O que fazer para Vender na Internet!

O que fazer para Vender na Internet!

Atualizado em 05/07/2017
Por Pedro Henriques

O que fazer para Vender na Internet!

Atualizado em 05/07/2017
Por Pedro Henriques

O que fazer para Vender na Internet? A internet é um mundo NOVO. Se imaginarmos o contexto atual, estamos falando que a rua é o espaço público onde estamos todos, assim como a Internet também é! A atração, até então, era feita usando vitrines, panfletos e mídias de alcance generalizado. Um mundo de gente” passava pelo passeio, em pontos comerciais bons. Alguns se interessavam, mas apenas uma parte, entrava para avaliar e eventualmente comprar.

O que fazer para um MUNDO DE GENTE PASSAR em frente sua loja e ver a sua vitrine?

Tenha isto como CERTO: Colar um produto e preço na internet não significa que está vendendo, falta um planejamento para isto acontecer!

O tempo de clientes passando em nossa porta vem mudando. Há algum tempo, estabelecemos que centros de segurança, Shopping Center, poderiam ser o local que um MUNDO DE GENTE passava em frente a loja. Estes locais ficaram caros, pois em busca de vários itens e/ou serviços os clientes se reúnem de forma INTENSA. Aparentemente nem todos tem colhido sucesso neste negócio. Apenas alguns serviços tem obtido sucesso neste processo de venda.

O Shopping Center está deixando de ser o espaço de ATRAÇÃO e o passeio já deixou de ser há mais tempo. Muito embora ainda tenhamos lojistas imaginando que a VITRINE é o lugar para emocionar, é preciso buscar outra opção de ATRAÇÃO.

Os clientes, em sua maioria, estão na frente de um SMARTPHONE. A pequena TELA é o mundo interativo, de jogos e de rede social. Se há um lugar onde a atenção é focada, o Celular é o ponto a ser alcançado. É o novo passeio onde queremos influenciar, aparecer na frente do cliente. Precisamos aparecer na tela do celular.

Em uma linha do tempo poderíamos perceber que ir para Internet significa:

  1. Planejar bem quem irá atingir;
  2. Definir bem o produto para este perfil de cliente;
  3. Criar um ambiente de aproximação:
    1. Conteúdo;
    2. Atratividades;
    3. Informações.
  4. Criar um acelerador de prospecção;
  5. Monitorar as ações validando a efetividade do esforço com o resultado de prospecção;
  6. Estabelecer uma fidelidade ao conteúdo, produtos e serviços;
  7. Ter os  processos de logística bem planejados, evitando improviso. Continue lendo, mais abaixo vamos detalhar.

 O que fazer para Vender na Internet?

O que fazer para Vender na Internet!

Identificar bem o CLIENTE

Antes o processo de exposição era genérico, as propagandas eram feitas para todos, sem distinção. O esforço precisa ter resultado mais específico e o cliente precisa receber a mensagem personalizada. O saber, é o que diferencia:

  1. Quem é o cliente;
  2. O que ele faz:
  3. O que ele pensa antes de comprar;
  4. O que recebe de informação e o que o influencia;
  5. O que o cliente assiste e percebe como influenciador;
  6. Quantos anos ele tem;
  7. Que tipo de família é a dele;

Trabalhar os produtos para atender este Cliente

  1. se o cliente é conhecido, podemos criar um ATRAÇÃO específica para ele, de acordo com o produto que iremos vender;
  2. adequar o produto à demanda ou entrega que o cliente deseja receber;
  3. avaliar se o produto ou serviço são adequados ao cliente, ou como apresentar de acordo com o seu perfil;

Considerando um exemplo, um creme de cicatriz não tem, provavelmente nenhuma influência de compra para pessoas da Melhor Idade; Um carrinho de bebê tem público específico, sejam os pais ou avós terão maior influência que um público solteiro ou que já tenha a família criada;

Ter um ambiente de recepção Virtual para o cliente, um SITE preparado para atender o cliente

O SITE, preferencialmente em WordPress, que facilita o SEO (já tratado no item acima); Que oferece não apenas as informações, mas os complementos e até a oportunidade de contato direto do Público Curioso, em se tornar cliente com a equipe de vendas ou de suporte.

Chat no Site é uma ferramenta que simula o vendedor na loja. Mostra para o usuário, que navega pelo site, que está disponível para esclarecer qualquer dúvida.

Blog no site é o ambiente de conteúdo que além de informar, vai publicar palavras chaves. As palavras chaves são aquelas que, diante do perfil conhecido do cliente, são as dores que ele busca pela solução nos sites da internet. O Blog no site tem como objetivo gerar e manter a audiência no SITE.

Ter um conteúdo OTIMIZADO para facilitar a pesquisa dos clientes

A internet tem como base de PROSPECÇÃO através dos aplicativos de busca (Google; Bing; Youtube;) otimizar SEO do site e dos conteúdos aplicados para gerar a atração do público. Uma vez que seja atraído, ficará por conta da NUTRIÇÃO de conteúdo, a continuidade do diálogo para influenciar a jornada de compra até a passagem no caixa.

É importante lembrar que no momento da pesquisa, devemos estar na resposta, e não na pergunta!

SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.

Provocar seus clientes com conteúdos que façam eles visitarem seu SITE (Impulsionamento; e-mail marketing; Post na rede social;)

O Blog ou ambiente dentro do site que são as entregas de conteúdo, informações, para o público. Quase uma consultoria, sem custo, para atrair. Uma consultoria de informações que seja a primeira entrega, para criar a confiança ou autoridade necessária, e facilitar assim a decisão de compra.

Conhecer a Jornada de Compra e produzir conteúdo de convencimento para aproximar no Topo do Funil, para encantar no Meio do Funil e para estabelecer a venda na fase de conversão no Fim do Funil; Trabalhar a nutrição  do cliente.

O processo nesta fase funciona como um diálogo que acontece com um cliente em uma loja física.

O cliente se encanta com a vitrine.

Ele, o cliente, entra na loja e se aproxima de um produto. Neste momento o Vendedor tem que se fazer presente, sem se aproximar, mostrar que está disponível sem fazer pressão.

Uma vez que o cliente se mostra interessado, o vendedor pode informar as funcionalidades e valores que podem ser o influenciador na atração do cliente pelo produto.

Se o cliente se mostrar interessado, é a hora de trabalhar a venda de forma direta, informar preços e condições.

O que fazer para Vender na Internet?

Se já identificamos como atrair, encantar e até converter, precisamos agora entender a logística. Tempo de INTERNET é tempo de pouca paciência para o improviso e muito menos para romper regras previamente definidas.

A logística de entrega do produto ou serviço, precisa estar definida e clara para o cliente. Clara de como vai acontecer e quanto ao tempo será preciso para acontecer.

A informação é um aliada para criar a percepção de compromisso do Lojista para o Cliente.

Informar como está a operação de aprovação do crédito;

Informar como está o despacho da compra;

Informar como está o encaminhamento da entrega.

Este processo, inclusive, facilita a questão da segurança, uma vez que se mantém o contato com o cliente, se reconhece que o cliente é real. Em tempo de virtualização, criar processos, que minimizem prejuízos de falsos pedidos, é importante.

 

 

 

 

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

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