Evolução dos canais de autoatendimento!

Atualizado em 01/08/2017
Por Pedro Henriques

Evolução dos canais de autoatendimento!

Atualizado em 01/08/2017
Por Pedro Henriques

Evolução dos canais de autoatendimento! Autoatendimento, auto-serviço, Internet da coisas, é isto, estamos cada vez mais automatizados.

Será?

Tantos serviços já estão publicados. Lendo a itforum365 “Digitalização bancária já é uma realidade no Brasil e quebra as barreiras do modelo tradicional”. Verdade, o gerente já é virtual! Minha conta não tem mais gerente na agência, ligo e falo com ela, ou com alguém de plantão a qualquer hora do dia ou da noite, sempre tem alguém disponível!

NuBank é um banco virtual, sem agência, sem taxas, só tem … difícil de saber o que tem além dos clientes. do saldo e da capacidade de usar o dinheiro de plástico. Uma solução eficiente de APP e Processo. Eficaz para muitos usuários que já aderiram a esta nova modalidade de banco.

O mercado muda em função da capacidade de adaptação dos usuários e clientes. Segundo a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo,  existem cerca de 198 milhões de Smartphones. Este registro no artigo “Consumidor conectado e a evolução dos canais de autoatendimento no país”, mostra a quantidade de oportunidades e de consumo de tecnologia.

Uma das aplicações que mais tem evoluído é o APP Bancário. O celular se tornou um caixa eletrônico, um auditor e uma ferramenta de monitoramento da conta. Dinheiro e segurança da informação precisam estar aliados e alinhados.

Nos adaptamos a condição de Segurança Digital, facilitado pela condição e variações de oferta: Digital, senha em dois estágios e até Token Eletrônico que tem senha variável, mudando a cada 20 segundos. O banco precisou sentir a dor de “Perder” nas brechas das falhas para se planejar e melhorar sua condição de prestador de serviço. As fraudes continuam, mas estamos muito mais robustos do que antes.

Evolução dos canais de autoatendimento!

1-comercio-electronico-620x400Se o banco se adiantou, trabalhou e melhorou o atendimento, melhorou o auto serviço, otimizou a fila para quem se adaptou a tecnologia. A condição de segurança não foi uma barreira de entrada, as pessoas, usuários do sistema, buscam as facilidades se adaptam.

O que acontece para que muitos outros serviços ainda não tenham se adaptado? Por que a condição das empresas é ainda tão vulnerável e tão distante da jornada de compra do consumidor?

As inovações bancárias, cada vez mais aproximam o usuário, dono do dinheiro, do seu próprio dinheiro. Da condição de usá-lo com segurança e dar facilidades para fidelizar o cliente.

A experiência do usuário demonstra confiança no sistema. A confiança é tamanha que continuamos evoluindo na quantidade de novos usuários e de melhorias do ambiente.

O que fazer para reverberar esta onda de tecnologia, de inovação, para outros mercados de auto serviço? O que fazer para as empresas buscarem na tecnologia uma aproximação e fidelização do cliente?

Veja que soluções, disponíveis no mercado, mas ainda não presente no dia a dia:

Quantos SITES estão estáticos, sem atualizações, sem uma motivação para que o usuário retorne;

Quantos SITES não se comunicam, esperam de forma passiva que o usuário preencha um formulário, mesmo sabendo que ninguém quer fazer isto;

Quantos SITES não estão adaptados as diversas telas dos usuários e se deformam no processo de uso;

Veja que mesmo com tantas publicações sobre Cibercriminosos, ainda temos:

Sistemas Operacionais desatualizados;

Parque de computadores defasados;

Não possuem estrutura automática de backup ou teste de restore;

O exemplo de IoT, Internet das coisas e da transformação digital que alguns setores conseguiram com o exemplo de engajamento dos usuários diante destas transformações. A condição de planejamento para garantir a continuidade do negócio precisa de multiplicada, pois é um processo de cultura e inovação. Esta condição de gerar cultura pode ser motivada por ações externas, mas será muito mais eficiente, se for trabalhada na condição interna da empresa.

Quer ler o artigo que motivou este NEWS acesse o link

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

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