Active-Directory

Manutenção da TI – qual é o custo.

Atualizado em 14/02/2013
Por Pedro Henriques

Manutenção da TI – qual é o custo.

Atualizado em 14/02/2013
Por Pedro Henriques

Manutenção da TI – qual é o custo. Há um tempo atrás, poderíamos entender que o Setor de TI ligado a infraestrutura, só existisse para que na empresa houvesse operacionalidade e não como a finalidade do negócio em si. O negócio em si é o que a Empresa produz para ser vendido e assim convertido em lucro.

Deste modo, a infraestrutura ligada a tecnologia, o custo de implementação e manutenção do legado, são recursos importantes e só se justificam se agregam valor fundamental para que o negócio seja mais eficiente e mais lucrativo.
Voltando a questão do contexto, podemos identificar a TI em três grupos:
  1. equipamento (hardware);
  2. sistemas (softwares);
  3. pessoas/ usuários.
Identificamos assim, onde e como avaliar. Uma vez que a parte operacional da empresa está muito ligada a esta eficiência de funcionamento e o quanto as falhas neste setor comprometem a qualidade dos resultados.
Com relação aos equipamentos, é preciso que se tenha uma relação patrimonial, sempre atualizada. Desta forma o gestor terá como se planejar com relação as atualizações de hardware necessárias.
Já os softwares, o planejamento deve ser feito mais a longo prazo, não sendo necessários investimentos constantes, como para hardwares.
Para o usuários finais e equipe técnica de TI, os investimentos são relacionados a treinamentos e capacitações. A equipe de TI precisa, constantemente, de treinamentos para que consigam acompanhar as tendências tecnológicas.
manutenção da TI
Os investimentos relacionados a planos de contingência, devem fazer parte do planejamento anual da área de TI, pois quando há falhas no processo de backup, interrupção da conexão com a internet, falha de acesso ao servidor ou perda de dados, e se é identificado que não há um plano de recuperação de desastres, estes investimentos passam a ser prioridade.
Como a TI é de conhecimento restrito, quando o corte em investimentos é feito de  forma linear, acaba por comprometer a qualidade e a eficiência e os efeitos práticos virão no futuro, apontando como falha técnica e não falta de planejamento do passado.
A conclusão é que não existe atitude sem resposta e pior, que se existe pressão sem gestão, sem monitoramento e assim sem controle, a criatividade irá apontar o caminho que nem sempre é o esperado.
Na inocência do ato, somente no futuro haverá alguma cobrança e aí já foi, resta avaliar e corrigir com custos de processo e sobretudo de Marketing para questão de confiança!

Manutenção da TI – qual é o custo

Tem interesse em algum produto ou solução, quer que façamos contato, preencha o formulário, Registre o seu Interesse

Registre o seu comentário, logo abaixo tem um espaço dedicado a você, nosso leitor, para comentar, criticar e pedir mais.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Manutenção da TI – qual é o custo..


1 Comentário

  1. Pedro Henriques Guimarães Filho

    O Setor de TI como todo setor de estratégia que agrega eficiência, informações e agilidade aos processos carece de planejamento, investimentos e manutenção sobre tudo manutenção preventiva.

    A falta de recursos acaba gerando o Cavalo no lugar do Boi e responsabilidade e perda de dinheiro com perda de confiança e sobre tudo da carteira de clientes.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This