Um login, uma senha, e o acesso com esta chave de autenticação a todos os serviços de rede: acesso a recursos como diretório de rede, impressora compartilhada, acesso à internet e mensagens de e-mail.
É preciso um Servidor de Domínio para ser a ferramenta de autenticação integrada ao ambiente. Utilizamos como recurso, a tecnologia Microsoft Server – Active Directory ou AD.
Os serviços relacionados, tanto no contexto Microsoft, como no contexto Linux, fazem acesso ao AD e reconhecem a validação como OK, liberando o acesso de acordo com as configurações e permissões definidas para cada usuário. Estas permissões precisam ser auditadas e monitoradas com frequência, para que nenhum serviço fique disponível indevidamente.
Visando garantir a segurança, com um login e uma senha, as regras de construção e periodicidade de troca precisam ser rígidas. A senha precisa ser complexa e o período de troca obrigatório a cada 45 dias.
- Senha Complexa é a senha que possui mais de oito dígitos e caracteres especiais, maiúsculo e minúsculo, misturados à números.
- Se eventualmente houver três tentativas com erro de digitação, a senha é bloqueada por um tempo. Após a liberação, se houver novo erro é bloqueada precisando de apoio do administrador para corrigir.
Active Directory ou login único na rede, como isto funciona?
No Blog, temos outros textos sobre este assunto e muito mais informação que pode ser de seu interesse.
Gostou? Quer receber mais informações sobre o conteúdo do Blog? Faça sua assinatura e acompanhe o conteúdo da Indicca!
Registre o seu comentário, logo abaixo tem um espaço dedicado a você, nosso leitor, para comentar, criticar e pedir mais.