Backup Bacula – Cópia de Segurança para estações de trabalho.
Quem já não acreditou que estava fazendo a Cópia de Segurança e quando precisou viu que não tinha os dados? De fato acreditou que o responsável estava cumprindo a ação de segurança e ele esqueceu… Ou seja estava fazendo repetidamente. No entanto não testava e quando precisou, as cópias estavam apenas com os nomes dos arquivos, mas tudo em branco.
Em resumo este tipo de problema acontece todo dia! Isto é sempre tem alguém perdendo os dados e tendo a necessidade de retrabalho. É provavel que algum dado sempre ficará perdido.
Em outras palavras a cópia de segurança é uma atividade de resultado nobre. Em contrapartida o processo é considerado pequeno ou de pouca relevância.
Desse modo o BACULA, de tecnologia OPEN SOURCE. Ou seja, tecnologia aberta, onde a framework Bacula, é uma solução automatizada e bem interessante para gestão do risco de perda de dados.
A automação pode ajudar em:
- isto é evita o esquecimento da execução;
- ao mesmo tempo evita deixar sem copiar uma pasta ou arquivo. Quando tudo é programado, a execução não precisa de intervenção;
- nesse sentido facilita o monitoramento, notificando alguma falha.
Monitorar é o mais importante nesta funcionalidade de Cópia de Segurança.
Assim sendo o processo deveria ser NOBRE. já que a execução nem tanto. Em contrapartida o monitoramento é a chave do sucesso!
Corrigir e continuar acompanhando
Por certo a função é de planejamento. Em suma identificar corretamente os arquivos, programar a execução, criar as periodicidades, garantir que os dados copiados são os mais atualizados possíveis. Acompanhar e intervir a cada registro de falha. Corrigir e continuar acompanhando.
Criar um ambiente de PROVA
Criar um ambiente de PROVA é também importante. O ambiente de PROVA é o teste que planejamento e execução estão 100% ajustados e corretos. Promover o RESTORE e ter apoio dos usuários para certificar que tudo esteja no lugar, é essencial para o sucesso da tarefa.
Cópia de Segurança para estações de trabalho
O que é Backup Bacula?
Bacula é um software que permite (ou o administrador de sistema) administrar o backup, restauração e verificação dos dados de computadores em uma rede de sistemas mistos. (http://www.bacula.com.br)
Esta flexibilidade para ambiente misto, permite aderência em vários ambientes. O que o nosso Laboratório (INDICCA.COM) percebeu nos testes de homologação, é que a relação de centralização de dados (controle) é muito facilitada. A tecnologia permite, através de agentes, uma programação fácil, integrar estações e servidores aos dispositivos de armazenamento de dados.
Flexível e assim aderente para vários ambientes!
Funcionalidades e Características:
- Geração de formato aberto (não proprietário) de gravação (pode ser lido pelo tar e dump do Unix) – adeus ao aprisionamento tecnológico;
A tecnologia aberta é a liberdade de gestão e criação. Crie e compartilhe com a comunidade, faça uso e agregue valor como serviço;
- Armazenamento do seu catálogo em banco de dados padrão SQL: PostgreSQL ou MySQL
- Suporte a compressão dos backups nos algoritmos livres GZIP e LZO;
- GPL – sem custos com licenças, conhecimento e possibilidade de customização da ferramenta na versão community.
- Estrutura cliente/controlador dos backups/storage independentes.
- Gerência (operação, configuração e monitoração) centralizada por meio de interface gráfica web multi-usuário:
A gestão unificada otimiza e torna eficiente as horas de trabalho do técnico;
Uma vez customizada a execução, a atividade será de aferição, monitoramento;
As notificações podem ser programadas para chegar onde você está e gerar um alerta que vai de acordo com a prioridade do problema.
- Console de administração em formato texto, para fins de contingência;
- Autenticação dos serviços de backup, através de senha e de chave criptográfica.
Precisa ser seguro e é!
Funcionalidades e Caracteristicas continuam:
- Armazenamento dos backups em dispositivos de disco e fitas magnéticas;
- Funcionalidade nativa de limite de tráfego de rede para os backups;
- Desduplicação por máquina, de arquivos backupeados;
- Backup tipo cópia / migração;
- Inúmeros canais de suportes pela comunidade (mailing lists, forums, IRC channel, etc.);
- Farta documentação disponível na Internet;
- Portabilidade (módulos para diferentes sistemas operacionais – Windows, Linux, MAC, etc. – são compatíveis;
- Infinidade de recursos para a customização de backups;
- Funcionalidade que permite a execução de scripts (ou executáveis) antes/depois do início de jobs (backup/restore), tanto no cliente quanto no servidor Bacula;
- Operação via linha de comando ou GUI (inclusive, com diferentes interfaces web desenvolvidas pela comunidades. Destaques: webacula e o bacula-web – ferramentas de visibilidade gerencial, com gráficos, etc., sendo que a primeira ainda possibilita operações de backup, restore…)
- Suporte a maioria dos dispositivos de storage do mercado (inclusive mídias ópticas);
- Funcionalidade para o envio de mensagens de log dos trabalhos de backup/restore ou ainda instruções para o operador de backup (diferentes perfis);
- 100% compatível com o esquema GFS.
De fato quando idealizamos uma solução de Backup, precisamos estar atentos à aderência aos diversos ambientes. De tal forma que precisamos entender a complexidade destes ambientes. Bem como será a fase de execução e manutenção. Assim sendo se conseguimos garantir em laboratório, homologar de forma simples, temos uma excelente solução! Por consequência estamos assim homologando o Backup Bacula no Laboratório Indicca.