Entenda como funciona um Firewall
Entenda como funciona um Firewall
08/05/2018
Agendamento um APP Office 365 - Um facilitador com valor agregado!
Agendamento um APP Office 365 – Um facilitador com valor agregado!
16/05/2018

Office 365 Microsoft colaboração e tecnologia

Office 365

Office 365 colaboração e tecnologia Microsoft. Uma ferramenta que já é popular entre os usuários ganha com a assinatura uma gama de funcionalidades e serviços. Isto mesmo a assinatura é muito mais que produtos. A assinatura é tecnologia de produtividade e colaboração.

No ebook da Microsoft sobre 9 mitos sobre a migração para nuvem “empresas já comprovaram o ganho de produtividade e redução de custos com a migração para a nuvem. Mas, com tanta informação contraditória circulando na Internet, nem todas realmente entendem o que isso significa ou no que implica exatamente.

Quais são os mitos para se discutir:

  1. O Office 365 é apenas uma versão das ferramentas do Office na nuvem e posso usá-lo somente online.
  2. Se nossos dados forem migrados para a nuvem, nossa empresa não terá mais controle sobre nossa informação.
  3. Manter os dados em um local físico é mais seguro do que na nuvem.
  4. Tenho que migrar tudo para a nuvem; é um cenário de tudo ou nada.
  5. A migração para a nuvem é muito complicada para a minha empresa gerenciar.
  6. Espionagem corporativa, ladrões cibernéticos e governos terão acesso aos meus dados se estiverem na nuvem.
  7. O Skype e o Skype for Business são a mesma coisa.
  8. O Email não fica mais simples na nuvem.
  9. As atualizações constantes do Office 365 prejudicarão o desempenho de aplicativos importantes para o meu negócio.

Office 365 colaboração e tecnologia

Veja como os mitos e seus esclarecimentos para o processo de migração para Office 365 Microsoft

O Office 365 é apenas uma versão das ferramentas do Office 365 na nuvem e posso usá-lo somente online.

O Office 365 é muito mais que uma versão de ferramentas de produtividade, mas complementa com funcionalidades e serviços que otimizam a capacidade de trabalho e colaboração;

Ao mesmo tempo pode ser utilizado na versão ON LINE ou OFF LINE, estando conectado ou não na internet.

De acordo com pelo menos três versões existe:
  • Essencial (que vem completa, para uso exclusivo On Line)
  • Business (não tem a parte de mensageria (Conta Exchange), pode ser utilizada tanto On Line quanto Off Line)
  • Premium (que vem completa, para uso On Line ou Off LIne)
Versão de produtos e serviços incluídos nas assinaturas

Office 365 ProPlus ou Office 365 Business, o aplicativo de área de trabalho do Office que você já conhece e usa, incluindo Microsoft Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote, com o benefício adicional de ser licenciado, implantado e atualizado como um serviço.

Estes aplicativos são instalados em seu dispositivo, computador, tablet ou celular, e portanto, estão disponíveis mesmo quando você não estiver conectado à Internet. De fato você ainda tem a opção de armazenar os arquivos na nuvem, salvando espaço e memória no seu dispositivo.

Exchange Online para email e calendário.

SharePoint Online e OneDrive for Business para colaboração, sites, fluxos de trabalho, armazenamento e compartilhamento de arquivos.

Skype for Business para ligações de voz, mensagens instantâneas (IM), reuniões e apresentações à distância

Yammer, uma rede social exclusiva da sua empresa.

Office 365

Se nossos dados forem migrados para a nuvem, nossa empresa não terá mais controle sobre nossa informação.

Com toda certeza o grande VALOR da NUVEM é disruptura de efeito com a manutenção de hardware. De mesma forma Manutenção ou Upgrade de máquinas. Dessa forma os recursos passam a ser locados de uma forma que se tornam transparentes para o usuário. Assim sendo a visão passa a ser apenas da camada de aplicação e dados.

A saber o controle não se perde, na realidade passe a ser o foco da Equipe de TI e usuários. Como resultado não existe mais necessidade de preocupação com atividades relacionados a equipamentos, todo o tempo e energia fica para gestão, segurança, aplicação e dados.

Office 365

 

Manter os dados em um local físico é mais seguro do que na nuvem.

 

Decerto que o ambiente LOCAL justifica um foco de trabalho em infraestrutura de equipamentos. Ademais das questões relacionadas a login, controle de atualizações de Sistemas e Aplicações e ainda monitoramento.

Considerando que o ambiente NUVEM já se contrata com um contexto com uma segurança profissional para ambiente físico. Dessa forma já estamos, então, lidando com um recurso avançado de segurança. De fato muito melhor que em ambiente local. Pelo menos com um custo compartilhado entre várias empresas, viabilizando financeiramente uma estrutura de segurança robusta. Assim justificando uma eficiência contratada melhor.

Como os sistemas e aplicações são legados, licenciados, todos podem ser atualizados e corregidos para as falhas. Ao passo que normalmente ainda não é uma realidade nas empresas. Dessa forma pontuando novamente a versão de nuvem como melhor que a local.

Diante de recursos compartilhados, facilitando as contratações, avalie a condição de energia, contingências elétricas e de desastre do ambiente local e vai perceber que em ambiente de nuvem a condição de ser melhor e mais seguro é mais fácil de acontecer.

Office 365

Tenho que migrar tudo para a nuvem; é um cenário de tudo ou nada.

A quantidade de servidores e serviços depende do projeto e assim a condição de levar tudo ou nada é um requisito de projeto e não um pré requisito de tecnologia. Assim ter um ambiente exclusivo ou hibrido é uma condição de projeto e de decisão do gestor.

Estar na NUVEM é uma solução melhor, mas se a aplicação for baseada em tecnologia que não suporta está inovação, não há o que fazer. As aplicações antigas justificam a manutenção em ambiente local. Lembrando que para isto a demanda de gestão de segurança são mais necessárias. Uma aplicação antiga, normalmente não suporta também as novas versões de sistema operacionais. Os antigos sistemas operacionais não tem mais atualizações e/uo correções, estão mais vulneráveis.

A solução hibrida é uma oportunidade de aprendizado e vale ser pensada, principalmente nas condições iniciais, quando a equipe ainda tem cultura de cloud. 

Office 365

A migração para a nuvem é muito complicada para a minha empresa gerenciar.

O valor de ser ou não complicado pode estar na complexidade da tecnologia. Embora sim, seja complexo, a console de operação é muito similar a que o usuário já vive na rede local. Então o valor “muito complicado” pode ser mais um receio de estar com os dados em um ambiente que não é físico para o gestor. Sim o ambiente não é fisico para o gestor, mas é físico, existe e como qualquer CPD tem os recursos necessários de energia e hardware. Sim, também para a condição de que as contingências e capacidade de inovação são maiores. Como tudo é compartilhado, o custo é reduzido quando se considera um cliente, mas o montante é alto quando se fala dos montantes investidos.

Quando se está local acabamos negligenciando muitos valores de segurança e preocupados apenas com a funcionalidade da operação. Neste caso é sim uma questão de que na nuvem as condições de segurança precisam sempre estar à frente. A estratégia não pode ser “meia boca”, precisa ser profissional e ai pode ser considerada por usuários que na função de gestor classificam como “muito complicado”.

Considerando o Office 365 Microsoft a solução é de console para nível de usuário. Muito simples e nada complicado. Mesmo soluções de são similar “Servidor de Arquivo On Line” são compartilhamentos que o próprio usuário pode fazer acontecer.Office 365

Espionagem corporativa, ladrões cibernéticos e governos terão acesso aos meus dados se estiverem na nuvem.

Quem pode acessar os seus dados? Você, com o seu login e senha. Senha é uma atividade complicada, vale muito estudo, políticas precisas e monitoramento para garantir sua eficiência. Veja um pouco mais sobre senhas em Senhas Fracas; As piores senhas do mundo;

O provedor de Cloud pode acessar os seus dados? O acesso é restrito ao usuário administrador e seus usuários. Para um gestor da infra da nuvem ter acesso, antes, terá que ter acesso a algum serviço de conexão com o seu ambiente de produção. Então a resposta é não, desde que esteja seguro que você ou sua equipe sejam realmente os donos da gestão do servidor.

Em ambiente de rede local isto é um grande problema. Muitas das vezes, negligenciamos o processo e ai aparece brechas na segurança. Como o acesso é direto, tudo fica muito fácil. 

Está discussão é uma questão de Segurança da Informação para ser trabalhada na Estratégia de Negócios da empresa. Em qualquer que seja o lugar que esteja os dados e informações é necessário se preocupar e agir. A Segurança é uma atitude de acompanhamento e atitudes.

Office 365

O Skype e o Skype for Business do Office 365 são a mesma coisa.

O Skype que você usa em casa é ótimo para um número pequeno de usuários e é gratuito, a menos que você queira comprar crédito par fazer ligações para linhas fixas e telefones celulares.

O Skype for Business permite adicionar até 250 pessoas em uma mesma reunião online, oferece uma segurança de nível empresarial, permite gerenciar contas de funcionários e é integrado aos seus aplicativos do Office

Se o remetente não estiver ON LINE a mensagem vai chegar para ele via e-mail, mostrando que a integração com a solução office 365 é nativa e considerada valor. Uma valor de eficiência, integração e colaboração.

Office 365

O Email não fica mais simples na nuvem.

O serviço de e-mail deixa de ser uma simples repositório de mensagens e passa a ser um integrador de informações.

O serviço de e-mail é um aplicativo administrado como ferramenta para infra da cloud Microsoft. Está função deixa de ser uma responsabilidade da equipe interna.

Os e-mails passam a estar disponíveis em qualquer ambiente de conexão do usuário, seja computador, seja note, ou o smartphone. Uma mensagem não mais precisa ser baixada, ela está disponível até que você, usuário, delete a mesma. Mesmo assim ainda existe funcionalidades de recuperação disponíveis.

Os e-mails ficam mais simples pelo ponto de vista da Equipe de TI. Também para o usuário que não precisa ficar re encaminhando, por exemplo, quando vai para casa e vai ter responder em outro momento. O e-mail está onde ele estiver conectado a internet.

Office 365

As atualizações constantes do Office 365 prejudicarão o desempenho de aplicativos importantes para o meu negócio.

As atualizações são parte natural de qualquer código do contexto da informática. A atualização acontece para promover melhorias. Também para implementar novas tecnologias. São necessárias para promover correções de códigos. Correções que impactam em falhas diretas ou de segurança. 

Estamos sempre aqui falando de um produto que virou serviço de contrato. Assim a Microsoft precisa através de seu suporte, promover as correções, melhorias e zelar pelo bom funcionamento da sua tecnologia. Para isto são disponibilizados constantemente atualizações.

O processo de correção é automático, faz sem precisar do usuário intervir. O máximo que acontece é a notificação de quando está fazendo. 

Office 365

Cadastre para receber News da Indicca

Registrar interesse de receber NOTICIAS INDICCA

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você