Outsourcing, em português significa, Terceirização, no caso Terceirização de Serviços. Pode ocorrer em uma área inteira da empresa ou apenas em parte dela, de um determinado serviço.
Outsourcing é a forma mais eficiente e eficaz de sua empresa ter qualidade, pró-atividade, comprometimento e ao mesmo tempo, redução nos custos. Significa dizer que a gestão administrativa da área fica sob a responsabilidade da empresa contratada.
Um exemplo bem comum de terceirização de TI, é a administração de Call Centers (atendimento suporte técnico), onde em muitos casos, a infra-estrutura está em outro estado e até mesmo em outro pais, não importando a distância.
Muitas são as vantagens de se terceirizar serviços de TI. Uma delas está relacionada a formação técnica da equipe, atualização e desenvolvimento de novos serviços. Esta capacitação precisa ser feita com muita frequência em função do grande avanço tecnológico. Investimentos que geram custos para empresa. Terceirizando o serviço, a responsabilidade e custos com treinamentos e desenvolvimento de novas tecnologias fica sob a responsabilidade da contratada. Outra grande vantagem é a possibilidade da alta direção da empresa ter foco no seu negócio, sem se preocupar com os serviços de TI e funcionamento dos softwares de gestão.
Os meninos da informática ou Outsourcing, boa discussão!
Quando falamos em Outsourcing de TI, falamos nos seguintes serviços:
- planejamento estratégico – deverá ser apresentado à diretoria da empresa para definição de prioridades;
- administração de servidores – instalação, manutenção e atualizações de versão do sistema operacional;
- administração de serviços – como por exemplo link de internet, serviços de impressão;
- gerenciamento de rede – monitoramento do fluxo de dados, falhas e interrupções;
- gerenciamento e monitoramento de ativos (HD, memória, backup dentre outros)
É importante que, ao optar pelo Outsourcing de TI, você faça uma pesquisa das empresas que prestam o serviço e procure saber junto aos atuais clientes. Ter o conhecimento sobre se estão satisfeitos com os serviços prestados.
Efetivamente gastar energia e criatividade, que podem ser destinadas a especialistas, com resultados de continuidade melhores e focar no que é importante. Estar ligado a produção, logística e bom atendimento aos clientes justificam a terceirização ou outsourcing da Tecnologia da Informação ou TI.
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