LGPD Comunicação Eficiente

Atualizado em 20/09/2023
Por Pedro Henriques

LGPD Comunicação Eficiente

Atualizado em 20/09/2023
Por Pedro Henriques

LGPD Comunicação Eficiente deve ser um propósito do processo de adequação a Lei e Segurança da Informação. Considerando que a adequação a LEI é um processo de Transformação Cultural a comunicação é algo fundamental e relevante.

A comunicação terá que observar fase e protocolos

  1. Convencimento da empresa, considerando que se a gestão não acreditar e participar, o protocolo não vai acontecer. Então o sucesso do processo depende do quanto a Gestão vai estar comprometida e fazer dar certo.
  2. Convencimento dos usuários, neste ponto, se os gestores estiverem, 90% desta parte está encaminhada.
  3. Traçar um planejamento e promover uma gestão à vista do processo vai agilizar e engajar ainda mais os usuários, ou seja, estamos falando de comunicação pró ativa do processo de adequação

Se uma necessidade é convencer os gestores. Então, convencer profissionais focados na empresa e na gestão dos negócios, teremos que melhor muito a argumentação para que estes se sintam impactados e tomem a atitude de querer fazer.

Um exemplo de como avaliar a percepção do outro está neste vídeo LGPD Comunicação Eficiente:

Está em inglês, mas tem legenda!

Uma argumentação muito comum são relacionadas a condição do usuário. Este nem parece tão preocupado. Afinal de contas nós somos usuários, eventualmente, mesmo técnicos de Segurança da Informação, estamos ACEITANDO sem ler ou preocupar como irão usar os nossos dados.

Então talvez mudar o foco para outro local, outra camada, onde os dados, mesmo necessários e com base legal. Sim, dados que justifica tratarmos, armazenar por tempo indeterminado, ainda assim precisam de estar protegidos. Então, neste momento, falamos dos usuários, funcionários das empresas.

Os funcionários são por condição de Lei e assim Base Legal, tem os dados tratados, armazenados e até expostos.

  1. RH – Recrutamento
  2. RH – Medicina do Trabalho (Admissão, Demissão, Periódicos)
  3. RH + Folha
  4. RH + Dependentes para justificar desconto (pensão) e/ou extra no salário
  5. RH + Imposto de Renda (Informe de Rendimentos)
  6. Faturamento para pessoa física – Dados como CPF, Nome Completo e Endereço
  7. Conformidades da CIPA – Certificados de capacitação e aprovação em teste de reconhecimento de autoridade e conhecimento
  8. Tem mais nesta lista

De certo que os dados sensíveis ou não, precisam de ser documentados o processo, avaliado resposta aos questionamentos. Ainda mais questões de riscos, que podem acontecer, precisam de ações e atitudes de mitigação e encaminhamento. Um exemplo interessante é a Brigada de Incêndio. Treinam para evitar improvisos e atitudes que em lugar de resolver, iriam o piorar o evento do acidente. O planejamento e a prevenção serão com toda certeza uma decisão estratégica de Boas Práticas de fazer e resolver.

Na Comunidade LGPD também registramos a questão da LGPD Comunicação Eficiente

O tema foi abordado como Mitigação de Risco, mostrando o quando a comunicação é importante. Assim criamos não apenas a atratividade necessária, também o engajamento das pessoas.

Considerando que o Risco normalmente é um Segredo para as pessoas. Se devidamente reconhecido, percebido a sua gravidade, poderá, pelo usuário, haver a percepção de ser preventivo e assim mitigar com as ações, atitudes e até resposta do treinamento.

Uma parte forte da Comunicação cabe no tempo da decisão de contratar ou não o serviço.

Se a nossa comunicação falha, não seremos contratados. Se a nossa comunicação não for eficiente nem teremos a atenção do nosso possível comprador. Desta forma estudar a empresa, seus processos e usar no corpo da proposta será de grande ajuda.

Exemplo disso é que normalmente quando não conhecemos com quem estamos falando, repetir algumas vezes na conversa pode criar uma conexão de atenção de atratividade e ser útil na tomada de decisão.

Ainda registrando está condição na ACIUBÁ aconteceu com o Diego Maia uma palestra. Ele foi muito preciso na descrição de processo comercial e quanto precisamos entender o papel das duas únicas profissões do mundo: vendedor e ajudante de vendedor. Nem sempre estamos nos colocando como vendedores, mas como consultores, querendo negociar.

Concluindo avalie um contexto de Hospital e o quanto é complexo para ser abordado – Blog da INDICCA.COM – LGPD e HOSPITAL;

LGPD

Qualquer que seja o CADASTRO é justificável estar em conformidade com a LGPD e assim com todas as regras e conformidades do seu negócio. Em outras palavras o mundo evolui e precisamos também acompanhar.

Com isso vale o registro que a Microsoft tem o SELO de Conformidade LGPD. Entretanto, quando estiver aplicando, fazendo uso, precisa estar alinhado, no seu negócio com este propósito.

Quer saber um pouco mais avalie a AGENDA Bookings da INDICCA.COM

Um outro modelo mais específico Calendly INDICCA.COM

LGPD Comunicação Eficiente o quanto ela depende do protagonista, ou seja, do vendedor

Justifico a questão em função de uma ENQUETE que rodamos no LINKEDIN para avaliar sobre onde está a responsabilidade. Se o mercado precisa mudar ou se nós, os Vendedores de Adequação a LGPD, precisamos nos adaptar.

Embora não exista neste momento um CERTO ou ERRADO, ainda assim cabe, até pela condição de sermos um Grupo de Estudo. Avaliando que 6% das respostas no meio de profissionais da Segurança da Informação, pensem que o Mercado Precisa mudar. Por outro lado, 7% das respostas aponta que o mercado está bom. Ou seja, foram eficientes, se adaptaram e estão fazendo negócios. Os 60% parecem apontar para aguardar o mercado mudar. Felizmente já com 13% de pessoas que não veem o mercado bom, mas que desejam fazer algo para mudar isso.

Quer saber mais, quer conversar com um técnico sobre a Segurança da Informação

Nos links seguem alternativas de fazer uma agenda e registrar seu interesse. Então não tem custo e estarei a disposição para esclarecer suas dúvidas e se for caso aconselhar sobre o que fazer.

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Pedro Henriques, aqui no Blog.

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