Entenda por que é importante utilizar o protocolo HTTPS
10/09/2019
Conheça as vantagens de uma rede privada virtual (VPN)
17/09/2019

DRE – Transformação Contábil

Promovido pela DATA C Sistemas Contábeis acontecerá a terceira edição do DRE 2019. DRE – Transformação Contábil é um movimento de inovação do setor.

A INDICCA.COM tem sido parceira deste evento deste a primeira edição. Assim acreditamos muito no valor de cultura e de evolução da consciência que a Juliana Mantovani tem impresso na DataC Sistemas Contábeis.

Este ano, a versão DRE 2019 vem junto com o TEMA LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Por certo este pode ser um NOVO PONTO DE REFLEXÃO. Sem dúvida um tema que será recorrente no setor jurídico, talvez, também no empresarial. Desta forma muito relevante para o setor contábil.

Este foi o convite da Juliana da Data C para o evento 2018

DRE – Transformação Contábil

No ano passado, pelo registro da DataC juntamente com a Certa Tecnologia!

Registro da DataC sobre o evento e os parceiros.
Prestigiando e apoiando a DRE-DataC

O processo de inovação e transformação atinge e influencia a Contabilidade como um todo. O governo implementou esta transformação de forma muito significativa e impacta de forma positiva neste setor. Desta forma transforma o técnico de contabilidade em um Executivo Estratégico na gestão de informações e risco. Em outras palavras, entramos na era do planejamento como estratégia do dia a dia.

Pensando desta forma o que pode estar em transformação:

  1. Conexão com os clientes;
  2. Processo no presente e com uma visão mais próxima de futuro;
  3. Responsabilidade com os problemas mais fáceis de serem identificados;

Conexão com os clientes

O trabalho era antes muito relacionado com a digitação de documentos contábeis. Desta forma, o trabalho estava relacionado a conexão com faturistas e estoquistas. Agora não mais, a conexão com o cliente é muito mais próxima. O trabalho de avaliação acontece no dia a dia, o faturamento está contabilizado de forma ON LINE. Assim, o trabalho mudou para a avaliação do risco, treinamento de usuários e auditoria como agenda executiva do setor de contabilidade.

Conectar com o cliente demanda entendimento da INTERNET. A internet é uma mídia de acesso e facilitador de colaboração. Então como transformação o escritório de contabilidade precisa se posicionar.

Qual o site do Escritório de Contabilidade?

Como o Escritório de Contabilidade está disponível para atender e treinar os usuários?

Como o Escritório de Contabilidade está trabalhando para facilitar a colaboração e influência deste conhecimento para mitigar os riscos de operação das empresas?

Em suma uma parte desta discussão vai ser respondida no SITE (#ficadicca – fabrica de Site) do Escritório de Contabilidade. Criando um canal de comunicação importante com os clientes e até com potenciais NOVOS CLIENTES.

WhatsAPP - Fábrica de Sites

Processo no presente e com uma visão mais próxima de futuro;

O Estado mudou a linha do tempo. Como a emissão do documento fiscal é feita de forma ON LINE, assim o fator gerador é também ON LINE. O trabalho então se transforma em atividade preventiva de treinamento.

Como trabalhar esta questão de comunicação com o cliente?

Como trabalhar a condição de compartilhar informações relevantes e que facilitem as atitudes e tomadas de decisão no cliente?

Em suma uma parte desta discussão vai ser respondida no SITE (#ficadicca – fabrica de Site) do Escritório de Contabilidade. Criando um canal de comunicação importante com os clientes e até com potenciais NOVOS CLIENTES.

WhatsAPP - Fábrica de Sites

Responsabilidade com os problemas mais fáceis de serem identificados;

Sendo o Contador, o técnico responsável pela documentação.

Então se a NFiscal teve parâmetros equivocados, não haverá tempo de correção após a emissão ON LINE.

Então se o RH não está alinhado com o tempo, todo o registro ON LINE de eventos como férias, hora extra, cargo etc podem criar falha fiscal ou contábil.

Se estamos falando de treinamento, de planejamento e atitude estratégica de Segurança da Informação estamos falando de um portal de comunicação: SITE (#ficadicca – fabrica de Site) do Escritório de Contabilidade.

Desta forma a transformação digital é algo que não é mais uma opção. A transformação se torna obrigação e a Segurança da Informação também.

Itens da transformação digital que convergem com a Segurança da Informação:

  • LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados
  • Direito Autoral – Anti Pirataria (Compliance)
  • Backup na Nuvem
  • Senha segura
  • Responsabilidade de aceite por hospedar os dados de clientes

LGPD – Lei Geral de Proteção dados

A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados vem como acelerador da Segurança da Informação. A proteção dos dados de clientes vai estar cada vez mais em foco neste contexto empresarial.

Para a grande maioria das empresas a #LGPD vai ser um facilitador para Segurança dos Dados da empresa. Principalmente para quem presta serviço para grandes empresas. Por razão de COMPLIANCE os prestadores de serviço precisam estar também com as conformidades OK.

Por outro lado, diante da condição de ataques virtuais, seria muito interessante trabalhar de forma estratégica em Comitê Multi Disciplinar na empresa a condição da Segurança dos Dados. Isto pode motivar não apenas a segurança para o compartilhamento, mas transformar esta parte de tecnologia em condição estratégica da empresa.

Visando criar um INÍCIO deste protocolo de Segurança da Informação criamos em Compliance #LGPD o Certificado 12i baseado na ABNT 27001:2006.

Direito Autoral – Anti Pirataria (Compliance)

Muitas vezes não percebemos a imagem que passamos e assim a cultura que geramos no negócio. Então avaliar se estamos aplicando regras que fogem do conceito ético podem levar a atitudes sem critério dentro da empresa.

Lembrando que em Software o produto pirata é igual ao produto original. Isto realmente é verdade. Por outro lado também é verdade que o produto pirata não atualiza. Em suma se não atualiza está aberto e vulnerável, sem correção. Isto pode gerar aumentar o Risco Digital. Se não ouviu falar, existe uma onda de ataque para Criptografia de Dados.

Backup na Nuvem

Quem já não perdeu os dados? Quem ainda não ficou sabendo de algum amigo ou escritório que tenha perdido os dados? Pior quem ainda não teve registro do processo do RANSOMWARE que criptografa os arquivos e pede resgate.

Em muito dos casos o backup é feito de forma manual. Em outras palavras, se houver um esquecimento, terá um problema. O Backup precisa ser feito de forma automática. Sendo possível que seja feito fora da empresa. Backup na Nuvem é tudo isto. Também fácil de promover o RESTORE sem precisar de suporte.

Quer fazer o seu backup na NUVEM da INDICCA..COM?
DRE 2019

Senha segura

Senha é uma questão de treinamento e conformidade automatizada. A senha pode ser do usuário, mas antes de tudo um pré requisito no Servidor de Domínio. Se este conceito não é familiar, questione o profissional de TI para ter este esclarecimento ou retorne no nosso WhatsAPP INDICCA

Responsabilidade de aceite por hospedar os dados de clientes

Cliente é um conceito que deve ser pensando tanto para os usuários internos, que são os primeiros clientes da TI. Também os clientes que contratam. Ambos precisam dar ACEITE para dados armazenados e que podem ser utilizados apenas com trabalho específico.

Este aceite é um documento que vai ser formatado pelo RH e pelo setor jurídico. Deverá ser trabalhado para cada tipo de cliente e para cada perfil de usuário ou contrato. Por certo este processo precisa estar alinhado com a diretoria da empresa e com todos que tenham contato direto com os usuários e clientes.

Concluindo o tema DRE 2019 da Data C vem esta terceira edição com ainda mais motivos de estarmos alinhado e ligados. Seja pela transformação digital que acontece de forma quase obrigatória para todos, ainda mais os Contadores. Por certo pela oportunidade da LGPD que vai provocar uma colaboração forte entre TI, JURÍDICO, RH e sem dúvida CONTADORES.

Finalizando com uma nova chamada da DATA C para o Evento DRE 2019

DRE – Transformação Contábil

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você