Backup em nuvem. A internet pode barrar à adesão
10/10/2016
Senha-Forte
Ransomware, 10 dicas de como sobreviver ao Sequestro de Dados
17/10/2016

Armazenamento em Nuvem

v3

Armazenamento em Nuvem ou Cloud Backup é a copia de segurança em ambiente externo. Feito com segurança, protegido e com planejamento de contingências a falhas. Armazenamento em Nuvem é uma tecnologia Cloud Computer de inovação. A tecnologia permite que grandes pacotes de dados sejam enviados via internet para servidores seguros e contingenciados. A tecnologia permite além de enviar, monitorar a eficiência e a gestão para restore dos dados.

Armazenamento em Nuvem é a Cópia de Segurança em ambiente externo, protegido e seguro!

Armazenamento em Nuvem e Cloud Backup opera nas seguintes camadas:

  1. Camada do cliente;
  2. Camada da aplicação;
  3. Camada da internet;
  4. Camada dos servidores.

A avaliação das camadas tem como objetivo esclarecer e demonstrar um processo robusto e com menos influência externa a falhas.

Camada do cliente:

Os dados são gerados e precisam ser salvos;

Salvar os dados em um ambiente local, estabelece um ponto de vulnerabilidade, pois se houver um incidente, a base e a cópia podem ficar comprometidas. Para que este risco seja minimizado, estabelecer uma movimentação física da cópia, pode ser uma solução.

Salvar os dados em um ambiente externo, minimiza mais ainda as vulnerabilidades de falha ou perda dos dados. O uso da internet como meio de transferência, é ainda mais eficaz.

Camada da aplicação

A aplicação deverá ser administrável e também monitorada.

Deve ser capaz de promover a rotina de cópia de forma automática e ainda notificar o registro de PRONTO. Sendo mais importante ainda, o registro em detalhe da FALHA que eventualmente pode ocorrer no processo de cópia.

Camada da internet

Uma vez que os dados foram gerados, a camada da INTERNET é o meio que permite armazenar os dados nos servidores em nuvem (Cloud Computer) de forma automática e segura.

A camada da internet então, precisa atender os requisitos de quantidade e estabilidade para que os dados sejam transportados na rotina de cópia de segurança e eventualmente, quando necessário, para restore dos dados diante de uma falha;

Camada dos servidores

Os servidores estarão em nuvem, ou seja, em local identificado na rede pública por IP (Endereço Eletrônico) e não endereço físico.

Todo acesso ao espaço será feito pela INTERNET, desta forma, a segurança é estabelecida em contrato e autoridade por serviços prestados a outros. Autoridade que será reconhecida em função da percepção de outros clientes, que ao longo do tempo identificaram na marca uma condição de confiança.

Armazenamento em Nuvem: Os métodos de armazenamento estão mudando

Seja na condição Outsourcing de TI, terceirizando a infraestrutura e rotinas de segurança, seja em aplicativos contratados como serviço de solução de Backup ou mesmo de Cloud Computer para Hospedagem de servidor, de aplicação ou de serviços.

No Blog, temos outros textos sobre este assunto e muito mais informação que pode ser de seu interesse.

Gostou? Quer receber mais informações sobre o conteúdo do Blog?  Faça sua assinatura e acompanhe o conteúdo da Indicca!

 

Cadastre para receber News da Indicca

Registrar interesse de receber NOTICIAS INDICCA

Registre o seu comentário, logo abaixo tem um espaço dedicado a você, nosso leitor, para comentar, criticar e pedir mais.

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orçamento