O backup, cópia de segurança em tradução para o português, é uma forma de manter sua empresa protegida contra perda e corrompimento de arquivos guardados em computadores. Você já passou pela situação de ter “perdido” um documento importante que estava salvo no PC?
Perdas desse tipo podem ter diferentes consequências, indo desde à perda de tempo para refação do arquivo, chegando às perdas financeiras e de confiança do cliente envolvido. Os motivos para a perda de um arquivo também são variados: falha humana, falha da máquina, ataques ransomwares e outros.
Quando você cria o hábito de realizar backups você está zelando pela segurança do seu negócio e evitando uma série de transtornos operacionais. O backup garante a disponibilidade dos seus arquivos caso haja qualquer eventualidade com os originais.
Backup na nuvem x armazenamento na nuvem
O backup na nuvem é muito mais que a simples realização de cópias de segurança. Nessa modalidade você consegue reunir os benefícios da computação em nuvem à finalidade do backup: manter seus arquivos disponíveis e em segurança.
Backup na nuvem significa mais segurança, disponibilidade em tempo integral, mobilidade, economia de tempo, dinheiro e espaço, entre outras vantagens.
É importante saber que backup e armazenamento são duas coisas diferentes. O backup está sincronizado com o seu PC e, dessa forma, pode ser programado para realizar cópias dos arquivos salvos na máquina de forma automática.
O armazenamento na nuvem não realiza cópias de segurança e nem sincronização com a máquina.
Antes da nuvem o backup era realizado por meio da cópia dos dados em dispositivos de armazenamento físicos como: HDs externos, pen drives, CDs, disquetes e outras mídias de armazenamento.
O backup em dispositivos físicos demandava muito mais tempo e custo com mão de obra pois era 100% manual, dinheiro para compra dos dispositivos, espaço para guardar os dispositivos e ainda havia o risco do dano aos dispositivos usados para a cópia.
Como fazer:
Para utilizar o backup na nuvem você deve, em primeiro lugar, saber quanto de memória será necessário para realizar o backup de todos os seus dados atuais. A partir daí você vai avaliar os planos disponíveis e escolher aquele que melhor atende às suas necessidades.
Existem diversas empresas que oferecem esse serviço. A Indicca é uma delas. Nosso plano de backup é totalmente adaptável às suas necessidades, fácil de operar e conta com suporte especializado para te auxiliar em caso de dúvidas. Saiba mais.
Os preços variam de acordo com a necessidade de armazenamento. Dependendo da sua necessidade você pode encontrar até mesmo um plano gratuito.
Para automatizar o backup é recomendável que você estude a periodicidade ideal para sua empresa. Se o volume de entrada de dados e documentos novos for grande, o ideal é realizar backups diários.
Você pode optar por realizar essa sincronização a cada dois dias, uma vez por semana, duas vezes no mês, ou com o intervalo que melhor atenda às suas necessidades. Quando você automatiza o backup na nuvem você consegue eliminar uma tarefa burocrática da sua lista.
Mobilidade e Disponibilidade
Além da segurança, o backup na nuvem garante mobilidade e disponibilidade para o usuário. Isso porque os documentos e arquivos copiados para a nuvem podem ser acessados em qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.
Você precisa apenas realizar o login na conta do seu servidor de backup e todos os documentos e arquivos estarão imediatamente à disposição.
Essa característica do backup na nuvem é um diferencial para equipes que precisam trabalhar à distância e para empresas que costumam se encontrar com clientes fora do escritório.
Não é necessário se preocupar em levar documentos específicos ao encontro. Basta um dispositivo com acesso à internet e um login para que toda a documentação da empresa esteja à disposição.