Servidor de Arquivos compartilhe seus arquivos através da melhor tecnologia disponível. Como homologar a melhor tecnologia. Como avaliar o que a tecnologia disponibiliza e como isto pode interferir no dia a dia de compartilhamento.
O compartilhamento de arquivos, através de um Servidor de Arquivos, é sempre uma funcionalidade de produtividade. Então vale identificar as facilidades desta ferramenta para os usuários.
Pensando nas variantes da tecnologia temos:
- Servidor de Arquivos – Local;
- Servidor de Arquivos – Cloud;
- Servidor de Arquivos – Compartilhamento Office 365 – Onedrive;
Que tipo de demanda existe por parte dos usuários?
- Um trabalho em equipe, onde um faz e precisa de colaboração de terceiros;
- Onde a equipe não está no mesmo local físico de trabalho;
- Onde cada um possui um horário de trabalho;
- Um trabalho em equipe, onde as atribuições são diferentes e assim o acesso não é igual entre todos os membros;
Servidor de Arquivos compartilhe seus arquivos
O servidor de arquivo é uma ferramenta de colaboração e armazenamento de dados. Seja onde estiver, justifica estar sujeita a liberação por gestão de acesso, através de autenticação com chave de login e senha.
Servidor de Arquivos – Local
Servidor local é o modelo mais usado, mais tradicional e o mais vulnerável.
Antes de haver a internet, a condição só existia desta forma: local. Então é a forma mais difundida e popular.
O acesso é direto, via rede cabeada, utilizando ativos de Hub para criar barramentos de distribuição. Assim são feitas as conexões das estações com o servidor.
Por ser um contexto mais tradicional, que acontecia mesmo antes de aparecer a internet, temos um ambiente rico de detalhes e complexidades. Nem sempre existe um servidor, em alguns momentos uma estação compartilha os arquivos. Compartilhar uma estação é funcional e pouco burocrático, mas com risco muito alto.
Nem sempre existe um servidor, uma estação compartilha os dados!
Existe também um recurso muito utilizado para compartilhamento em ambiente local que é simplesmente publicando o endereço do servidor sem nenhum serviço de domínio. Sem o domínio, significa que não tem LOGIN e ACESSO. Ou seja, não tem controle de acesso, tudo está disponível sem gestão ou monitoramento.
Ambiente Local onde a conexão, eventualmente não precisa de Login e Senha,
aumenta o risco!
O serviço de domínio tem a função de criar um contexto de autenticação,criando assim, uma camada de segurança. Neste ambiente LOCAL é possível fazer sem este requisito, tirando uma burocracia, mas criando um contexto de vulnerabilidade forte.
As licenças nem sempre estão regulares e por isto não fazer as atualizações de segurança e correções. Antes não havia internet, mas agora existe e em função disto, a vulnerabilidade é grande. Não por conta do Servidor ser Local, mas por questões de falta de conformidades e pré requisitos nas adaptações.
Sem as atualizações e sem correções, as vulnerabilidades aumentam o risco!
O servidor Local é uma opção interessante como solução inicial. Mas, é preciso planejar as mudanças e começar a Transformação Digital.
Servidor de Arquivos – Cloud
Servidor Cloud é um contexto moderno, já chegou com a internet e tem assim menos tempo de implementação. A implementação já sugere um amadurecimento da equipe com planejamento e segurança.
A questão de segurança é sempre um requisito importante, por que na internet, estamos em um contexto de rede pública. Por isto, criar formas de autenticação e gestão de acesso (Servidor de Fronteira ou Firewall) é tão importante!
Nesta condição o servidor que é um HARDWARE é contratado conforme demanda, como serviço e com pagamento de locação. Assim, não precisa se preocupar com o UPGRADE da tecnologia. Como estamos lidando com ambiente virtualizado, a tecnologia naturalmente evolui.
Mesmo estando em Cloud o Servidor precisa ter todas as preocupações de Segurança da Informação:
- Controle de acesso via Autenticação Login e Senha;
- Backup e Teste de Restore (Validando o tempo de recuperação do ambiente de produção);
- Controle de atualizações e correções dos sistemas para reduzir os riscos e vulnerabilidades cibernéticas.
Servidor de Arquivos – Compartilhamento Office 365 – Onedrive
O Servidor de Arquivos Office 365 – Microsoft Onedrive, é uma funcionalidade do APP. O servidor de arquivos deixa de ser um produto e se torna na integra um serviço de compartilhamento seguro. Os dados estão na sua estação, sincronizados com a nuvem da Microsoft e compartilhados com os usuários que permitir. Lembrando que o conceito do Servidor de Arquivos é permitir o acesso compartilhado, e isto acontece de forma natural.
Por exemplo, uma estação que tem o Onedrive ativo, tem os dados armazenados na própria estação e sincronizados de forma automática para a nuvem.
O acesso aos dados pode ser direto na estação de trabalho. Pode também ser acessado através do portal WEB Office 365. A autenticação é memorizada pelo computador, mas de tempo em tempo a Microsoft força a redigitação, com o objetivo de melhorar a segurança.
A internet é o meio do compartilhamento. Sem a internet o conceito se perde. Então, mesmo que esteja trabalhando OFF LINE numa condição MODO AVIÃO, ou que não tenha acesso à INTERNET, ao se conectar vai receber as atualizações e também prover para a nuvem suas novas versões dos arquivos trabalhados. O controle de versão permite ajustar, mesclar ou criar outros documentos para evitar a perda de trabalho de terceiros com quem compartilha.
Como existe um controle de versão, pode se recuperar uma versão anterior e assim ter acesso em uma condição de backup seguro, que o próprio sistema faz.
Como trabalhar o compartilhamento como demanda ou necessidade de produtividade
Assim o contexto de Servidor de Arquivos, seja no tradicional, em cloud, ou no serviço Microsoft Office 365 Onedrive vai deixando de ser relevante. Relevante é o compartilhamento e a produção multiplicada pelas várias mãos que fazem acontecer. Entender o compartilhamento pode ser a diferença de estar ou não participando da transformação digital das conexões humanas no trabalho.
O trabalho vai deixando de ser algo relacionado a um período de tempo. Visto que se produz quando estiver disponível. Uma vez que participa quando estiver requisitado. Sem dúvidas trabalha de acordo com a demanda e a sinergia que acontece entre as pessoas . Sim, acontece de forma natural e digital.
Isto é, com acesso a múltiplas plataformas, à internet por diversos meios, produzir significa estar disponível e pronto. Por certo a multiplicação da energia acontece, uma vez que a internet conecta as pessoas e suas competências. Em resumo, o trabalho está compartilhado de forma natural.