Femur - Feira de Móveis, um canal para aproximação com o cliente
Femur 2018 – Feira de Móveis, um canal para aproximação com o cliente
26/01/2018
O que é Office 365
O que é Office 365 da Microsoft
05/02/2018

Eleições 2018, Fakenews e internet nesta edição do voto

Eleições 2018, Fakenews e internet nesta edição do voto

Eleições 2018, Fakenews e internet nesta edição do voto eleições 2018. Vivemos há algum tempo o  poder da influência digital. Após tanta discussão sobre os efeitos na Eleição dos EUA, a INTERNET e a REDE SOCIAL serão, a influência da internet e o Fake News,  com toda certeza um valor relevante. Algo importante e destacado no processo da Campanha 2018 e posteriores.

Eleições 2018, Fakenews e internet nesta edição do voto

Eleições 2018, Fakenews e internet nesta edição do voto

Se a internet terá tanta influência, melhor o candidato se posicionar neste veículo. A influência não é algo imediato, que aconteça de pronto. O trabalho no Marketing Digital precisa ser feito como uma curva de aprendizado. O Candidato e sua assessoria precisam aprender a lidar com o público. O protocolo de comunicação de Gente com Gente pode ser digital, mas busca influência no que acontece no presencial.

Sendo um candidato, como usar deste recurso tecnológico da internet:

  • Como fazer para ter uma SITE;
  • Como fazer do SITE um PORTAL de COMUNICAÇÃO com os eleitores;
  • Como criar um relacionamento com as pessoas, eleitores ou não, criando valor e marca de engajamento do candidato;
  • Como estabelecer uma presença na Mídia Social;
  • Como criar valor de presença na Mídia Social;

 

Eleições 2018, Fakenews e internet nesta edição do voto

 Estando na INTERNET  é importante MEDIR de forma precisa a presença e audiência.

  • As ferramentas de medição são chamadas AD Words e para cada buscador existe um APP
    • Google Adwords
    • Bing Adwords

A relação do AdWords é criar uma referência entre o que é questionado na internet e a resposta. Sua página vai aparecer como resposta.

  • As aplicações de mídia social também tem suas funcionalidades de Analytics
    • Analytics Facebook
    • Analytics Instagram
    • Analytics Google
    • Analytics Bing

Os desafios são grandes. Muito mais que políticos, os candidatos terão que buscar conhecimento e se relacionar à distância e de forma digital. O que antes era feito apenas com abraços e apertos de mão, precisa ser multiplicado em escala para a sociedade.

Muito mais que políticos, os candidatos terão que buscar conhecimento para se relacionar a distância e de forma digital

Quem são os profissionais que vão fazer a diferença?

Como sair do discurso “BATIDO” para um discurso que demonstre engajamento?

Muito embora estejamos em tempo de tudo muito superficial, a internet é densa e cruel com as falhas. Como estabelecer uma POSIÇÃO em vários setores da sociedade? Ou será mais fácil e eficiente estabelecer UMA POSIÇÃO em um determinado NICHO ou AMBIENTE.

Internet é densa e cruel com as falhas

A condição da eleição que vai acontecer é ainda uma incógnita. A transformação digital, embora presente neste contexto, é algo ainda um tanto fora do meio político. A Transformação Digital deve levar o jeito de se relacionar Gente com Gente para a internet. É ela que vai trazer à memória as promessas feitas, agindo assim como um REGISTRO Público, e permite lembrar e eventualmente questionar.

Eleições 2018, Fakenews e internet nesta edição do voto

Eleições 2018, Fakenews e internet nesta edição do voto

O VOTO, o cidadão, estamos todos envolvidos e participativos. A condição de ATIVISTA parece NATURAL ao usuário web. Todo mundo tem uma opinião sobre a eleição, ainda que não estejamos elegendo um próximo do município.

A condição de ATIVISTA parece NATURAL no usuário web

Assim chegamos na era DIGITAL e também no poder dos influenciadores. Sim, os influenciadores que antes ditavam o que iria acontecer em pontos físicos, agora na INTERNET tem uma influência ainda mais poderosa. Antes, a força estava em alguns poucos seguidores, que ao ouvirem saíam multiplicando os discursos. No tempo da internet não há multiplicação por evento, há uma aceleração por escala. Quanto mais seguidores tem um influenciador, mais força tem a sua palavra e suas verdades. Um influenciador WEB parte de dezena de milhares de seguidores e sua força se mostra clara na medida que sua opinião ou crítica se torna um viral. Viral é quando todo mundo fica sabendo em questão de segundos. O Enter dispara e o resto é uma questão tsunami.

Tenha conhecimento WEB para navegar na onda do FAKENEWS

na Eleição 2018

 

Querer participar das eleições sem entender estes efeitos é o mesmo que cair no mar sem saber nadar. As eleições 2018 terão grande influência destes atores e ferramentas. A equipe que antes era de Cabos Eleitorais, agora tem que ser adensada por profissionais da comunicação, influenciadores, analistas de conteúdo e de analytics.

Os boatos tradicionais, agora denominados Fakenews ou mentiras na internet, viajam com a velocidade do click que é muito maior que a velocidade da LUZ. Muito antes de clarear, as pessoas já receberam e estão emitindo opiniões e críticas. Muito antes do imaginável, mesmo sendo mentira, torna-se verdade e passível à justiça leiga e popular. Um estrago acontece mesmo que nada de VERDADE tenha acontecido. Pior disso tudo, que não existe tempo para consertar. O VIRAL uma vez disparado, precisa de muito esforço para reduzir a força.

Antes que aconteça, principalmente em tempo de Eleição 2018, melhor estar monitorando. Melhor estar atento e controlando o que acontece para reagir antes de um fato consumado. A agenda de reação precisa ser PREVENTIVA. Desta forma, a ação de monitoramento tem que perceber a tendência dos fatos e intervir no início, antes que as FAKENEWS se tornem uma verdade.

Gestão de Crise é necessária e preventiva para valor da IMAGEM.

Gestão de Crise é uma necessidade de qualquer campanha ou empresa. Estar preparado para lidar com o #BuzzDigital é uma condição de prevenção e sobrevivência. Em uma campanha, as FakeNews são um problema. As opiniões marteladas diante de uma Falsa Mensagem podem gerar um estrago. Melhor estar sempre bem prevenido e pronto para agir, já que nem sempre há chance de sair ileso. A Gestão de Crise é se preparar para a defesa, mesmo antes do ataque acontecer e ainda estar preparado para eventualmente sair contundido. Estar preparado pode auxiliar a condição de resiliência. Uma vez que cair, terá que entender os problemas e retomar a caminhada. A INTERNET é um mar de oportunidades, de influência e de muita ação reativa. A INTERNET veio acelerar o processo de atração, mas pode também criar ações negativas.

Verdade do valor de patrimônio gerado com a autoridade na INTERNET

O interessante deste processo WEB é que é um patrimônio, um ativo. Uma vez trabalhado, ele pode auxiliar a entender melhor o cliente. Entender as demandas e como o cliente quer ser tratado e ouvido. Conhecendo assim o que sensibiliza e trabalhando para que seja feito de forma precisa e monitorada. Haverá reconhecimento de marca e também uma geração de patrimônio como ativo permanente.

Femur 2018 - Fábrica de Site - Transformação Digital

Proteja seus dados e evite que as perdas comprometam o seu propósito. Qualquer campanha vai justificar muitas planilhas, muitos acertos, muita informação de como fazer e como foi feito. Não manter este conhecimento protegido pode significar um PREJUÍZO de continuidade. Seja seguro, seja preventivo, Backup na Nuvem já!

 

 

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você