Vida Útil dos computadores e afins!
Não é infinito, na realidade, o fim está sempre muito próximo. A Tecnologia deteriora como produto orgânico.
Veja a linha do tempo e como muito além do desgaste físico, o desgaste tecnológico pode ser implacável.
A evolução tecnológica, nos dias de hoje, caminha a passos largos. O número de produtos que são lançados no mercado, com a finalidade de atrair e aumentar as vendas, é muito maior. Com este crescimento não se justifica corrigir, mas substituir por um novo.
As campanhas de marketing trabalham maciçamente, utilizando diversos meios de comunicação, com intuito de nos instigar sempre a desejar o último modelo. Um equipamento menor, com novos recursos e novo design.
Falando da tecnologia voltada para a TI, e considerando que, como usuário, olhamos para a tecnologia da informação pela funcionalidade, muitas vezes, abstraindo do equipamento em si, somente percebemos que existe um hardware quando este para. O hardware é uma parte pequena no protocolo de entrega do serviço. As funcionalidades são o que representam diferencial para o usuário. A percepção de inovação está nos itens que tem serviços mais adaptados ao dia a dia.
Neste caso, o ideal é ficarmos atentos a data em que a garantia expira, para que possamos agir de modo preventivo, evitando assim, a falha na entrega dos serviços. Além disso, manutenções periódicas também são indicadas, de forma a permitir que a vida útil seja um pouco maior.
O monitoramento de ativos é um protocolo de gestão e de eficiência preventiva de funcionalidade. Quanto mais informações sobre o uso e condições de operação, melhor. Quanto mais reais as informações, melhor.
Assim a informação se torna a parte mais importante do serviço e a segurança de não perdê-la, fundamental. Um produto pode até perder sua vida útil, mas a informação ou banco de dados não pode ser abandonado. A informação é a estatística e a inteligência da operação. A cópia de contingência é então a continuidade funcional garantida dos produtos que serão substituídos. Uma solução que passou a ter vida útil prolongada é o Backup na Nuvem.
Como os servidores acabam sendo os grandes investimentos periódicos, transformar este investimento em Locação de Serviço ou Tecnologia de Cloud , é também muito interessante.
Vantagens:
- contratação por demanda, sem precisar de investir em excesso de recursos;
- a tecnologia é sempre atualizada e não se percebe o rompimento do ciclo de vida útil;
- os dados e a inteligência para operacionalizar em informações passa a ser o foco e não mais o Hardware ou o Software;
- a camada dos itens que tem ciclo de vida útil, fica transparente para o usuário.
Vida Útil dos computadores e afins!
No Blog, temos outros textos sobre este assunto e muito mais informação que pode ser de seu interesse.
Gostou? Quer receber mais informações sobre o conteúdo do Blog? Faça sua assinatura e acompanhe o conteúdo da Indicca!
Registre o seu comentário, logo abaixo tem um espaço dedicado a você, nosso leitor, para comentar, criticar e pedir mais.