Por que comprar um no-break? No-break em português significa, sem intervalo, ou seja, sem interrupção.
A utilização deste tipo de equipamentos é uma contingência de Segurança da Informação. Além de filtrar a energia que chega aos equipamentos, evita quedas ou falhas no fornecimento da mesma.
Estas falhas podem causar sérios danos aos equipamentos. Tendo como consequência, a perda ou corrompimento de informações importantes. Causando inclusive, grandes prejuízos financeiros.
Devem estar ligados ao no-break equipamentos como por exemplo, servidores, estações de trabalho que executam tarefas importantes. Ou impressoras com grande utilização. Além de todo e qualquer equipamento que cause algum dano, caso seu funcionamento seja interrompido.
Dentre os vários tipos de no-break existentes no mercado, sugerimos a utilização dos equipamentos que possuem gerenciamento. O no-break gerenciável se comunica com um servidor através de um software instalado internamente. Este software permite que o acesso a informações do tipo, carga da bateria e consumo de carga, sejam feitos remotamente. Permite inclusive que, em caso de falhas no fornecimento de energia, o servidor seja desligado automaticamente.
Outra especificação muito importante a ser verificada é a autonomia, ou seja, por quanto tempo o no-break conseguirá ficar ligado em caso de falha no fornecimento de energia. Este período deve ser analisado em função do tempo necessário para a conclusão das tarefas em andamento, para que elas sejam concluídas antes do desligamento total dos equipamentos ligados à ele.
Voltagem, potência, tensão de entrada e saída e tipo de bateria, são outras especificações que devem ser analisadas.
SMS, APC, UPS e NHS, são alguns, dos vários fabricantes de no-break´s que você vai encontrar no mercado.
Por que comprar um no-break?
Existem várias tecnologias de no-break e, cada uma delas possui um funcionamento diferente, portanto, pesquise bem antes de concluir a compra. Desta forma você escolherá o equipamento ideal para a sua estrutura de TI.