LGPD Privacidade como conceito e assim como início de qualquer processo de adequação. Considerando que todo processo de adequação é continuado, então, seja necessário validar este valor de conceito de tempos em tempos.
Desta forma, justificando a questão de alinhar o conceito:
- Necessário que todos tenham o entendimento do valor da informação;
- De fato o entendimento dos limites de exposição das informações que a empresa detém;
- Até mesmo o descarte, avaliando impressões, cartões, pulseiras e qualquer documento físico que possa expor dados
- Considerando a facilidade copiar e colar, está condição precisa estar alinhada com os dados digitalmente armazenados e tratados
Sem este conceito, o RISCO de exposição de dados, pode acontecer de várias formas
- considerando um paciente, com a identificação por pulseira, em um ambiente de hospital, ao ter alta, a pulseira deve ser tratada como DADO protegido e ter o descarte correto.
- considerando um ambiente de escritório, onde imprimimos de tudo e depois descartamos na LIXEIRA e este, também precisa ser tratado como DADO protegido e ter o descarte correto.
Assim duas situações que podem comprometer a exposição de dados de um titular. Em outras palavras, uma condição corriqueira e normal no dia a dia das pessoas. Desta forma um complicador para Gestão de Conteúdo e Segurança da Informação.
Com tudo isso a condição de alinhar o CONCEITO da PRIVACIDADE como valor de alinhamento seja tão importante. Sendo uma questão de conhecimento, se o processo não estiver adequado, o usuário estará atento e poderá gerar alerta e atitudes de ajuste.
Agenda do Grupo de Estudo #LGPD
O nosso grupo de estudo se reúne nas quintas feiras, motivado pela rede social LINKEDIN. Caso tenha interesse de participar ==>> LINK Grupo no Linkedin #LGPD <<==
Nesta edição, LGPD Privacidade como conceito, gravamos e estamos compartilhando via YOUTUBE
Privacidade que pode nortear o projeto de adaptação a LGPD
De fato a #LGPD é um ponto de reflexão necessário para os negócios. Um ponto que sempre voltamos para a parte dos computadores e suas conexões WEB. Entretanto a condição das vulnerabilidades estão na maior parte do tempo não mão dos usuários. Desta forma precisamos estar mais ligados na experiência do usuário. Sem dúvida no tratamento existe exposição e eventualmente descarte sem grande avaliação
Como as informações podem ser descartadas
- via impressora, imprimimos em papel LIMPO eventualmente em papel REUTILIZADO.
- quem monitora o que está no verso, no rascunho, da impressão feita?
- lata de lixo é um ponto crítico de vazamento de informações
- extrato de banco
- contratos
- projetos estratégicos
- planejamento com decisões de encaminhamento e até investimento
Nem sempre estamos falando com inimigos. Entretanto as informações privilegiadas, precisam de estar mais seguras, mesmo que seja a regra de sustentabilidade.
Este e outros assuntos foram debatidos nesta LIFE. Se for assistir, comente, critique e até elogiar tá valendo.
LGPD Privacidade como conceito
Na experiência compartilhada temos debatido muito sobre a avaliação de processo. Este com toda certeza é um ponto relevante na avaliação dos riscos. Entretanto o entendimento do conceito de PRIVACIDADE pode ser um facilitar na transformação cultural para o quesito de segurança.
Neste grupo também falamos sobre a trilha do Titular de Dados.
LGPD e conceito de PRIVACIDADE
+LGPD e conceito de PRIVACIDADE. Um alinhamento que deve dar início a todo projeto de adequação.
Post – LGPD, RH e iFOOD
LGPD usando o CASE do iFOOD para desmistificar entre terceiros, contratantes, operadores e assim as responsabilidades de todos os envolvidos com a garantia e segurança da informação.
Leitura interessante – LGPD impactos na TI e Treinamento
O quanto em um processo de ajuste a LGPD a TI é importante e precisa na primeira oportunidade ser integrada ao processo de ajuste a LGPD.
Hospital é complexo! LGPD e os impactos em um Hospital
Entendendo sobre os processos de um HOSPITAL, como eles são impactados no fluxo da informação e #LGPD. Um reflexão sobre com o Titular de Dados (Paciente) tem interação e publicidade de seus dados para os operadores nos níveis do atendimento entre a entrada e a alta.