Como o seu cliente te acha? Seu cliente tem acesso fácil para chegar na equipe de vendas? Como está seu planejamento?
A partir do momento que o produto ou serviço está na mão do cliente ele tem junto com ele uma ferramenta funcional de como identificar o fornecedor, como questionar, pedir suporte, se orientar? Se isso não existe, será que estamos prestando um bom atendimento?
Por que a necessidade de ser mais fácil? Será que ainda faz sentido este tipo de reflexão?
Estamos na era da informação, da comunicação fácil, com várias possibilidades e maneiras de estarmos próximos. Por que ainda precisamos pensar a respeito disso? É interessante que em um tempo de comunicação descomplicada precisamos refletir em como ser mais acessíveis…
Por que é preciso ser mais acessível?
Se ser fácil na possibilidade de contato com o cliente é tão relevante, então estar próximo do cliente também é. Se o cliente está na rua, temos que estar próximos para atrair sua atenção. Se o cliente está andando de ônibus, melhor estarmos neste veículo nos apresentando. Se o cliente leva na mão o jeito que ele vê o mundo, melhor estarmos na palma da mão do cliente.
Na palma da mão do cliente está o mundo digital, publicado na internet, na rede social e nos APPs. O cliente está em todo lugar e com o tempo do CLICK para aceitar ou não a nossa mensagem. Quanto mais atrativo formos, mas chance teremos.
Canal de atendimento aproxima o cliente!
Onde está o cliente? O que fazer para conquistar a atenção neste tempo de saturação de tudo?
O cliente está passando, ele tem uma curiosidade e procura. Se o cliente está com um problema, ele pesquisa. O cliente está com um desafio e precisa de ajuda, ele busca ajuda e se estiver antenado, pode ser que ele peça ajuda para sua empresa.
O cliente está passando
Vamos analisar os canais de comunicação que temos disponíveis para atender ao cliente nesta jornada de curiosidade; de pesquisa e ou de busca.
Telefone / Celular
O cliente não fala com você, ele não tem o seu telefone? Não precisa ser o seu telefone, mas tem que existir uma equipe de atendimento pronta para receber a ligação do cliente.
Se está negociando algo que não seja NO VAREJO em quantidade ESCALÁVEL, talvez seja necessário o VENDEDOR estar disponível, no celular.
O telefone ou celular de contato precisa estar publicado nas mídias que está publicando. Se tem um SITE ele precisa estar fácil, inclusive fácil como um link que nem precisa discar, basta acionar.
O seu telefone precisa estar na assinatura do seu e-mail (Leia o Post de Comunicação Eficiente)
A pessoa que quer comprar seu produto pode te mandar uma mensagem? Estamos no tempo de comunicação digital, a mensagem respeita o tempo do usuário. Claro que não vai demorar uma semana para responder, precisa ser BREVE.
Com toda certeza o custo de um e-mail é ZERO e nem por isto precisa fazer uso saturado deste instrumento. Mesmo porque, mandar mensagem para quem não se posicionou, será considerado SPAM e não será lido.
Se é assim, ou seja, se não é um SPAM e vai mandar um e-mail, use os campos de forma correta, vai facilitar para o destino ou para os que serão copiados. Veja como escrever um e-mail aqui.
Apps de Atendimento
mySuite – Chat no Site – um APP que pode deixar o site mais amigável, simulando o atendente quando um cliente chega no ponto de venda;
mySuite – Portal do cliente no Site – um APP que significa transparência de atendimento e ainda mensura o esforço e tempo de atendimento;
Office 365 – Bookings – Site de Reserva – um APP que significa que o tempo de atendimento passa a ser de 24 horas, sem precisar pagar um atendente para que esteja de plantão.
Ponto de Venda
O endereço físico é um ponto relevante de qualquer negócio. Antes justificava estar em um ponto comercial bom, onde as pessoas passavam e assim facilitava a oportunidade de venda.
O endereço físico em tempo que as pessoas estão 100% conectadas, perde o grau de relevância, se estamos disponíveis na mão do cliente, não mais precisamos estar em ponto de alto custo de oportunidade.
Site (seu lugar próprio na INTERNET)
O site é o endereço MODERNO da empresa. Onde as pessoas chegam primeiro, para conhecer, para tirar dúvidas e eventualmente questionar de soluções. Entender este NOVO posicionamento é importante. Os clientes não estão mais na rua ou no passeio. A transformação do mercado de físico para virtual é crescente e acelerada. Entender e estar bem localizado neste novo contexto pode significar a continuidade ou a interrupção da empresa.
Rede Social
Onde o cliente está? Ele está na rede social. Ele está apenas assistindo, interagindo, curtindo, publicando, sendo um cidadão virtual neste mundo digital.
Se o cliente está na rede social, por que o seu negócio ainda não está lá? Por que a demora em entender que precisa estar onde o público está?
Reveja conceitos, crie uma estratégia de abordagem, seja presente, seja engajado com o público e transforme Leads em Clientes!