Feliz 2019 – tempo de planejar!

Atualizado em 02/01/2019
Por Pedro Henriques

Feliz 2019 – tempo de planejar!

Atualizado em 02/01/2019
Por Pedro Henriques

Ano novo, fechando mais um ciclo com o fim de 2018. Desta forma iniciando o Ano 2019. Feliz 2019 – tempo de planejar. Assim sempre que estamos no início temos está expectativa de ação. Contudo olhar a história e aprender com os acertos e erros seja, também, muito prudente.

De fato existem vários cenários. Em princípio nosso cenário escolhido é TI e Segurança da Informação. Em outras palavras este tem sido nosso negócio. Assim é onde podemos mais auxiliar nosso leitor e cliente.

Questões de avaliação:

  • Quantas vezes sua equipe parou de trabalhar por falha no sistema? Quanto estas interrupções foram documentadas? O que foi feito para mitigar estas falhas?
  • Quantas vezes o faturamento ficou parado e as entregas atrasaram? Quanto os usuários perderam a credibilidade na informática em função desta quedas? Qual foi o prejuízo por atraso na entrega? Qual o prejuízo por atraso no recebimento, uma vez que a entrega atrasou e/ou nem foi entregue?
  • Quantas vezes houve ataque por vírus e atrapalhou a rotina de trabalho da empresa toda? Quem é responsável como na CIPA para documentar e trabalhar estas questões?
  • Quantas vezes o backup falhou e só foi percebido quando necessitaram de uma recuperação (Restore) de dados?
  • Quantas vezes sua equipe teve treinamento preventivo de segurança? Falando de atitudes de segurança como senhas fortes? Falando sobre questões de abrir sites ou e-mails desconhecidos que instalam app e ativam vírus e ataques?
  • Quantas vezes seu trabalho foi de planejar Segurança da Informação?

Quais seriam bons requisitos para se avaliar:

  • Mapa de risco do ambiente de
    • Servidores
    • Estações
    • Serviços
    • Ativos de rede (Nobreak; Switches; Storage)
  • Planejamento de UPG
    • Equipamentos
    • Serviços
    • Aplicações
  • Treinamentos
  • Gestão de falhas e plano de emergência (Gestão de Crise)
  • Conduta de Usuários (Atitude de Segurança da Informação)

Desta forma são dois temas bem interessante para se avaliar: planejar e trabalhar questões de atitude.

Isto é os erros ou falhas precisam de ser vistos como ponto de aprendizagem. Assim esta retórica é questão de ordem em conceito de StartUP: aprenda com os erros.

Assim avaliar os erros e entender os cenários são sem dúvida uma questão de ponto de partida. Desta forma avaliar será, para qualquer modelo positivo, motivo de ação. Em suma entender o que aconteceu de errado e corrigir. Em outras palavras entender onde poderá dar errado e ser preventivo.

O Mapa de Risco é um item interessante. Traz o conhecimento de onde pode existir pontos de vulnerabilidades.

Servidores – contexto de concentração de informações. Com toda certeza região critica que se falhar impacta em toda a empresa. Em outras palvras a convergência de tecnologia compartilhada pela rede é ponto de preocupação constante. Como resultado avaliar e manter atualizado o Mapa de Risco é prioritário.

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Estações – menos impactante, menos crítico, mas ainda assim preocupante. Eventualmente por se tratar de um usuário, acabamos negligenciando e comprometendo a produtividade da equipe. Se um tem problema reflete em todos. Na questão de segurança da informação se uma estação não está atualizada. Ou protegida por um anti vírus. Ou seja não está sofrendo da transformação digital pode comprometer o trabalho de um. Pode comprometer o trabalho de todos.

Serviços – são tão críticos quantos os servidores. Serviço de internet é o portal de acesso do usuário com o mundo. Assim se falhar é como um dos servidores, impacta diretamente na produção de todos. Da mesma forma serviço relacionado a aplicação como faturamento, contabilidade. Assim também os serviços On Line. Sim os serviços que demandam conexão direta e segura. Neste caso é necessário além de um bom planejamento também avaliar contingências e treinamento dos usuários para eventuais falhas.

Upgrade de Tecnologia

O tempo viaja rápido, para tecnologia muito mais. O ciclo de obsolescência é cada vez mais curto. O hardware ou a máquina precisam de acompanhar os sistemas – APP. As versões dos sistemas são reformadas e melhoradas em períodos de 30 dias. O hardware deveria durar 5 anos, mas fica complicado sobreviver a 12 x 5 (60 atualizações em média dos Aplicativos).

Nem sempre o problema se mostra em falhas, mas na queda de performance. Também na falta de acesso para determinadas funcionalidades mais novas. Tudo isto impacta na produção do usuário.

A condição dos serviços são melhoradas em função das falhas publicadas. Assim as falhas que influenciam a segurança da informação são corrigidas. As correções sempre carregam também melhorias e novas funcionalidades. Em suma os sistemas se modernizam e justificam mais recursos de processamento. Assim justificando atualizações constantes.

Como tudo é APLICAÇÃO e experiência do usuário. Programar reformas é uma atividade retroalimentada. Uma força provoca a outra e assim a evolução acontece.

Upgrade, atualizações e melhorias são parte constante de qualquer ambiente de tecnologia. Desta forma também do ambiente que usa tecnologia. Resistir pode significar deixar de ser eficiente. Resistir também pode significar se tornar inseguro e vulnerável aos ataques.

#FICAADICCA para um planejamento de início de ano

  • Identificar o Mapa de Risco;
  • Identificar as demandas de UPGrade de equipamento;
  • Identificar as atualizações de Sistema Operacional e Aplicações;
  • Identificar as assinaturas e contratos vigentes para dimensionar o planejamento financeiro;
  • Criar um fluxo de desembolso para a Estrutura de TI e defender no orçamento da empresa está reserva de investimento e desembolso;
  • Criar um cronograma de compra de itens de informática;
  • Criar um cronograma de treinamento para Equipe de TI e também para os usuários;
  • Desenhar o fluxo para Recuperação a Desastre, avaliando que calor, mesmo com treinamento as atitudes será improvisadas e menos eficientes;

#Ficaadicca para APP que podem fazer diferença na colaboração

  • Office 365 – Assinatura Microsoft em três versões
    • Essential (Instala apenas o OneDrive + conta Exchange On Line)
    • Business (Instala todos APP Office)
    • Premium (Instala todos APP Office + Conta Exchange On Line)
  • Outlook (Serviço de Mensageria)
    • Conecta no servidor Exchange Server – Microsoft
    • Conecta em qualquer outro servidor – Provedor de e-mails via POP ou IMAP
    • Funcionalidade – Facilita filtragem por conteúdo, por destinatário e até por outras variáveis disponíveis na mensagem;
    • Funcionalidade – Segmentação por cor, por tipo, por critério de prioridade
    • Funcionalidade – Alerta disparando POP UP para remetente ou mesmo para o destinatário, provocando mais atenção a mensagem encaminhada
  • OneDrive
    • Servidor de arquivos ON LINE, compartilha os dados com o próprio autor em diversas mídias ou com colaboradores
    • Facilita acesso a versões anteriores caso necessário para restore de informações
    • Armazena em NUVEM até um 1 TERA
  • Delve (quando trabalhando em equipe)
    • Através de portal facilita a visualização dos arquivos recem editados

Então se é o momento de planejar, por que não iniciar o planejamento 2019!

Então se vai planejar, avalie a história de 2018, assim poderá corrigir o que não aconteceu muito certo e melhorar o que deu certo.

Se não está seguro para fazer sozinho convoque os usuários. Se ainda assim não tiver conseguindo implementar o planejamento busque ajuda com um profissional da área.

O ano de 2019 é um ano de Governo NOVO, de mudança drástica na política e segundo @RicardoAmorim vai ser um excelente para a economia. Assim, pensando na aceleração do pais, estar preparado e bem planejado parece uma necessidade urgente. Em outras palavras urgente pois o ano já começou.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

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