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13/11/2018

RD Summit 2018 percepção do tempo de aprender

RD Summit 2018 a minha visão do evento de Marketing Digital

RD Summit 2018 percepção do tempo de aprender. O evento de Marketing Digital que levou a FLORIPA mais de 13 mil pessoas para estudar, criar conexão e multiplicar conhecimento.

RD Summit 2018 percepção do tempo de aprender (#RDSummit), minha versão do Maior Evento de Marketing Digital da América Latina.

Foram 3 dias de evento e assim em vários palcos trilhas de informações conectando tudo a todos. O espaço #RDSummit2018 foi incrível. Havia palestras acontecendo de forma simultânea de 08h às 18h. De acordo com o perfil de cada participante, eventualmente difícil de decidir para onde ir e bora aprender mais.

O espaço #RDSummit2018 foi incrível

A minha percepção já na quarta edição presente, é que mesmo que alguns estejam falando o mesmo, falam de forma diferente. Falam localizado no tempo de agora. Mostram que vender sempre é uma ação de troca, mas feita de forma exclusiva e deve ser encantadora.

Este ano a Transformação Digital com Inovação parece ter sido a questão da MODA. Os bots que são sempre uma linha de tendência, vieram com a transformação. A transformação mostrando o quanto o lado humano precisa estar presente. O lado humano que faz a diferença no treinamento e na condução da construção da Inteligência Artificial que aprende. Aprende mas precisa ser direcionada. Como uma criança que aprende, criar uma personalidade é uma questão de educação. O aprendizado do Bots são acelerados, mas ainda assim precisam ser trabalhados.

O articulador do evento foi o Murilo Gum. Ele esteve presente todos os dias criando assim a conexão do Bom dia, Boa tarde e a Cervejada do final do dia. Uma conexão cheia de energia e bom gosto. Inusitado, criativo e fantástico condutor de energia e gerador de conexão. Conexão é a palavra chave deste evento!

Inusitado, criativo e fantástico condutor de energia e gerador de conexão

Vale dizer que o evento em parte é o conteúdo preparado pela equipe da Resultados Digitais. Uma outra parte, quase tão importante, somos todos os participantes. O evento é para se fazer  NETWORKING, criar oportunidades e assim fazer com que esta reunião seja muito mais. Muito mais que aprender é a possibilidade de troca de experiências e até de criar parcerias em outras partes do Brasil.

Conexão é a palavra chave deste evento!

Cronograma de atividades

Dias  07, 08 e 09 de novembro de 2018 aconteceu o evento de Marketing Digital em Florianópolis. Reunindo os papas do conhecimento, as ferramentas que tem feito a diferença. Também nós os seguidores desta trilha de fazer conexão com o cliente via internet.

Dia  07 – Primeiro dia (Quarta feira)

  Abertura Plenária Murilo Gum

Imagem relacionada

Reflexão – Capacidade de imaginar

Reflexão – Aprender para destruir e reconstruir

Sem mudar não tem efeito

O trabalho é desafio de mudar

Aprender a desaprender e reaprender novamente.

Martha Gabriel – Autora Best Seller e Consultora

Autora de 5 livros, inclusive o best seller “Marketing na Era Digital” e “Educ@r: a (r)evolução digital na educação”, Martha Gabriel é considerada uma das maiores especialistas nas áreas de inovação e interatividade no Brasil

Martha Gabriel

Inteligência artificial já é uma realidade e cada dia mais presente no dia a dia. Os exemplos não param, então identifique como e se adapte a este contexto. Isto ficou muito claro na apresentação da Martha. Se aprender e se familiarizar poderá fazer a diferença no processo humano e tecnologia.

#FicaaDicca – competências

  1. Empatia
  2. Ética
  3. Emoção

Reflexão – IA – Inteligência Artificial @VoceEueOsRobos

Filmes que geram insights

Autor Alan Turing (Teste de Turing)

Vai acontecer, então se preparem, se ainda não acredita olhem para a história e veja o que já aconteceu.

Mudança vai ser um complicador para todo mundo!!!! Quem estuda e quem não…. Disruption – disruptivas

Pessoas medíocres com o auxílio da tecnologia são melhores que o mais experiente dos profissionais na área. Veja o Waze! Por meio do app, alguém que nunca dirigiu no Rio de Janeiro, por exemplo, pode conhecer o trânsito do local muito melhor que os próprios residentes.

Então está na hora de no mínimo se ajustar a tecnologia. #ficaadicca 

Ou melhoramos todos ou vamos ser superados por medíocres – #ficaadicca

Treinar e se habilitar! Valores do ser humano! Vale trabalhar a diferença e valores

Tenda 1 – Piangers 10:35

Marcos Daniel Piangers Barros é um radialista, apresentador e colunista brasileiro. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ingressou no Grupo RBS ainda durante a faculdade, quando começou seu trabalho de apresentador e jornalista em Florianópolis.

Marcos Piangers

 

Fazer diferença – relação humana

Reflexão – A mudança que você faz no mundo!

Piangers afirma que não podemos permitir que a tecnologia nos faça perder o que temos de mais humano: nossa criatividade e nossa interação com outras pessoas

Como fazer o futuro?

Projeto Oxigênio!!!!!

Grandes líderes/gestores de pessoas apresentam 8 características:
a. São bons coaches
b. Empoderam (empower) seus times e não praticam micro-management
c. Se preocupam genuinamente com o sucesso e bem-estar dos membros dos seus times
d. São produtivos e orientados para resultados
e. Se comunicam bem
f. Se preocupam com o desenvolvimento de carreira dos membros dos seus times
g. Têm uma visão/estratégia clara para seu time
h. São tecnicamente competentes, de modo a ajudar e direcionar seus times

 

Renata Centurion

Palestra “Sales as a Science”

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Vendas como Ciência

Escalar demanda métrica

Expectativa dos clientes?

? Não pode depender o Super Star ? Ele acaba sendo temperamental

Transforme o modelo de sucesso em registro. Documente.

A equipe precisa ser eficiente e não um membro da equipe, assim treine como ciência e transforme em processo a competência de vendas. Todos tem que estar alinhados e preparados. O resultado só será eficiente e garantido quando todos participam e se preocupam. Sobretudo quando todos estão preparados para cumprir suas metas. Talvez este valor “Estar preparado” seja o ponto de treinamento para que a equipe seja vencedora na competência de vendas.

Treinamento uma constante

 

Lucia Haracemiv Palestra – Entra a Ciência e Sapiência “Como manter consistente no batimento das metas de vendas”

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Uma palestra da Lucia em 2016 (o tema de métrica nunca fica velho, ou perde o seu valor)

#ficaadicca Rubem Alves – Autor

Organização

  • Organismos vivos
  • Prisões psíquicas
  • Máquinas
  • Cérebros
  • Sistemas políticos
  • Cultura

Ciência é dever de casa

  1. Atrair
  2. Converter
  3. Relacionar
  4. MQL
  5. Qualificação
  6. Apresentação
  7. Proposta
  8. Negociação
  9. Fechamento

Processo que funciona em ciclo com retro alimentação. Desta forma na medida que vai se tornando mais eficiente vai gerando resultados mais consistentes.

Reflexão “Sua empresa ocupa a posição que você imagina na cabeça do seu PÚBLICO? E no GOOGLE?”

Reflexão – Sem atração, não tem como estar na mente do cliente e muito menos na mente dos ROBÔS de busca e assim ninguém vê e ninguém compra.

Eric Santos – Resultados Digitais, novidade de ter um CRM próprio

Co-fundador e CEO da Resultados Digitais. Engenheiro de controle e automação, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nos últimos 16 anos trabalhou em diversas startups e empresas de tecnologia desenvolvendo produtos e estratégias go-to-market, nacional e internacionalmente.

Eric Santos

 

Vitor Peçanha – “À prova do futuro: como entender psicologia é o maior diferencial de um marketing duradouro”

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“O Marketing muda o tempo todo e muitas vezes nos distraímos e esquecemos de olhar para aquilo que não muda: as pessoas estão envolvidas. Com um misto de psicologia e interação, o único jeito de ser um bom profissional de marketing é entendendo como as pessoas pensam e funcionam”

Muitas vezes nos distraímos e esquecemos de olhar para aquilo que não muda: as pessoas estão envolvidas.

  • Emocional
  • Mudança
  • Distração (por que perdemos a atenção pela distração)
  • Atenção no que é pedido, na demanda e aí eventualmente criamos sem prestar a atenção
  • Pessoas
  • Pesquisa
    • Contexto
    • Tempo de preconceito (briga)
    • Entenda o público
  • Faça conteúdo
    • Mude a posição
    • Veja a onça camuflada, avalie seu anúncio
  • Atenção do público
    • História ajuda … Conte histórias

Se pedir opinião… Vai receber um crítico e afastamento no sentimento

Se pedir apoio vai receber um parceiro e aproximação

#ficaadicca para Marketing de Conteúdo – Um post bom precisa de na criação de pelo menos 10 títulos para testar e validar um!

Robert Cialdini – Influence at Work

Autor best-seller de The New York Times, passou toda a carreira dele investigando a ciência da influência, que lhe valeu uma reputação internacional como especialista nas áreas de persuasão, compliance e negociação.

Robert Cialdini

Dê o primeiro passo na proposta de troca, a venda não é uma entrega, mas uma troca. Tenha isto sempre como grande verdade.

Retribua antes no processo de troca, entregue primeiro. O cliente tem oportunidade de ir embora, faça a diferença e inicie o processo de retribuição primeiro.

Princípios

  1. Reciprocidade
  2. Escassez  (mostre que tem pouco)
    1. Pode ser quantidade
    2. Pode ser por tempo limitado
    3. Medo de perder deve ser o sentimento
    4. Use verdade
  3. Autoridade
    1. Diminui a resistência
    2. O que está gerando credibilidade
    3. Colabora com a intenção
    4. Comprovação social
  4. Consistência
    1. Capacidade de fazer
    2. Mostrar a capacidade
  5.  “Liking”
    1. Gostamos de semelhantes
  6. Consenso

Persuadir é aplicar a energia positiva na troca. Mostrar que não está simplesmente preocupado com a negociação, mas, de verdade, se comprometer com o cliente. Se comprometer mesmo antes dele ser seu cliente.

 

Dia 08 – Segundo dia (Quinta feira)

Jacco VanderKooij

Jacco VanderKoij

“Entenda porque vendas é como um esporte em equipe e o que acontece com as pessoas dentro destas equipes. Você não é mais dependente de super estrelas de vendas, envolva seu pessoal em um processo científico de vendas para que seja executado em equipe”

Identifique os momentos mágicos, quais são os 7 momentos mágicos

  1. Comprar, não vender
  2. Mobile, não on-line
  3. Alta velocidade
  4. Nova ciência: adicionar, multiplicar e exponencializar
  5. Propósito
  6. Trabalhar por dinheiro?
  7. Busque um ‘Popsicle hotline’

Venda precisa ser uma pegada de energia – Estudem / Pratique / Coaching

10% na sala de aula

20% pratique com o time

Testando e arriscando

70% cenário da vida real para certificar o conhecimento aprendido

Cada um ensina um!

Faça Coaching com outros

Com ou sem você vamos fazer! Posso fazer com você ou sem você, não dependo mais de você, mas seria legal fazer com você

(Produção no RD Summit) Tempo de trabalho – Seção de Consultoria com “Catatau”

Tanto para aprender, tanto sendo ensinado e uma oportunidade de falar com a Equipe da Resultados Digitais. Foi assim que uma parte da manhã, no segundo dia, tive a experiência de estar com a Ana Luiza Franz e com o Rodrigo Fernandes da Costa (Catatau).

O processo de avaliar o perfil de cliente, de aproximação e assim criar uma jornada de atração para INDICCA no RD Station.

Experiência na Pratica com RD Station

 

A Ana Luiza tem sido o principal contato para transformar nossa experiência de usuário. O Rodrigo (Catatau) fez a ponta técnica e de experiência. Então #ficaadicca de quem precisar, os dois são muito mais que 10. Como estou aqui registrando a minha percepção do #RDSummit2018 fica também a parte de produção com aprendizado na prática.

#ficaadicca de quem precisar, os dois são muito mais que 10

Fica assim também o reconhecimento pela dedicação e comprometimento com a causa do Marketing desta dupla. Pelo que  tenho vivido uma multiplicação de saber e compromisso com cliente.

 

Rafael Rez – Neurostorytelling: como contar uma boa história usando recursos de neuromarketing

“Entenda quais são as características do conteúdo que conta uma boa história usando argumentos racionais e recursos emocionais que ajudam o cliente a tomar a decisão de comprar”

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#ficaadicca para assitir o “O Poder do Mito

O conhecimento de como negociar, imaginando que estamos sempre lidando com racional e emocional. Mesmo nas empresas, nas compras corporativas a decisão acaba sendo uma experiência. Assim se tem experiência, tem emoção.

A Estrutura da História

  1. Ato 1
    • Gancho
    • Descoberta Inicial
  2. Ato 2
    • Conflito
    • Desafios
    • Mudança de ritmo
  3. Ato 3
    • A grande virada
    • Clímax e vitória final

História  – Personagens e Momentos

Conte a história e encante o cliente com conteúdo. Uma história tem maior capacidade de conversão.

  1. O herói (o cliente)
  2. A ameaça
  3. O antagonista (o chefe)
  4. O mentor
  5. O elixir
  6. A provação
  7. O caminho da redenção
  8. A vitória (conversão do cliente)

Expectativa Viés Cognitivo – Taleb

É mais fácil concordar com aquilo no que já acreditamos

  1. Não aprendemos regras nem estatísticas, aprendemos única e exclusivamente fatos
  2. A incapacidade de prever situações atípicas, pressupõe a incapacidade de prever o rumo da história, permitindo a surpresa com a história
  3. Temos tendência para aprender o particular e não o geral
  4. Quem procura confirmação encontrará confirmação suficiente para se enganar! A história ajuda a encontrar confirmações convergentes com o ponto de vista do sujeito;
  5. Tendemos a sofrer do “Efeito do falso consenso”, aliando nos a pessoas que pensam de forma idêntica à nossa e rejeitamos as que pensam de forma diferente, validando um “falso consenso” das nossas opiniões. As histórias que ajudam o “falso consenso” são mais aceitas.

conte a sua história - RD Summit 2018

Falso consenso, falando para os pares que pensam iguais e não para grupos de pessoas que pensam diferente. Então haverá sempre resistência para apoiar o contra senso. Assim, desta forma, talvez a verdade não esteja no consenso, mas no contra senso.

#ficaadicca – Roberte Cialdini “principios da persuasão” evite a mensagem direta, sempre vai soar muito estranha. Melhor criar filmes mentais e promover debates para direcionar a sua mensagem.

“Princípios da persuasão”

  1. Afinidade
  2. Autoridade
  3. Coerência e Compromisso
  4. Escassez
  5. Prova Social
  6. Reciprocidade

#ficaadicca – Ancorar o valor no topo

O valor a ser mentalizado não é o da negociação, mas o que vai gerar valor de reconhecimento da marca.

Exemplo – Quando o Apple Watch foi apresentado ao público foi criado com o valor de u$ 14 mil dólares, tinha uma caixa de ouro. O produto não se tornou popular, mas estabeleceu o senso de valor, a âncora. Quando o relógio chegou ao mercado pelo valor de U$ 1 mil dólares se tornou popular. O valor não parecia alto, uma vez que estava ancorado em 14 vezes o valor atual.

#ficaadicca – Reflexão (Conte sua história)

Como meus clientes se sentem em relação ao meu produto?

Qual a causa que nós defendemos?

Como estamos mudando o mundo com o que fazemos?

Nem todos estamos envolvidos com grandes ações, mas reconhecer e entender o que o cliente percebe da nossa marca é fundamental para se trabalhar o Marketing. Sobretudo buscar resultados.

Encontro com a galera do #SMXP foi incrível #SMXPnoRD

Assim é o networking da galera de Marketing Digital. Este ano, sou um membro aprendiz do SMXP e pude estar com a galera que foi para aprender e ensinar.

Desta forma assim conhecer os feras deste grupo #SMXP de troca de experiência, conhecimento e muitas ideias.

Roni Cunha – Evolução exponencial – Como se tornar um unicórnio

Você ou sua empresa ainda vivem na Velha Economia? Ainda acreditam que impor ofertas ao cliente ou usuário é o caminho mais seguro para garantir sucesso do seu negócio? Cuidado, isso é uma armadilha! O mundo está mudando rapidamente.

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Cultura – 7 princípios da Evolução Exponencial

  1. Cultura do Cliente
    • Tudo que você fizer tem que ser pensado para o cliente (melhor experiência). Não é como você quer, e sim como o cliente quer. Você precisa aprender a escutar o cliente.
  2. Sim é possível
    • Crença: sempre tem uma saída
  3. O novo vem
    • Buscar desafios constantemente (ser ativo e não reativo ao novo).
  4. Vamos errar
    • Negligência X tomada de risco. Combine que você está assumindo o risco.
  5. Postura de dono
    • O problema é meu. Existem dois tipos de pessoas no mundo: as pessoas que reclamam e as que resolvem. Você tem que ser a segunda.
  6. Viver no desconforto
    • Não dá para ficar parado num cenário de mudança constante, e para isso, você deve sair da zona de conforto e conviver bem com essa realidade.
  7. Foco e obsessão
    • Não deixe se desviar do seu foco. Escolher 3 ou 4 coisas e faça bem feito.

Ricardo Amorim

Ricardo Amorim é um economista, apresentador de televisão, empreendedor, palestrante brasileiro, colunista da Revista IstoÉ e da Gazeta do Povo. e autor do livro Depois da Tempestade. Foi comentarista da Rádio Eldorado no Programa Economia e Negócios. Desde 2009, dirige a Ricam Consultoria

Ricardo Amorim

O munto na linha do tempo! Desde a criação até hoje em um minuto. Assim 4.6 bilhões de anos se passaram. Convertendo está linha do tempo para minutos, estamos no mundo a 12 minutos. Parece pouco. Da era digital para agora seriam alguns segundos. Então o tempo é isto, rápido para quem está fazendo a transformação digital.

  • O óbvio não existe! Pense diferente!
  • Ecossistema parceria pode fazer diferença
  • O Brasil tem o PIB igual à soma da Amazon + Apple!

 

  • Nossa oportunidade ficou absurdamente maior!!!

Com a saída da Ex Presidente Dilma, entrada do seu Vice já tivemos uma melhora. Com a entrada do novo governo, principalmente com percepção que ele está com a confiança do mercado. Assim a expectativa é de tendência de alta. Podemos ter anos de muita produção de riqueza.

Considerando que depois de um vale, neste caso um vale histórico de queda no período de 2013, seguidos de mais dois ainda piores. Assim como a expectativa de fecharmos 2018 com um crescimento pequeno. O retorno é uma tendência acompanhada pelo gráfico que após três ou quatro anos de VALE HISTÓRICO acontece crescimento recorde. A expectativa será de crescimento recorde para 2019. Segundo o Ricardo  Amorim

#ficaadicca “criatividade com Nota Fiscal é inovação”

Yvonne Cagle – O próximo passo do RD Summit é o RD Mars

Yvonne Darlene Cagle é uma astronauta americana

Yvonne Cagle

A inovação acontece em todos os processos e não seria diferente na NASA. A transformação da NASA é levar a humanidade para Marte. Criando um desafio não de destino, mas de como chegar ao destino. Melhorar o tempo de viagem para que possamos aprender mais  rápido e assim usufruir mais deste conhecimento.

O destino MARTE é o objetivo da NASA. Parecia  impossível mas chegamos na LUA. Parecia impossível para já atingimos  MARTE com sondas e assim já temos alguma experiência.

Yvonne contou sobre como chegou a ser astronauta, o que pensou quando chegou ao espaço, por que muitos estudos são desenvolvidos no espaço e por que se envia seres humanos para lá.

Nós iremos à Marte

“Nós iremos à Marte.” Essa frase poderia ter sido dita em um filme de ficção científica (e já deve ter sido), mas ela está muito próxima de ser realidade. E quem disse isso para mais de 10 mil pessoas foi ninguém menos que Yvonne Cagle, astronauta da NASA.

 

Dia 09 – Terceiro dia (Sexta feira)

Murilo Gum abriu a sexta feira com está reflexão que vale um registro neste diário de aprendizagem. Está abertura foi em função da Yvone, com o registro e expectativa de em algum momento o RD Marte. Então desta forma #ficaadicca

Se encontrar com um extraterrestre, isto mesmo, um ET não faça estas três perguntas:

  • Quem é vc?
  • De onde vc veio?
  • Porque vc veio aqui?

Na hipotese, alimentada pela imagem de um RD Marte, a resposta do ET poderá ser:

  1. a primeira pergunta ele responderá – E você sabe quem é você?
  2. a segunda pergunta ele responderá – Você sabe de onde você veio?
  3. a terceira pergunda ele responderá – Para te ajudar a responder às duas primeiras perguntas!

Então vale refletir o que vomos fazer em Marte!

 

Tim Ash quer que você foque na biologia, e não na tecnologia, para vender mais #RDSummit

Tim Ash no RD Summit pelo registro do RD

As pessoas são preguiçosas, impacientes e gostam de escolhas simples.

A princípio, parece ser uma análise pejorativa da condição humana. Porém, o que o palestrante quer dizer é que os profissionais de marketing precisam trabalhar para facilitar as decisões dos consumidores.

O funcionamento do cérebro

Tim Ash falou muito sobre o cérebro. Ele explicou que nosso principal órgão, que apesar de só ter 2% do volume do nosso corpo consome 20% da energia, só se preocupa com 4 Fs (em inglês):

  1. Fighting: ele está sempre preparado para brigar e derrotar possíveis inimigos ou predadores
  2. Flying: se concluir que não pode derrotar o inimigo, vai fazer com que fujamos o mais rápido possível
  3. Feeding: nosso cérebro quer comida para se manter funcional.
  4. Fornication: a transmissão de um legado geracional ocupa bastante o nosso cérebro.

Decisão é baseada no cérebro e nas emoções – Três partes

  1. emoção
  2. razão
  3. reação

Somos preguiçosos, precisamos de decisão simples e mais fácil. Leve facilidade para o seu cliente e não um mapa para decifrar.

Na maioria do tempo estamos no piloto automático, não estamos raciocinando sobre questões, apenas assistindo e comprando.

Limite a escolha para facilitar, resolva os problemas para o seu cliente, se for possível deixe somente o SIM e link para pagar. O não estará no ir embora do site, nem precisa de estar na opção.

se for possível deixe somente o SIM e link para pagar

Assim terminou a minha participação no RD Summit 2018. Havia programado para isto, voltar e ainda pegar a estrada Rio de Janeiro – Ubá em uma parte ainda durante o dia. Assim sai no final da manha.

Espero que seja tão rico este conteúdo para você leitor como foi para mim. Foi legal o registro para assim consolidar  ainda mais o conhecimento que aprendi.

#ficaadicca (eu aprendi que temos que transformar e assim inicialmente vi o #ficaadica da Martha Gabrielque gostei tanto e apliquei os 2 Cs da INDICCA. Assim multiplicando o conceito de duplo compromisso com o cliente, fica o meu registro deste evento. Este evento INPAR no conhecimento, no aprendizado, no reconhecimento de o Brasil é o lugar de estar e fazer diferença 

#ficaadicca – Obrigado a Resultados Digitais por proporcionar aos profissionais de marketing digital este ambiente rico e positivo.

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

2 Comentários

  1. Catatau disse:

    Pedro, aqui é Catatau da RD.

    Fiquei muito feliz em ler seu post, por saber que aproveitou ao máximo este evento que realizamos com muito carinho, mas principalmente que nossa conversar foi produtiva para você. Fiz de coração e fico feliz do impacto que causou e que já conseguimos deixar alguns ações rodando! 🙂

    Mas e ai, preparado para Transformação Digital?
    Só reforço que comentei contigo que, toda mudança é difícil, mas que ela precisar ser iniciada. E sinto muito isto em você, que agora é o seu momento e da Indicca em começar e iniciar esta transformação digital. Não é fácil, não é simples, mas as vezes é necessário começar e você pode contar sempre comigo, com a Ana Franz e com toda equipe da RD para isto. Ta bom?

    Adorei te conhecer e obrigado pelo carinho! <3
    Um grande abraço da equipe RD e, em especial, do seu amigo Catatau.

    • Rodrigo, obrigado pelo registro e pela dedicação. Com certeza nenhuma jornada é fácil, mas o propósito nos mantém no caminho. Que o esforço, a prática com técnica gere os resultados. Valeu.

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