Você deve ter acompanhado as notícias, nos meios de comunicação, sobre o ataque que ocorreu, no último dia 27, no Hospital de Barretos. Esta invasão causou a paralisação de parte dos serviços pelo período de 3 dias, o que gerou diversos transtornos para a administração do hospital, equipe de TI e principalmente, para a população, que ficou sem o atendimento. Os ataques virtuais estão cada vez mais frequentes, e é preciso entender os riscos.
Após o ataque, o Hospital de Barretos precisou interromper o atendimento laboratorial, mantendo somente os atendimentos de emergência. As consultas tiveram que ser remarcadas, prejudicando muito a população da região.
Falando mais sobre segurança, a pesquisa realizada pela Unisys Security Index 2017, mostrou que o Brasil está ocupando a 4a. posição, entre os 13 países pesquisados, com relação a segurança da informação. Mostrou também que as informações pessoais e bancárias estão entre as maiores preocupações dos brasileiros.
Você pode ler a matéria na integra, clicando aqui. Mas adianto, a preocupação dos brasileiros subiu apenas 19% com relação a última pesquisa, realizada em 2014. Eu acho pouco, se você for pensar no número de ataques que o mundo vem sofrendo!
E aí, falando de ataques, você sabe quais são as dicas mais importantes, com relação a prevenção de invasões, sequestros, dentre outros riscos?
Karsperky dá dicas para reduzir o risco de infecção por ransomware
A Karsperky, uma das lideres mundiais em fabricação de vacinas, pesquisou no mundo todo os índices de ataques realizados por qualquer tipo de malware, compilou e publicou. Além da pesquisa, eles ainda deram várias dicas de atitudes que devem ser tomadas na prevenção de ataques e invasões. Para ler o resultado da pesquisa, clique aqui.
São elas:
Ataques virtuais, veja quais são as preocupações e dicas de segurança!
1. Faça backup de seus dados regularmente.
2. Use uma solução de segurança confiável e não deixem de ativar os principais recursos, como o Inspetor do Sistema.
3. Sempre mantenha seu software atualizado em todos os dispositivos que usam.
4. Cuide com atenção dos anexos de e-mail ou de mensagens recebidas de desconhecidos. Em caso de dúvida, não os abra.
5. Se você é um empresário, também deve treinar seus funcionários e suas equipes de TI, manter os dados sigilosos separados, restringir o acesso e fazer backup de tudo, sempre.
6. Caso tenha a infelicidade de ser vítima de um malware de criptografia, não entre em pânico. Em um sistema limpo, verifique o site No More Ransom. Lá, é possível que você encontre uma ferramenta de descriptografia que o ajudará a recuperar seus arquivos.
7. Finalmente, mas igualmente importante, lembre-se de que ransomware é crime. Denuncie-o para a autoridade legal local.
Fique ligado no nosso blog e acompanhe nossa seleção de notícias sobre Tecnologias!
Gostou? Deixe seu comentário abaixo!