Energia Elétrica e custo na informática! O custo da energia elétrica há muito deixou de ser irrelevante, hoje com as tarifas VERMELHAS, este custo se torna importante. É uma commodities, mas regulamentada por políticas de governo, flutuam de acordo com as percepções deste agente. Aliado a condição da influência de cada governo, ainda estamos em uma crise hídrica. Crise que acaba causando menos geração energia através das hidroelétricas e mais das termoelétricas. As termoelétricas tem um custo alto, tanto pela recurso do combustível necessário, como pela condição de contratação em regime de urgência.
Como a energia influencia a informática? O contexto de TI justifica todo um aparato de equipamentos, de alto consumo elétrico. A condição se agrava, pois em ambientes menores, criamos mais demandas que necessariamente precisamos. Desperdiçamos recursos com investimentos mal planejados!
Criamos mais demandas que necessariamente precisamos!
Como a Transformação Digital pode gerar economia de energia na empresa?
O custo de manutenção com Ar Condicionado, pois os servidores são de alto poder de processamento e precisam estar ligados 24 horas por dia, durante toda a semana. Ainda precisamos ter Backup de Servidores, Contingência para Energia com Baterias e até as condições de fornecimento de energia para as estações e ativos de rede.
Assim o ambiente de NUVEM ou CLOUD pode significar eficiência e redução substancial de recursos!
Mas, a influência que neste caso é negativa, pode ser um acelerador para a Transformação Digital. Diante de uma condição de escassez de recursos e custos elevados. Conectando a tecnologia para operacionalizar. Então existe alternativas e com planejamento fará diferença.
Pode ser um acelerador para a Transformação Digital!

Energia Elétrica e custo na informática!
Energia elétrica pode ser um custo positivo, um acelerador, para transformação digital! A Transformação Digital vem quebrando paradigmas e conceitos há muito implementados. O que antes só se pensava como patrimônio, ou seja, um ativo contábil, agora pode ser contratado como serviço.
Energia elétrica pode ser um custo positivo e um acelerador para transformação digital
Exemplo desta transformação que chega a todos de alguma forma, sendo assim fácil de ser entendido:
- UBER (Transformação de um Ativo Contábil de se ter um carro para simplesmente, acionar e ter um serviço de motorista, transformação digital de um produto em serviço sobre demanda)
- CLOUD (Transformação de um Ativo Contábil de se ter um Servidor para uma contratação de espaço sobre demanda, elástico, customizado, contratando ou descontratando de acordo com o consumo ou necessidade)
Para determinadas aplicações, a demanda não é ter, mas consumir um serviço. Uma condição que antes da INTERNET nem sempre era possível, esta tecnologia disponibilizou NOVAS condições.

Como isto pode IMPACTAR na redução do custo da Energia Elétrica:
A contratação de um ambiente CLOUD pode reduzir custos de manutenção de ambiente refrigerado.
A contratação de um ambiente CLOUD reduz custos com a compra de servidor e nobreak. O que antes se comprava com folga para funcionar por aproximadamente cinco anos. Neste caminho é contratado com os recursos necessários para o presente. Em outras palavras sem custos adicionais de seguro para garantir anos de disponibilidade.
O custo de backup também é reduzido ao ser realizado na CLOUD. Então reduz significativamente a infraestrutura interna. Sem um CPD, o custo de energia elétrica com a informática é bastante reduzido. As estações ficam ligadas apenas enquanto os usuários estão trabalhando, podendo ser desligadas ao final do expediente.
A Transformação Digital pode ir mais:
A tecnologia de Virtualização (VMWARE ou HyperV – Microsoft) pode melhorar a usabilidade dos Servidores.
- Com a virtualização do servidor, a VM não participa da camada de hardware, permitindo sua migração para qualquer plataforma e melhorando a recuperação em caso de desastre.
- A virtualização do servidor maximiza o uso dos recursos adquiridos, que geralmente são comprados com margem para durar muitos anos, eliminando a necessidade de recompra.
- A virtualização do servidor permite ajustar os recursos conforme a sazonalidade, aumentando ou reduzindo conforme a demanda.
Então a tecnologia de Backup na Nuvem, reduz a necessidade de equipamentos e sistemas. Ou seja otimiza custos para um processo de grande importância na Segurança da Informação.
- A solução demanda contratação de espaço na nuvem e implementação do cliente de UPload ou eventualmente trabalho de DownLoad;
- Não justifica compra de Hardware, Cartuchos e ações diretas, inclusive consumo de energia em condição local.
Assim seja por qual motivo for, vale sempre buscar soluções baseadas na Transformação Digital. Neste sentido quando falamos de custo de energia, existem alternativas inovadoras. Estamos operacionalizando a condição de Segurança e Eficiência de Energia.
