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29/06/2018

A importância da boa comunicação interna

A importância da boa comunicação interna

Você sabe qual a importância de manter uma boa comunicação interna dentro de uma empresa? É sobre isso que vamos falar neste artigo.

 

A comunicação interna é um setor focado em ações para integrar a empresa com seus colaboradores. Essa integração é feita a partir do compartilhamento de informações relevantes e estratégicas dentro de um ambiente corporativo. É importante as empresas não se preocupem apenas com a comunicação entre ela e seus clientes.

Comunicação interna, a importância da boa ferramenta e eficiente 

É fundamental que se exerça uma comunicação agradável e eficiente também dentro da própria corporação. A comunicação interna quando feita de maneira eficaz, pode evitar uma série de problemas.

 

O que compõe uma boa comunicação interna?

 

Manter os funcionários sempre informados é essencial para o bom funcionamento de qualquer instituição, e é este o objetivo da comunicação interna. Você deve estar se perguntando como exatamente isso deve ser feito. A comunicação interna pode ser realizada de forma vertical (de superiores para subordinados) ou de forma horizontal (entre funcionários que possuem o mesmo nível hierárquico).

 

Mas de quais informações nós estamos falando exatamente? De informações diversas. É importante propagar desde os valores, missões, estratégias de mercado e objetivos organizacionais de cada empresa, até assuntos específicos e restritos a certos grupos: feedbacks e metas de departamento são exemplos.

 

Mantendo uma boa comunicação interna é possível alinhar os colaboradores. Desta forma engajá-los com os discursos da empresa. Assim sendo fica mais fácil garantir que as condutas vão de encontro ao que a empresa prega. Com o propósito de aplicar internamente tudo o que a empresa deseja passar para o cliente. De maneira identica fortalece o discurso e garante credibilidade.

 

Benefícios de uma comunicação interna eficiente

 

Um relacionamento transparente e constante é fundamental para uma comunicação interna eficaz. Para que mais do que alinhar discursos, manter os funcionários conectados e bem informados, faz com que o trabalho seja feito em função dos objetivos empresariais em questão. Em suma essa estratégia aumenta a produtividade, uma vez que os colaboradores trabalham de maneira focada e sempre com foco nas metas e nos desafios propostos.

 

Visto que quando se trata de produtividade, trabalhar em conjunto e por um mesmo ideal, diminui a ocorrência de erros e atrasos. Erros decorrentes da falta de integração entre as equipes. Posto que essa característica proporcionada pela comunicação interna, deixa a produção mais eficiente e qualificada.  De fato quem certamente apoia a implementação da comunicação interna é o setor de RH das empresas.

 

Com todos os benefícios já citados, a tendência é que os colaboradores estejam cada vez mais engajados e motivados a trabalhar da melhor maneira. Essa satisfação garante a melhoria do clima, evitando conflitos e diminuindo consideravelmente os casos de demissão. Um benefício e tanto.

 

Implantar um bom esquema de comunicação interna pode ajudar ainda a integrar de maneira mais rápida e agradável um novo funcionário. Dessa forma recebê-lo contando mais sobre a história da empresa. Em seguida sobre as funções que deverá exercer. Certamente fará com que ele se sinta acolhido. Em outras palavras eliminar as barreiras antes mesmo que elas existam deixará o novo colaborador a vontade para tirar dúvidas, dar sugestões e se aproximar do restante da equipe.

 

Comunicação interna e o gerenciamento de crises

 

É importante que uma empresa passando por um momento difícil, se abra com os colaboradores. Mostrar a real situação que está vivendo e também quais são suas estratégias para melhoria, reforça o sentimento de união entre os funcionários. Isso, claro, se os colaboradores já estiverem alinhados e comprometidos com a empresa através da cultura de comunicação interna previamente implementada.

 

Uma boa estratégia de comunicação interna e que pode contribuir para o gerenciamento de uma crise é abrir as decisões estratégicas da companhia para a participação dos colaboradores. Isso pode ser feito por meio de um canal onde eles deixam suas propostas de melhorias e recebem feedbacks sobre o assunto. Isso aumenta também as chances de soluções.

Colocando em prática a comunicação interna

 

Não se preocupe. Implementar um sistema eficaz de comunicação interna em sua empresa não é tão difícil quanto parece. E os benefícios como já vimos, compensam. Algumas estratégias simples garantem um sistema de troca de informações simples e bastante eficaz.

 

  • Conhecer sua empresa e colaboradores

De fato parece óbvio, mas não é. Em outras palavras para alinhar funcionários e estratégias, é preciso que se estude bem os dois. Em princípio, conheça sua empresa e todas as suas informações básicas como valores, história e coisas do tipo. Isso torna claro o que trabalhar com o público interno. Já os colaboradores devem ser entendidos a partir de suas experiências profissionais e também pessoais. Níveis de formação e características que auxiliem na hora de repassar as informações.

 

  • Planeje a comunicação interna

A implementação do sistema de comunicação interna requer um planejamento para auxiliar na colocação do projeto em prática tudo o que deve ser feito. Uma estratégia de comunicação interna consistente depende de um planejamento que organize todas as ações que serão executadas com base nos objetivos a serem alcançados. Esses objetivos variam de empresa para empresa.

 

  • Incentive a comunicação clara e seja transparente

Diálogos simples é regra básica em um bom sistema de comunicação interna. Não importa se a mensagem é horizontal ou vertical, ela deve ser escrita de maneira a ser entendida por todos. Dessa fora um chefe, por exemplo, não pode deixar que sua soberania se sobressaia. Principalmente se estiver levando uma mensagem. Ainda mais quando deseja passar uma mensagem para um colaborador com posição operacional, como um estagiário, por exemplo.

 

Seja transparente e informe aos funcionários sobre todas as mudanças que podem impactar suas rotinas de trabalho. Envie comunicados por e-mails, vídeos, redes sociais internas ou, caso se faça necessário, convoque reuniões presenciais.

 

  • Não torne burocrático a comunicação interna entre departamentos

Isso só reforçaria as barreiras entre os colaboradores, criando grupos isolados e retendo informações. Não torne complicados processos simples como a comunicação entre diferentes setores da empresa. Criar formulários ou agendamento de horários para esses encontros não é recomendável. De fato, isto é, elimine barreiras tecnológicas e físicas. Inclua uma área de convivência comum ou utilize algum tipo de software para comunicação interna.

 

  • Ouça o que os funcionários têm a dizer e utilize diferentes canais

Funcionário que recebe atenção se sente valorizado. Receba as opiniões e considere-as.  Assim sendo são os colaboradores que fazem a empresa andar. Os colaboradores têm condições e informação para apontar falhas e sugerir melhorias. Com toda certeza pois vivenciam a parte tática operacional.

 

Varie os meios de comunicação interna com seus funcionários. e-mail, mural, reuniões, tv corporativa. Opções não faltam. Você pode adaptar cada um deles à sua necessidade naquele momento.

 

  • Crie ações de relacionamento e reconheça esforços

Eventos internos melhoram o convívio entre os funcionários. Promova happy hours, festas temáticas e comemore metas batidas. Isso aproxima os colaboradores. Reconheça publicamente e recompense os esforços e resultados de cada funcionário e/ou equipe. Aproveite os eventos internos para isso.

 

Comunicação interna e suas muitas vantagens

 

Depois desta leitura não restam dúvidas sobre a eficácia de uma boa comunicação interna. Implemente-a em sua empresa. Procure ajuda especializada para isso e colha os frutos de uma equipe bem alinhada e engajada com os serviços a serem prestados.

A importância da boa comunicação interna. o mySuite é a ferramenta para comunicação e transparência com os clientes.

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Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

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