que isto não viola nenhuma regra de compliance (Privacidade do usuário ou da empresa)
Atualmente nossa equipe utiliza três tecnologias que podem inclusive servir de opção para investimentos. #FICADICCA
- Microsoft
- Exchange On Line
- Office 365 (que é uma variação do Exchange On Line)
- Indicca
- ZIMBRA que é uma versão Open Source similar ao Exchange
- Cloud.Indicca.Locaweb
- Serviço de provedor gerenciado suportado pela Equipe Indicca
Embora seja interessante a #FICADICCA de tecnologia. Importante é o suporte deste serviço de mensageria (provedor de e-mail). O universo de e-mail substituiu a carta e é importante para continuidade dos negócios e relações entre usuários. O usuário por mais conhecimento que tenha da ferramenta que está utilizando, tem problemas de entrega e de recebimento. Desta forma tão importante quanto estar seguro é ter uma boa equipe de suporte para apoiar e resolver problemas do dia a dia.
Exemplos simples de problemas que podem acontecer:
- Recuperação de senha que são encaminhadas por e-mail;
- Alertas de falhas que são encaminhadas por e-mail;
- Propostas e contratos que precisam chegar no cliente ou fornecedor;
- Sem falar nas trocas de mensagem que compartilhamos com os pares no trabalho que acabam sendo documentos de reuniões virtuais OFF LINE.
Desta forma concluindo: é importante estar seguro e ter regras de compliance; é importante usar serviços que podem ser questionados para garantia e eventuais falhas; mais importante ainda é ter um suporte a disposição dos usuários para minimizar qualquer desgaste e expectativa de funcionamento.