Cluster de servidores é a junção de duas ou mais máquinas, interligadas, que permitem maior disponibilidade e escalabilidade.
As máquinas que compõem o cluster são chamadas de nó. Os servidores são interligados através de cabos físicos e de um software de gerenciamento. Caso ocorra falhas em um dos servidores, o serviço é automaticamente assumido por outro servidor. Este processo é conhecido como failover.
Tem como características principais e fundamentais, a confiabilidade, disponibilidade da informação e distribuição de carga.
São muito utilizados por provedores de internet, que necessitam que os serviços estejam disponíveis 24×7.
O padrão de rede adotado deve permitir que os nós possam ser retirados ou substituídos no quente, ou seja, com as máquinas ligadas e sem a interrupção dos serviços.
Com o aumento da utilização da computação em nuvem, esta tecnologia vem crescendo em função da necessidade de disponibilidade de informações e serviços.
Aplicações práticas:
- Cluster do Sql server:
Ativo e Passivo. Um dos servidores Sql executa o Banco de Dados (Ativo) e o segundo servidor, fica apenas em Stand by (Passivo). Somente assumirá a função, caso o primeiro servidor falhe;
- Cluster VMWare:
Neste caso temos um cluster do VMware para as máquinas virtuais. Parte das VM´s são executadas em um servidor, e parte em outro. No caso de falha em qualquer um deles, as VM´s são automaticamente migradas para o servidor em funcionamento.
- Cluster Hyper-v:
Possui um funcionamento semelhante ao de VMWare, só que configurado em cima do Windows Server 2012 e Hyper-v. As VM´s são distribuídas entre os dois servidores. Se um servidor falhar, o outro assume todas as demais.
Alguns dos serviços que utilizam a tecnologia:
- serviços metereológicos;
- e-commerce;
- serviços em nuvem;
- sistemas bancários.
Cluster de servidores, entenda o conceito
No Blog, temos outros textos sobre este assunto e muito mais informação que pode ser de seu interesse.
Gostou? Quer receber mais informações sobre o conteúdo do Blog? Faça sua assinatura e acompanhe o conteúdo da Indicca!
Registre o seu comentário, logo abaixo tem um espaço dedicado a você, nosso leitor, para comentar, criticar e pedir mais.