Bitcoin: a moeda virtual que requer atenção

Atualizado em 18/03/2018
Por Pedro Henriques

Bitcoin: a moeda virtual que requer atenção

Atualizado em 18/03/2018
Por Pedro Henriques

Antes de mais nada: você sabe o que é um bitcoin? Essa palavrinha que a cada dia vem ganhando mais força e se tornando mais popular… Bitcoin é um arquivo digital, existente apenas no mundo virtual e que funciona como uma moeda alternativa. Por isso, ela se difere de todas as moedas convencionais.

O bitcoin não é impresso justamente por ser feito de forma totalmente virtual. Ela também não tem ligação nenhuma com governos ou bancos tradicionais. A moeda virtual bitcoin, é criada por um processo computacional complexo, conhecido como mining, ou, em português, mineração.

 

Todas as transações envolvendo a moeda virtual ficam registradas em um espaço na internet, conhecido como “blockhain”. O blockhain é uma espécie de banco de dados descentralizado e que usa a criptografia para manter o bitcoin e suas transações registradas. Essa criptografia é para evitar que dados sejam copiados ou fraudados e também para que as transações realizadas com a moeda virtual não sejam rastreadas.

Bitcoin: a moeda virtual que requer atenção

Uma das características que torna o bitcoin uma moeda atrativa, é a ausência de burocracia na sua comercialização, já que não há intermediação de bancos e operadoras. Essa característica também faz com que a moeda virtual tenha menores taxas de transação.

 

Moeda virtual cada vez mais valiosa

 

Uma moeda de bitcoin hoje em dia, vale em torno de 24 mil reais, de acordo com o Portal do Bitcoin. Para comprar a moeda virtual, o usuário precisa de um endereço bitcoin: uma série com até 34 letras e números. Esse endereço serve de “caixa postal”, e é para onde as moedas são enviadas. Os endereços são armazenados em uma espécie de carteira virtual que também gerencia o dinheiro.

 

É possível utilizar o bitcoin na “vida real”? Sim. A moeda virtual pode ser utilizada para fazer compras reais. Por ser uma moeda absolutamente anônima, o bitcoin acaba sendo muito utilizado na internet para a realização de compra e venda de produtos ilegais.

 

Existem estabelecimentos físicos que utilizam a moeda virtual como atrativo, ao permitir que clientes façam compras com ela. Mas apesar da possibilidade de utilização, a maioria absoluta dos usuários utilizam o bitcoin apenas como uma forma de investimento mais segura.

 

Atrativos e riscos no mundo virtual

 

Como pudemos analisar, a moeda virtual bitcoin é um tanto quanto atrativa. Um forma de negócio absolutamente sigilosa e controlada apenas pelo dono da carteira, sem intermédio de banco ou qualquer outro tipo de operadora. Além disso, a ausência de intermediários faz com que a moeda virtual tenha as menores taxas de transações existentes.

 

Mas como nem tudo são apenas alegrias, o bitcoin também é um dos alvos prediletos dos cibercriminosos. Hoje, a moeda virtual é comumente utilizada em ataques que sequestram dados pois acabou se tornando o meio de resgate preferido dos criminosos. E você sabe porque os criminosos passaram a adotar o bitcoin? Justamente pelos benefícios que citamos acima.

A transação criptografada não permite identificação física do usuário, ponto benéfico para os criminosos que cometem os delitos anonimamente. A transação da moeda virtual também não pode ser bloqueada, o que garante o recebimento do resgate. Além de ser utilizada como resgate em ataques ransomwares, os detentores de bitcoins também estão na mira dos criminosos.

 

Todo cuidado é pouco ao realizar transações envolvendo o dinheiro virtual mais valioso do momento. Nós vamos dar algumas dicas para que você reduza potencialmente o risco de ter seus bitcoins interceptados.

 

Garanta a segurança do seu dinheiro virtual

 

  • Utilize um cliente versátil

Para garantir a privacidade, além de ocultar o IP da máquina utilizada para manipular a moeda virtual, é interessante também que se utilize um usuário e uma carteira diferente para cada transação. Dessa maneira você pode aproveitar para separar suas transações por categoria e mantê-las organizadas.

 

  • Proteja sua identidade

Tenha cuidado com seus dados, principalmente ao realizar transações na internet. Parece uma dica óbvia, mas as vezes deixamos os dados expostos de maneira involuntária e isso pode acabar revelando sua identidade e a direção do seu dinheiro virtual.

 

  • Considere um “serviço de custódia”

Se você vai realizar uma transação (compra ou venda) e não tem certeza de quem está do outro lado da “tela”, utilize um serviço de custódia para se respaldar. Dessa maneira, a pessoa envia o bitcoin para o serviço e aguarda o recebimento do produto solicitado. O detentor do produto, tendo a certeza que sua moeda virtual está em segurança, poderá prosseguir com o envio do item solicitado. O comprador ao receber a mercadoria faz a confirmação e a transação continua.

Bitcoin: a moeda virtual que requer atenção

  • Faça um backup da carteira

Sua carteira virtual é que gerencia seu bitcoin. Mantenha a criptografia em dia e tenha um bom sistema de backup implementado. Na dúvida contrate uma empresa especializada para lhe auxiliar.

 

  • Criptografe sua carteira virtual

Mais uma vez: cuide bem da sua carteira virtual! Se ela estiver armazenada online, a criptografia se torna ainda mais importante. Outra dica é: criptografe toda a unidade do sistema, ou, espaço do usuário onde sua carteira e demais arquivos relacionados aos bitcoins estão localizados.

 

  • Mais segurança com a dupla autenticação

Utilizando qualquer serviço de armazenamento virtual, é necessário um processo de seleção para encontrar os que sejam realmente confiáveis. Aí entra o processo de dupla autenticação.

 

  • Cuidado com os dispositivos móveis

Evite utilizar esses dispositivos para realizar transações. O principal problema é que eles podem ser roubados ou perdidos e com isso seu dinheiro virtual armazenado vai embora. Mantenha sua carteira em computadores, de preferência com acesso mais restrito.

 

  • Tenha mais de um endereço de assinatura

Se você realiza transações corporativas, você tem a necessidade de um alto nível de segurança virtual. Para isso, utilize mais de uma chave (endereços de assinatura), armazenadas em computadores diferentes e que apenas pessoas autorizadas tenham acesso. Essa medida dá mais trabalho a um cibercriminoso pois ele precisaria invadir mais de uma máquina para ter acesso à sua moeda virtual.

 

  • Sistemas sempre atualizados

Sempre batemos nessa tecla aqui no blog. A atualização é uma das medidas básicas para evitar ataques. Mantenha suas carteiras em dia através da atualização do sistema operacional e dos demais programas executados na máquina em questão. Mantenha também um programa de segurança atualizado. Na dúvida recorra a quem domina o assunto.

 

Bitcoin: a moeda virtual que requer atenção

 

A moeda virtual bitcoin é atrativa mas requer cuidados. Se você tem a intenção de realizar esse tipo de investimento, invista também em segurança. Prevenir é sempre melhor que sofrer com as consequências do mundo virtual.

#Parceria – Conteúdo – Agencia Salmão

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Bitcoin: a moeda virtual que requer atenção.


Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This