Agronegócio e a LGPD se conectam e com toda certeza. Com isso há muito o que ser feito neste setor. O Agronegócio há muito deixou de ser um negócio da “ROÇA”. Pelo contrário é um setor de tecnologia avançada e muita gestão da informação.
Citando para entender como a informação circula:
- Laboratórios (Desenvolvimento)
- Insumos (Indústria que atende o Agronegócio)
- Produção
- Animal (Rastreamento, Software de Monitoramento, Acompanhamento, Manejo)
- Vegetal (Semente, adubos, monitoramento do tempo, irrigação, colheita, embalagem)
- Entrega (logística)
- Varejo
Em todos estes setores há muitas pessoas trabalhando, gerando conhecimento, gerando informação e sendo Dados Sensíveis. O Agronegócio é um complexo processo de desenvolvimento tecnológico, produção e monitoramento (Rastreamento) para entregar no varejo o melhor produto possível.
Agronegócio e a LGPD com valores e tecnologia
A #LGPD é uma atitude de prevenção, estratégia, planejamento e segurança. Valores que estão 100% ligados neste contexto do Agronegócio. Valores que fizeram diferença no processo da evolução da ROÇA para uma INDÚSTRIA de Alimentos com muita tecnologia e conhecimento empregado.
Desta forma, considerando valores e interação tecnológica com muita informação e pessoas. Ou seja, dados sensíveis, com grande necessidade de PRIVACIDADE e Segurança da Informação.
Na ponta do Agronegócio estão o VAREJO com rastreabilidade conectando toda a trilha que o produto vegetal ou proteína caminhou até chegar no ponto de venda.
No meio do caminho temos a logística de entrega, conectando um setor muito rico com pessoas e novamente os dados sensíveis.
Na produção em si, os diversos profissionais para operar toda esta tecnologia empregada, seja para colher, plantar e até manter com a irrigação e adubagem. Quando falamos de proteínas ainda temos um outro mundo que interage desde a cobertura, nascimento, engorda e até o abate. Estamos falando de um universo com muita gente para operar, muitos dados para serem tratados e desta forma muita Gestão da Informação.
Antes da produção, ainda no estudo embrionário, outra leva de pessoas, cientistas e operadores para lidar com seleção genética, com os insumos que serão produzidos para facilitar a produção.
Desta forma estamos considerando no universo do Agronegócio as diversas conexões desta cadeia que produz alimento, que usa de tecnologia e precisa de muita mão de obra especializada para fazer acontecer este modelo de sucesso de negócios no Brasil.
Comunidade LGPD e Bárbara Gomes Prado
A Comunidade LGPD formada para criar experiência e conhecimento prático de implementação as conformidades da LGPD. Inicialmente o nosso grupo tem uma convergência através do LINKEDIN https://www.linkedin.com/groups/12258392/. Com a interação percebemos que a Comunidade LGPD precisava ser mais intimista e temos uma reunião On Line nas Quintas Feiras e Off Line através do grupo WhatsAPP.
O objetivo da Comunidade LGPD, que se desejar participar, pode ser através Home (comunidadelgpd.com.br), de falarmos sobre o tema. Neste sentido debatemos em um grupo de estudo. Os temas são relativos as práticas e também a argumentação comercial que possa influenciar o mercado. De fato percebemos que há muito treinamento técnico e pouca abordagem com o mercado. Assim o gestor acaba não colocando a LGPD na prioridade dos negócios.
A Barbara Gomes Prado trouxe a abordagem sobre como a LGPD está impactando este setor do Agronegócio. Mostrando que existe maturidade dos gestores para a questão da Gestão da Informação e Segurança dos Dados. Ela comentou que diante do desafio da transformação tecnológica, o empreendedor precisou entender mais do que o do seu negócio, mas também da tecnologia e da gestão desta informação no diversos níveis. Quando falamos desta forma estamos comentando que mais que produzir é necessário pensar no futuro. Avaliar o FUTURO sem improviso mesmo diante das adversidades que o este setor já é habituado a conviver. Afinal o calendário de plantar é influenciado pela chuva e tempo que não tem precisão de acontecer.
Outros setores e outros conteúdos estão disponíveis
GDPR e LGPD sobre a ótica de uso
LGPD e Home Office na Segurança da Informação
#LGPD Lixo pode ser uma janela de vulnerabilidades
Quer saber mais, quer conversar com um técnico sobre a Segurança da Informação
Nos links seguem alternativas de fazer uma agenda e registrar seu interesse. Então não tem custo e estarei a disposição para esclarecer suas dúvidas e se for caso aconselhar sobre o que fazer.
Quer saber um pouco mais avalie a AGENDA Bookings da INDICCA.COM
Um outro modelo mais específico Calendly INDICCA.COM
Quer agendar uma conversa sobre um contrato DPO para o seu negócio – >> Acesse este LINK <<