Ser uma empresa de Prestação de Serviço, é uma operação apoiada em atendimento, precisamos estar conectados e prestativos ao cliente! Para isto, é preciso criar formas para facilitar o entendimento do que é feito. É preciso ter atitudes que levem as melhores práticas de atendimento para encantar seu cliente!
Práticas de atendimento, veja aqui as melhores para encantar seu cliente!
Veja algumas soluções que vão ajudar na qualidade do atendimento ao seu cliente:
- O site – Domínio próprio que cria a confiança e ainda demonstra uniformização da aparência, publicando e construindo valores com conteúdo de informação e proteção;
Na seção de Contatos do site, toda equipe pode se apresentar, inclusive com registro do número do celular e do e-mail, facilitando qualquer comunicação necessária.
O Chat no Site é uma ferramenta mais que importante, fácil de operar, direciona e facilita a apresentação de um problema
- Portal do Cliente – É uma ferramenta também de grande relevância, um ticket, passa a gerar comunicação imediata com o cliente a cada interação;
- Serviço de e-mail – Precisa estar sempre assinado, novamente, facilitando a resposta de forma direta, ou diante de uma urgência, que o usuário possa ligar;
- Rede social – sendo uma canal popular, onde todo mundo está, precisa de ter uma presença da empresa e demonstração de pronto atendimento;
- Facebook – ter uma fan page;
- Instagram – estar ligado a fan page;
- Linkedin – ter uma página corporativa;
- Microsoft Booking – canal de atendimento/agendamento para pequenas empresas. Publicado no site ou no fanpage, facilita a comunicação do cliente;
- O whatsapp que ficou popular com a comunicação sem custo de tarifa, que habilitou uma comunicação escrita, falada e até desenhada, está disponível e precisa ser percebida pela empresa como um canal importante de atendimento.
Boas práticas de atendimento justificam tecnologias e atitudes
A tecnologia aprimora e precisamos alinhar com a transformação digital, que vem mudando a tecnologia de processo e de atendimento.
Em nosso negócio, utilizamos nas duas diretivas, para aprimorar a experiência de entrega das aplicações aos usuários, cuidando da infraestrutura, e também em sermos mais eficientes na comunicação.
Damos como exemplo o site em WordPress, que facilita a interação da equipe, sem precisar de um programador de design gráfico e assim, o site está sempre atualizado e respondendo as demandas dos clientes com informações e conteúdos novos.
Portal mySuite do cliente, uma ferramenta de CRM que facilita a criação de Ticket e o atendimento, pode ser monitorado e auditado; também disponibiliza a ferramenta de chat no site, tornando este processo de comunicação e interação mais rico e funcional.
Ser transparente é o melhor caminho!
A regra de ouro, que nós da Indicca.com trabalhamos muito para manter, é ser transparente. A transparência é uma atitude que:
Justifica a performance no atendimento:
Na era digital, o tempo de atendimento, significa dar confiança ao canal de comunicação. Se a resposta demora, deixa de ser validado e o cliente desacredita. Se vem de pronto, significa atitude de atendimento e demonstra engajamento com o cliente, cria confiança;
Ser claro e preocupado se a informação foi bem entendida e vai gerar reação:
Se a informação for muito técnica, o cliente não vai entender e não vai perceber o valor do atendimento. Ela precisa ser na linguagem que ele entenda, para que se envolva, caso contrário, vai achar que é uma falha de conduta.
Não segurar nenhuma informação, mesmo que ruim:
Lembrando do tempo, segurar a informação, pode perder o tempo do atendimento e a informação não será mais útil;
Se é uma questão de informar um acontecimento, quanto antes, melhor. O cliente pode se preparar para alternativas;
Notifique sempre, a ansiedade do cliente trabalha contra o atendimento, quanto mais ele precisa ligar para saber, pior a condição de atendimento.
Ser fácil na preocupação de acesso do cliente ou do possível cliente:
No horário de atendimento, esteja atento aos canais de comunicação:
Caixa de E-mail, lembre-se de assinar suas correspondências (E-mail sem assinatura significa falha na entrega da informação).
Whatsapp é uma poderosa ferramenta de comunicação, esteja atento e seja rápido em responder.
Rede social é um canal relevante nesta questão, é necessário ter uma imagem corporativa para promover o atendimento, como por exemplo uma Fan Page, um perfil mais ajustado a condição de atendimento de empresa.
CHAT no SITE, uma vez que o cliente está pronto e deseja ser atendido, se estiver ON LINE, pronto atendimento é um excelente valor.
SITE com informações atualizadas.
A atitude de atender e ser prestativo:
Normalmente os atendimentos, saturados em demanda, demonstram impaciência, ansiedade em descobrir e atropelam a escuta. Escutar é importante para identificar o ponto do problema.
Saber orientar, mesmo quando não for sua atividade, mostrar interesse e apoia-lo, mostrar que tem como auxiliar, mesmo além do que seria a sua competência profissional.
Práticas de atendimento, veja aqui as melhores para encantar seu cliente!
Como estar disponível e fácil para o seu cliente?
- Estar disponível no balcão?
- Estar disponível no celular, agora também Whatsapp?
- Estar disponível na rede social?
- Estar disponível no SITE?
- Como estar disponível 24 horas x 7 dias da semana, só usando a tecnologia para auxiliar a ser presente o tempo todo;
No tempo de escritório fechado, qual recurso o seu cliente tem disponível? Ele quer falar com você!
- O serviço de e-mail, facilita a condição Desligado ou Off Line do escritório;
- O serviço de formulário no SITE é uma excelente forma de facilitar o acesso do usuário;
- A Microsoft via Office 365 disponibilizou o Bookings (um serviço de Site de Reserva), um auto serviço de agendamento;
- Portal do cliente, permitindo que o cliente abra, interaja com a ordem de serviço (Ticket – mySuite);
A condição de Boas Práticas de Atendimento pode usar vários recursos tecnológicos. É o uso eficiente apoiado com a atitude de atender. Seja transparente, pró ativo com a informação, seja atencioso e escute. Seu cliente antes de ter uma solução, quer saber se está engajado com o problema dele. Seu cliente quer ser atendido e se possível ter uma solução!
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