Sexta-feira, dia 26 de outubro, foi o lançamento oficial do Windows 8. Também foi a data de lançamento nos EUA do Surface, o tablet da Microsoft. O Windows 8 promete algumas confusões para os usuários. A principal, é a mudança de paradigma da interface gráfica, altamente focada em telas sensíveis ao toque.
Inicialmente a Microsoft chamou de METRO este novo modelo de interação entre o sistema operacional e o usuário, mas depois desistiu por questões de direitos autorais. Em comunicado oficial, a Microsoft pediu para seus associados se referirem a esta nova interface apenas como “New User Interface”, ou em bom e velho Português: “Nova interface de Usuário”. Para simplificar vou usar apenas NUI!
Esta nova versão não tem mais o botão “Iniciar”, e no seu lugar existe uma tela inicial com grandes botões quadrados espalhados pela tela inicial, parecida como uma página de um site da internet. Esta é a nova NUI, onde os usuários irão acessar seus aplicativos.
Como nem todos os aplicativos, como por exemplo o Office, ainda não foram alterados para funcionar 100% nesta nova plataforma; os desenvolvedores do Windows 8 adotaram uma solução ousada: também mantiveram uma parte “Desktop”, com características e compatibilidade com o anterior e familiar Windows 7, conjuntamente com a NUI.
Para alguns analistas, esta convivência entre “Desktop” e NUI nem sempre será pacífica, e algumas pesquisas mostraram que não foi intuitivo para os usuários as alterações entre as interfaces:
Dificultando um pouco mais as coisas, o Surface da Microsoft vendido no momento tem instalado apenas o Windows RT e não o Windows 8. O Windows RT ainda não foi muito divulgado aqui no Brasil. Ele se parece com o Windows 8, mas apenas superficialmente. Por dentro, o Windows RT, é na verdade, apenas a parte NUI do Windows 8 para processadores ARM, sem a parte “Desktop”. Então, não esperem que os aplicativos que você já tem funcionem no Surface. Não irão! Pelo menos até ser lançado o Surface com processadores Intel. Que claro, será mais caro!
Sim é confuso! São muitas mudanças e muitas coisas novas. Mas levando em consideração que ainda existe muita gente por aí que ainda usa o Windows XP, e não fez a mudança para o Windows Vista e nem para o Windows 7, com certeza ainda demorará bastante para que o Windows 8 esteja amplamente difundido, e até lá, todos nós teremos bastante tempo para nos acostumarmos.
O Windows 8 – PRO está disponível para download pelo site da Microsoft por R$69,00:
O Surface com o Windows RT está disponível apensa pela loja virtual dos EUA com preço de US$499,00 para versão básica: