Mercado de Vendas

A Tecnologia Está Tornando o Mercado de Vendas Melhor ou Pior?

Atualizado em 18/03/2018
Por Pedro Henriques

A Tecnologia Está Tornando o Mercado de Vendas Melhor ou Pior?

Atualizado em 18/03/2018
Por Pedro Henriques

A Tecnologia Está Tornando o Mercado de Vendas Melhor ou Pior?

De fato a tecnologia mudou a forma de fazermos quase tudo no mercado de trabalho. Alem disto os diversos recursos produzidos nas últimas décadas substituíram tecnologias obsoletas, automatizaram processos e abriram novas portas em todos os segmentos. Isso não é diferente para a área de vendas.

A internet possibilitou interações mais ágeis. Os novos modelos de negócio que provocaram grandes alterações na maneira pela qual as organizações comercializam seus produtos. A tecnologia se tornou parte essencial desse processo que, por muitos anos, se baseou unicamente na habilidade de interação humana.

Vejamos como se tornou o contexto de vendas após esse processo. De tal forma que para as empresas ele representou uma melhora ou piora das condições.

A Redução de Custos de Estoque

Com efeito a primeira grande alteração provocada pela relação entre a tecnologia e o processo de vendas está nos custos de estoque.  Há alguns anos, organizações que queriam expandir suas operações precisavam de espaços físicos espalhados em várias regiões.

Isso fazia com que os custos de estoque fossem elevados e se pulverizassem para atender a demanda espalhada. Em contrapartida a tecnologia possibilitou uma redução desses espaços. Em outras palavras uma vez que com compras on-line o estoque pode ser centralizado em uma quantidade inferior de locais.

Assim sendo, encontramos grandes discrepâncias de preços entre produtos adquiridos de forma física e digital. Desse modo atraindo um número muito maior de consumidores para o ambiente virtual.

Os Ganhos em Escala

Então outro fator a ser considerado na utilização da tecnologia para vendas é a escala. Em resumo como foi dito no tópico anterior, no comércio físico, para ampliar o alcance a organização precisava investir. Com toda certeza investimentos em instalações físicas em mais de um local.

A partir do uso da tecnologia isso mudou. Com um bom funil de vendas é possível alcançar indivíduos sem se preocupar com limitações geográficas. Qualquer negócio que saiba operar utilizando a tecnologia a seu favor pode alcançar níveis antes inconcebíveis de sucesso.

Por outro lado, isso criou um nível de concorrência gigantesco. Empreendedores têm de se preocupar com negócios do outro lado do mundo que vendem produtos similares aos seus por um preço muito inferior. O desafio também cresceu.

Aprimorando Seu Controle Gerencial

Nesse processo de integração da tecnologia às vendas, diversos sistemas de gestão surgiram para facilitar o processo de controle. A partir deles é possível manter uma visão abrangente das operações e tomar decisões consistentes, baseadas em fatos e dados.

Os ERP’s, por exemplo, são especialmente projetados para oferecer uma interface virtual que reflita sua empresa com fidelidade. Por meio deles você pode controlar suas vendas de maneira consistente com seus objetivos de negócio.

A Logística de Entrega

Como nem tudo são flores, a ampliação do uso da tecnologia nos processos de vendas também trouxe novos desafios. Um dos principais está ligado à entrega dos produtos adquiridos por meio da internet.

Além do tempo que leva até o produto chegar ao cliente, temos o custo de transporte, que sofreu uma elevação nos últimos anos. Outros aspectos críticos são o recolhimento de impostos, que foi burocratizado em 2017, ea possibilidade de devolução do produto pelo cliente em até 7 dias após a entrega.

Todos esses fatores possuem grande impacto sobre os custos do negócio e devem ser analisados por quem deseja utilizar a tecnologia em suas vendas.

A Tecnologia e o Processo de Vendas do Século XXI

Conforme cada um dos fatores apresentados, é possível perceber que a utilização da tecnologia em processos de vendas trouxe grandes benefícios, mas também desafios para os empreendedores. As mudanças propiciadas foram amplas e dependem de planejamento e de uma profunda análise para alcançarem seu pleno potencial.

No entanto, não se trata de uma questão de o contexto estar melhor ou pior, ele está apenas diferente. Se você possui um negócio nesse momento, o melhor a fazer é identificar a maneira mais eficaz de utilizar a tecnologia a favor de suas vendas e se adaptar o quanto antes.

A aplicação da internet, dos sistemas de gestão e da automação são realidades de mercado que vieram para ficar. Elas alteraram perfis de organizações de todos os portes e tipos e, portanto, servirão como balizadores para o mercado nos próximos anos. Sobrevive quem aceita essa nova realidade e se prepara para ela.

Co Marketing – (Hellen do GestãoClick)

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

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