Um fato indiscutível nos dias de hoje é que vivemos em uma sociedade completamente conectada. Afinal, usamos a rede como forma de comunicação, diversão e também para resolver coisas que fazem parte da rotina diária: pagar contas, agendar diversos tipos de compromissos e também fazer compras.
Então é por isso gostaríamos de te dizer que se sua empresa ainda não possui um site institucional, vocês estão ficando para trás. Afinal o consumidor que vive na sociedade atual está sempre online. Porque antes de efetuar a compra este consumidor procura informações como especificações e comentários sobre o produto que deseja adquirir.
Então é muito melhor que você mesmo apresente e defina as características de seus produtos e serviços, antes que outras pessoas façam isso da maneira que bem entenderem. Dessa forma, é daí que vem a importância de manter um bom site institucional sempre atualizado, com ferramentas que auxiliem seu cliente e o leve a finalizar o ato da compra.
Por isso o site, mais do que uma ferramenta de marketing, funciona como uma extensão da sua loja física ou do seu corpo de funcionários e fica disponível para o cliente 24h por dia. Então vamos entender um pouco mais sobre quais podem ser as funcionalidades de um site e como você pode aplicá-las às especificidades do seu negócio.
Invista em um site institucional e vá além
Que as mídias sociais são uma excelente forma de interação e aproximação com a marca, nós não podemos negar. Entretanto, apesar do número de pessoas que utilizam este meio ser enorme, o site institucional ainda pode funcionar como uma ferramenta que auxilia na tarefa de aumentar o número de clientes, atingindo aqueles consumidores que não possuem redes sociais e convertendo vendas.
Um bom site institucional pode fortalecer a imagem da sua marca justamente por estar online e ser acessível a quem não utiliza mídias sociais. Portanto, ter um site institucional é se mostrar antenado e estar próximo ao cliente. Enfim, não estar antenado é estar um passo atrás da concorrência, que, com certeza já lança mão de todos os meios disponíveis para se conectar com seu cliente.
Se um cliente usa a internet para procurar informações sobre um produto da sua empresa mas não encontra um site, ele certamente vai optar pela concorrência que oferece todas as informações que ele deseja de maneira rápida e fácil por meio de um site de qualidade. Por isso, se você deseja que sua empresa passe mais credibilidade e fortaleça sua marca no mercado, invista em um site institucional completo e bem elaborado.
E quais são as características que configuram que você possui um bom site institucional? Seu site deve funcionar como um cartão de visitas online e também como um meio de comunicação com o consumidor. Então ele deve expor os diferenciais da empresa e também mostrar quais as suas filosofias de trabalho, contar sua história e expor as demais características que por algum motivo podem acabar passando despercebidas pelos clientes.
O que você deve inserir no site institucional da sua empresa?
Conte a história da sua empresa para os clientes e conquiste-os de vez. Conte sua experiência no ramo através de suas conquistas, por exemplo. Seu negócio é novo? Conte a história dos sócios. Quais foram os motivos para a abertura do novo empreendimento? Quais lacunas de mercado a empresa visa preencher? Utilize esse espaço literalmente para mostrar “a que veio”.
Exponha também a cultura organizacional da empresa. Qual a missão, visão e valores da mesma? Porque essas informações ajudam a intensificar a afinidade entre empresa e cliente. Outra aba importantíssima no site da empresa é uma aba com contatos: telefone, whatsapp, email, mídias sociais e endereço da loja física, quando houver. Por isso, não deixe que seu cliente precise procurar nada sobre você em outro lugar.
Assim quanto mais completo e bem informado for o site, maior será a credibilidade da empresa diante do cliente. Monte também uma aba sobre a relação da sua empresa com a imprensa. Se a relação da sua empresa com a mídia não for assim tão intensa, você pode utilizar este espaço para publicar notícias corporativas.
O site institucional não se configura como loja mas é importante que apresente os produtos e concentre as informações mais importantes sobre eles.
Mostre a seu cliente o que você vende, apresente a ele todos os benefícios do seu produto e desperte nele o interesse pela compra. O que te torna melhor do que a concorrência? Já pensou em vincular um blog ao seu site institucional?
Os blogs funcionam como uma forte estratégia de marketing digital. Por meio do blog você pode divulgar conteúdos relacionados aos seus produtos e que sejam relevantes para seu cliente. Um exemplo disso é a produção de textos que ajudem a sanar as dúvidas dos seus clientes enquanto se relacionam com os produtos da sua empresa. Utilizando essa estratégia você consegue atrair mais clientes para a sua empresa.
Inserir um blog dentro do seu site institucional tende a agregar muito valor à marca se bem utilizado. Então fale sobre assuntos relacionados ao ramo de produtos com que sua empresa trabalha e veja sua clientela cada dia mais satisfeita. Além disso, o marketing de conteúdo abre espaço para um diálogo saudável entre público e empresa e qualifica cada vez mais a marca.
Construa o site perfeito para sua empresa
Sabemos que o site institucional é importante para que a empresa esteja cada vez mais próxima do cliente e que também para que este se torne cada vez mais fiel à marca. Sabemos também que alguns conteúdos são imprescindíveis para que o site esteja completo e atenda da melhor maneira os desejos da clientela.
Sabendo as vantagens de manter um site institucional e quais os conteúdos indispensáveis para que ele tenha a melhor qualidade, vamos falar agora sobre a construção deste site. É importante que o layout seja bem pensado e desenvolvido para que transmita uma mensagem compatível com a empresa. Então escolha as cores e as fontes com cuidado e opte sempre por uma interface simples e “clara”.
Outro ponto que deve ser levado em conta no momento da construção do site é a navegabilidade. Então construa menus simples, claros e objetivos. Facilite ao máximo a navegação do seu cliente e trabalhe para que ele encontre as informações desejadas com o máximo de rapidez possível. Contudo, deixe seu site livre de informações desnecessárias.
Cuidado também para que o layout escolhido seja responsivo. Não sabe o que significa isso? Um layout responsivo é um layout que se adapta às diversas telas de dispositivos (celular, tablet ou notebook). É importante que a visualização seja limpa e rápida em qualquer dispositivo, principalmente nos móveis, já que hoje em dia utilizamos celulares a maior parte do tempo. Portanto, preocupe-se com a qualidade das imagens utilizadas e disponibilize campo de busca para que seu cliente procure o que deseja.
Dicas preciosas para a criação de um site institucional de qualidade. Na dúvida, entre em contato com quem domina o assunto.