HotSPOT - INDICCA
Hotspot ou rede sem fio? Tudo que você precisa saber sobre conexão segura
28/05/2019
Windows Server Update Services (WSUS) – Saiba gerenciar atualizações Microsoft
11/06/2019

Office 365 e computação em nuvem para o trabalhador autônomo

computação em nuvem

Office 365 e computação em nuvem para o trabalhador autônomo. A realização do trabalho autônomo sempre foi uma prática bastante comum em nossa sociedade e cresce cada dia mais por diversos fatores. Mas principalmente pela grande dificuldade em encontrar um trabalho de carteira assinada. No artigo de hoje vamos mostrar como as tecnologias em nuvem, que permitem a realização do trabalho remoto. Podem ser extremamente úteis na tarefa de profissionalizar a rotina do trabalhador autônomo de forma simples e eficaz.

A computação em nuvem

A computação em nuvem, de maneira simplificada e direta. É uma tecnologia que permite que o usuário tenha acesso a programas; arquivos a uma infinidade de serviços por meio da internet. A nuvem dispensa a necessidade de instalação de qualquer tipo de programa e também não armazena dados na máquina. Enfim todos os dados ou programas utilizados estão guardados em “nuvens”. Mas na verdade são servidores “terceirizados” localizados e administrados em grandes centros.

Como todos os programas são acessados e utilizados por meio da internet, é possível que o usuário usufrua dos serviços independentemente do local em que ele esteja. Então o único pré requisito para tal é possuir um dispositivo (computador, celular, tablet) com acesso à internet. Está acompanhando e entendendo onde queremos chegar? Como é que a computação em nuvem pode ajudar a facilitar o dia a dia do trabalhador autônomo?

A resposta é simples: utilizando os recursos da computação em nuvem você tem a possibilidade de acessar todos e qualquer tipo de arquivo independente do lugar em que você esteja. Mas vale lembrar que como os programas, documentos e afins estão disponíveis online e não em uma máquina específica. O acesso pode ser feito por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet.

O trabalhador não precisa se preocupar em estar sempre carregando seu próprio dispositivo ou ter seus arquivos e apresentações salvos em um pendrive, por exemplo. Imagine que em uma conversa aparentemente despretensiosa surja uma oportunidade de mostrar seu trabalho, basta sacar o celular, acessar à internet e tudo o que estiver salvo na nuvem estará disponível na palma da sua mão.

Office 365 e o dia a dia do trabalhador autônomo

Você já conhece ou já ouviu falar no Office 365? Esse é um produto desenvolvido pela Microsoft e que possui relação direta com o pacote de aplicativos Office que conhecemos e utilizamos há muitos anos. A diferença do Office 365 para o pacote Office tradicional é que o primeiro lança mão da tecnologia da nuvem e dispensa a instalação de qualquer tipo de programa para sua utilização. O Office 365 funciona de maneira completamente online, por meio da assinatura de planos mensais ou anuais.

O Office 365 oferece ao usuário todas as aplicações Microsoft necessárias para a criação e edição de textos, planilhas, apresentações de slide entre outros recursos. Se você é trabalhador autônomo, terá todas as funcionalidades que precisa para desenvolver seu negócio da melhor maneira e com o benefício de fazer isso de maneira remota sempre que desejar. Porque utilizando o Office 365 você pode compartilhar seus arquivos com qualquer pessoa e permitir que ela interaja com você.

Imagine que você precisa entregar uma proposta ou um projeto a um cliente mas vocês estão com dificuldade em conciliar horários. Utilizando os recursos da computação em nuvem disponível no Office 365 você pode compartilhar o documento desejado com o cliente e escolher quais ações estarão disponíveis para ele: apenas visualização, realizar comentários ou até mesmo alterações, dependendo do objetivo.

Viu como esse aplicativo Microsoft é uma verdadeira mão na roda para o trabalhador autônomo? Quem trabalha por conta própria geralmente é adepto do home office. E precisa ir até o cliente para prospectar parcerias, novos trabalhos e afins. Pois utilizando a computação em nuvem você não terá mais que se preocupar em carregar um seu computador pra todo lado; e muito menos em utilizar dispositivos físicos de armazenamento.

O Office 365 permite que você trabalhe também Offline.

“Mas no dia em que a internet me deixar na mão eu não trabalho?” Você deve estar se perguntando. “Vou perder um dia inteiro de trabalho porque todos os meus arquivos e documentos estão presos na nuvem?” Claro que não. O Office 365 permite que você trabalhe também Offline. Ao adquirir a assinatura do programa você tem a opção de instalar e ativar todos os aplicativos Office em um dispositivo físico: word, powerpoint, excel prontinhos para ser utilizados offline.

A partir daí você pode trabalhar offline e utilizar a internet apenas para sincronizá-los no OneDrive, o dispositivo de armazenamento em nuvem da Microsoft. Dessa maneira você produz online mas disponibiliza na nuvem para acessar de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo sempre que desejar. Então saiba mais sobre os planos de Office 365 disponibilizados pela Microsoft e comece agora mesmo a usufruir todos os benefícios que a nuvem pode oferecer ao trabalhador autônomo.

Outras vantagens da nuvem para o trabalhador autônomo

A computação em nuvem é grande amiga do trabalhador autônomo. Pois possibilita o trabalho remoto. Ou seja, permite que ele acesse seus arquivos a qualquer momento e em qualquer lugar, apenas utilizando a internet. Além da criação e edição de arquivos de forma totalmente online, como é feito utilizando o Office 365. Existe também a possibilidade de acessar remotamente todos os arquivos salvos no seu computador utilizando o serviço de armazenamento na nuvem.

O OneDrive da Microsoft existe exatamente para essa finalidade. Para que você tenha na palma da sua mão; e em qualquer lugar e a qualquer momento, todos os arquivos, documentos, fotos e vídeos que antes estavam armazenados apenas no seu computador pessoal. A computação em nuvem garante ainda que seus materiais estarão sempre seguros e disponíveis mesmo que seu computador estrague.

Imagine ter um problema com seu equipamento e perder anos de trabalho duro e muito esforço… Ao armazenar seus arquivos nuvem eles ficarão seguros em servidores externos; monitorados 24h por dia e que realizam cópias automáticas dos arquivos armazenados a fim de garantir que eles não serão perdidos. Usando a nuvem de armazenamento, o trabalhador autônomo também consegue economizar. Já que não precisa comprar hardwares para realização de backup e pode investir em computadores com menos espaço de armazenamento.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você