No passado, não tão distante, a comunicação com o cliente era feita somente através do Correio e de Malas Direta. Se desejava estar em contato direto, era necessário ter uma equipe de apoio e muito material para encaminhar por correspondência.
Hoje, temos disponível uma excelente ferramente de comunicação, a INTERNET e todos os recursos ligados à ela, onde diversos canais de comunicação estão disponibilizados. Para isto a TI pode te ajudar com o desenvolvimento de sites e blogs, criação de domínios de e-mails (leia mais sobre o assunto), além de diversos outros serviços.
Como conquistar cliente? Como se aproximar do cliente?
Abaixo, alguns dos canais de comunicação:
- Redes Sociais;
- Sites; (Desenvolvimento de Sites estabelecendo um portal de comunicação)
- Blogs;
- E-mails; (Veja o que mais tem no blog com este assunto)
- Sistema de CRM; (Clique aqui e saiba mais);
- Celulares (Whatsapp)
E, tantos outros relacionados a Rede Pública, onde o esforço não é menor, pelo contrário, se multiplica. Antes, a relação de comunicação era baseada em uma só mídia (Correio), hoje a interação vem de diversas partes.
O esforço realmente aumentou, mas também melhorou a aferição e assim podemos medir com alguma precisão a taxa de retorno. A medida, no passado, estava relacionada apenas a pedidos realizados com a campanha. Esta é uma excelente medida, mas já tornamos mais complexo o processo.
Atualmente, outros parâmetros podem ser avaliados:
- visibilidade da marca na internet;
- quantidade de pessoas assistindo ou percebendo a marca;
- assuntos mais procurados e comentados;
- se um item é mais popular que outro, permitindo corrigir a direção da produção.
O mercado é enorme e quanto mais percebido, mais estaremos nos aproximando do cliente. Inclusive, facilitando a comunicação interativa, facilitando que o comprador possa questionar, reclamar e ponderar com quem produziu.
Esta variável, que era praticamente percebida no balcão, quando o cliente de forma presencial se fazia ouvir, mudou… ele fala e pode ser ouvido de muitas outras formas que não seja presencial ou mesmo ON LINE. A aproximação ganhou então, a possibilidade do diálogo ON LINE (conversas via CHAT) e/ou OFF LINE através de mensagens.
A aproximação, seja no balcão, utilizando um sistema CRM, ou através de tantos canais de comunicação, é um passo para o SUCESSO.
Desenvolvimento de Sites é uma opção!
Entendemos, que para uma conexão interativa e com a capacidade de disponibilidade de 24 horas, a INTERNET, complementada com o apoio do CELULAR em SMS, são portas muito eficientes e que de forma criativa, e sem saturação, podem estar criando a aproximação com o cliente e facilitando o conhecimento das suas dores.
Como se aproximar do cliente!!! Conquistar cliente!!! A TI pode te ajudar
No Blog, temos outros textos sobre este assunto e muito mais informação que pode ser de seu interesse.
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