Microsoft HyperV Disaster Recovery Case de Sucesso

Atualizado em 29/01/2017
Por Pedro Henriques

Microsoft HyperV Disaster Recovery Case de Sucesso

Atualizado em 29/01/2017
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Case de Sucesso, Microsoft HyperV Disaster Recovery na empresa Irmãos Porto. Um projeto que veio para atender a motivação inicial, adequado à necessidade do cliente, dentro das especificações e custo benefício, reduzindo o período de recuperação no caso de falhas.

Segundo o Roberto Porto, o que motivou o projeto, foi a busca por uma segurança extra. Melhorar a resposta de recuperação do ambiente de produção. “Uma condição de falha do servidor principal, pode comprometer toda a operação com a falta de faturamento e/ou de produção“. Com o projeto concluído, o resultado foi alcançado. A expectativa de resposta para recuperação foi testada e aprovada.

Por fim, Roberto Porto recomenda que projetos focados em segurança e contingência, estejam presentes nas empresa. A TI é um setor estratégico e não pode operar, produzir, faturar, sem os computadores e sistemas funcionando.

Quem é a Irmãos Porto e que faz?

Irmãos Porto & Cia Ltda é uma empresa privada que atua na área de abate de aves domésticas. Fundada em 1991 e localizada em Paty do Alferes, RJ, vem crescendo com o passar dos anos e mostrando solidez no mercado em que atua.

Quem é o diretor que acompanha a TI – Irmãos Porto?

Roberto Porto

Roberto F. Porto (Facebook)

Motivação para o projeto:

Um incidente de assalto próximo da empresa foi o gatilho de motivação. Trouxe a reflexão sobre a perda dos computadores, principalmente os servidores e assim, dos dados. Reflexão sobre o tempo de INTERRUPÇÃO do faturamento, emissão de NFiscal e logística de entrega diante de uma falha dos dados.

Aliado ao incidente de roubo, a necessidade de troca dos servidores principais, que já estavam fora do período de garantia, motivaram ainda mais a decisão de priorizar o projeto.

Estes fatos provocaram também a atitude de UPGRADE da Tecnologia e implementação do projeto Disaster Recovery ou Recuperação de Desastre.

Por que da escolha da tecnologia Microsoft HyperV?windows-hyper-v

A tecnologia Microsoft já é homologada com o sistema atual de produção da empresa, e os usuários já estão familiarizados com o ambiente Windows.

A tecnologia HyperV embarcada no servidor Windows Server, possui contexto de solução Disaster Recovery homologado no laboratório Indicca e pronta para ser utilizada.

Microsoft HyperV Disaster RecoveryMicrosoft HyperV Disaster Recovery

Esquema de Replicação!

HyperV - VirtualizaçãoQual o resultado esperado?

Criar um ambiente com os dados atualizados, protegidos, que pudessem ser utilizados diante de um desastre.

Tendo como requisito principal, a previsão para recuperação, em no máximo até 30 minutos, além da capacidade de gerenciamento dos dados, da cópia de segurança e do monitoramento do processo de cópia.

Como ficou o contexto de TI – Irmãos Porto?

Com a reforma, o ambiente principal foi substituído pelo NOVO SERVIDOR e as máquinas antes separadas, foram incorporadas em VMs – HyperV.

O segundo servidor, Backup de Segurança, foi separado fisicamente da área de produção.

Com a conexão de alta velocidade, foi possível garantir a capacidade de sincronização,  praticamente ON LINE. Assim, reformamos o ambiente principal.

Implementamos a capacidade de tráfego entre o ambiente de produção principal, com o ambiente de segurança.

Implementamos a Cópia de Segurança com a SINCRONIZAÇÃO, usando a tecnologia HyperV da Microsoft. O servidor fica disponível com delay de no máximo 15 minutos, entre o principal e o de segurança.

Segundo Cristiano Monteiro, responsável pelo projeto: a solução não é de Cluster, mas sim, Disaster Recovery. Garante que o delay entre a base principal e a de segurança, seja de no máximo, 15 minutos.

Temos como resultado do projeto, a recuperação dos dados em no máximo 5 minutos após a identificação da falha, com perda de dados de somente 15 minutos, como explicado acima.

Outras possibilidades:

A virtualização é uma técnica que tem vários fornecedores. A INDICCA.COM trabalha com duas soluções. A Solução Microsoft (HyperV) que foi utilizada neste CASO de SUCESSO. Também trabalhamos com a solução vmWare. As duas tecnologias temos homologação em laboratório. As duas tecnologias é possível fazer teste fora do ambiente de produção do cliente, homulogando a tecnologia em si, a interação com as aplicações e serviços do cliente e assim minimizar qualquer possibilidade de falha.

Para implementação, como para manutenção, trabalhamos com segurança. Trabalhamos com Backup e validação do Restore. Assim a garantia de sucesso é sempre a nossa melhor opção. A solução de Backup é uma questão de contingência e de sobrevivência, vale avaliar e estudar como está este procedimento na empresa.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Microsoft HyperV Disaster Recovery Case de Sucesso.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This